O diácono e sua atuação na igreja
Introdução:
Hoje em dia, há
muitos que não entendem o assunto, “O Diaconato,” e existe muita confusão a
respeito. Há igrejas pequenas com muitos diáconos. Há igrejas com nenhum. Há
irmãos que pensam que o pastor tem que ser diácono antes de ser pastor. Outros
acham que “Uma vez diácono, sempre diácono,” e também que quando um diácono muda
de uma igreja para a outra, é automaticamente considerado diácono da igreja de
destino. Há igrejas que têm diácono, mas usam um outro membro como tesoureiro.
Algumas igrejas pensam do diácono como líder espiritual, um irmão que deve
decidir apenas as questões de natureza administrativa da igreja. Muitos
irmãos querem consagrar um diácono no lugar de pastor. Outros não provam o
candidato antes da consagração ao diaconato. Será que não devemos repensar a
nossa posição sobre o diácono e sua atuação na igreja?
I. O Sentido da palavra.
A. A palavra diácono em Grego é
diakonoj e é usada 30 vezes no Novo
Testamento.
B. Na maioria destes casos, é
traduzida servo ou ministro. Veja I Co. 3:5 e Rm. 13:4 como
exemplos.
C. O verbo em suas várias formas
(diakonew e diakonia) é usado mais vezes e traduzido
como ministrar ou servir.
II. O uso normal da palavra.
A. Neste sentido todos os
membros da igreja são diáconos (servos) de Deus. Todos devem ministrar aos
outros.
B. Paulo recomendou uma mulher
chamada Febe, “a qual serve na igreja que está em Cencréia,” Rm.
16:1. Ela não foi uma diaconisa [NOTA de HÉLIO] e que saibamos, não ocupou
nenhum cargo na igreja. Mas era uma boa serva de Deus e muito útil para o trabalho.
Todos os membros devem servir uns aos outros. Devem fazer tudo necessário para
o bem estar da igreja.
III. A instituição do diaconato.
A. Durante o ministério
de Cristo na terra, ninguém foi instalado na igreja como diácono. Não existia o
diaconato. Foi criado depois, com a aprovação de Deus.
B. Hoje existe a posição
do diácono como oficial da igreja. É um dos dois tipos de ministros ou servos
da igreja. Veja Fp. 1:1 “Paulo e Timoteo, servos (escravos) de Jesus Cristo,
a todos os santos em Cristo Jesus, que estão em Filipos, com os bispos
(pastores) e diáconos.”
IV. Os oficiais na igreja atualmente
A. Jesus deu oficiais à sua
igreja para a sua administração eficaz e espiritual.
1. Os apóstolos e profetas foram
necessários por algum tempo
antes do recebimento da fé ou doutrina suficiente para a igreja. Estão no
fundamento ou alicerce da igreja, Ef. 2:21.
2. Hoje não há apóstolos e
profetas na igreja, pois são desnecessários.
B. Há necessidade de
evangelistas e pastores que ensinam a doutrina para a edificação espiritual da
igreja, Ef. 4:11-16.
C. Também há necessidade de um
oficial na igreja que possa cuidar da parte material dela. São os
diáconos.
D. No Novo Testamento
encontramos as qualificações tanto para o oficial espiritual como
para o oficial material. Por que? Porque eles vão servir
oficialmente a igreja até a vinda de Cristo. Por que não tem instruções sobre
as qualificações de um apostolo ou de um profeta? Porque hoje não temos
apóstolos nem profetas. Mas temos pastores e diáconos.
V. A origem do diaconato
A. A crise
econômica em Jerusalém criou um problema para a nova igreja.
1. Alguns dos membros vendiam
seus bens para distribuir entre os outros, At 2:44-45.
2. As contribuições foram dadas
voluntariamente, At 5:4.
3. As viuvas foram ajudadas, mais
havia desentendimento entre elas, At 6:1.
4. Isto criou murmuração e
reclamação, provocando uma assembléia geral dos membros da igreja, At.
6:1-2.
5. Os apóstolos distribuíram
estes bens, assim gastando demasiadamente seu tempo, vs. 2.
B. Os apóstolos resolveram o
problema, criando o diaconato para cuidar da parte material da igreja, vs.
3-4.
1. A
igreja e não os apóstolos, escolheu os candidatos, vs. 2.
2. Os
apóstolos decidiram quais as qualificações necessárias para ser diácono, vs.
3.
3.
Tinham que ser homens, vs. 3.
4.
Tinham que ser homens que todos conheciam e com bom testemunho, vs. 3.
5. Tinham que ser sábios e
espirituais, vs. 3, porque teriam que fazer decisões com o dinheiro da igreja,
vs. 3. Foi chamado “este negócio,” vs. 3.
6. Os homens escolhidos pela
igreja foram ordenados pelos apóstolos com a imposição das mãos, vs. 6.
C. Os apóstolos
ficaram livres para a oração e o ministério da palavra.
1. As atividades dos apóstolos
eram totalmente espirituais. Hoje é assim no caso do pastor. Ele não é
apóstolo, mas é o líder espiritual, não material.
2. Quem administra a palavra, ou
toma a frente da igreja espiritualmente, não deve se preocupar com a parte
material, como receber ofertas da igreja ou pagar as contas dela.
3. O diácono é simplesmente o
tesoureiro da igreja. Por isso deve ser conhecido como um homem muito
honesto. Se a igreja não pode confiar nele, deve colocar um outro no cargo.
D. O resultado
foi o crescimento da igreja, At. 6:7.
1. Por que? Porque o trabalho material foi dado ao
diácono e os apóstolos ficaram livres para orar e pregar.
VI. Quais são as qualificações do diácono?
A. Além dos requisitos
mencionados em At. 6:3, há uma lista dos mesmos em I Tm. 3:8-13.
1. Ser honesto, ou sério, vs. 8.
É a principal e primeira exigência. Ele vai mexer com dinheiro da igreja. Sua
mulher também deve ser honesta, vs. 11.
2. Não ser de língua dobre, vs.
8. Não pode dizer uma coisa a um irmão e outra coisa ao outro. Sua mulher
também não pode ser maldizente, vs. 11.
3. Não
ser dado a muito vinho, vs. 8. Assim, não poderia raciocinar certo, com
clareza.
4. Não
ser cobiçoso de dinheiro ganho ilicitamente, vs. 1. A razão é evidente.
5. Saber guardar a fé com
confiança, conhecer a doutrina, vs. 9. Este ponto é mais importante do que
alguns pensam. O diácono deve ser um homem espiritual que conhece a
doutrina.
6. Ser casado com uma só mulher.
Não amigado, nem divorciado e recasado, vs. 12.
7. Governar bem a sua própria
casa e família, vs. 12.
VII. Quais são as atividades dos diáconos na igreja?
A. O “ministério
cotidiano“ era tratar das necessidades materiais das viúvas na igreja, At.
6:1.
1. A
igreja deve contribuir para o sustento das suas viúvas verdadeiras.
2. A
igreja deve decidir quem vai receber tal sustento.
B. Paulo definiu
a viúva verdadeira que merece ajuda financeira regular, I Tm. 5:3-16.
1. Uma
viúva desamparada, sem família para ajudá-la, vs. 4-5,16.
2. Uma mulher com a idade mínima
de sessenta anos, casada uma só vez , vs. 9.
3. Uma mulher consagrada a Deus
e sua obra, vs. 6,7,10.
4. Uma mulher hospitaleira, vs.
10.
5. Uma mulher que criou filhos,
vs. 10.
6. Uma mulher de muita oração,
vs. 5.
7. Uma mulher não maldizente,
vs. 13.
C. Ele paga as
contas da igreja.
1. O diácono não paga as contas
com o seu próprio dinheiro.
2. Ele deve ter muito cuidado na
distribuição das ofertas, pois são contribuições dos membros da igreja.
3. Ele é responsável pelo
dinheiro e deve saber fazer a contabilidade.
4. Ele não é dono da igreja, mas
é um mordomo dela.
5. Ele é um membro igual aos
outros. Tem um voto só. Ele é servo da igreja, não mestre. Deve dar a sua
contribuição também como qualquer outro membro.
D. Ser diácono
não é estágio para ser pastor. Não existe hierarquia entre nós.
E. O diaconato
não é um cargo vitalício. Ele pode ser substituído. O cargo pode ser
eliminado.
VIII. Quantos diáconos são necessários para a igreja?
A. A igreja em
Jerusalém tinha milhares de membros.
B. Ela tinha
doze apóstolos e precisava deles.
C. Ela escolheu
sete homens para cuidar do problema material.
D. Cada igreja tem necessidades
diferentes. Cada igreja deve decidir quantos diáconos são necessários para
ela.
1. Minha impressão é que um só
basta na maioria das igrejas, pois elas não tem viúvas a cuidar. O orçamento da
igreja é pequeno.
2. Por que uma igreja quer muitos
diáconos e não muitos pastores?
IX. Quais são as recompensas do diácono?
A. Se servir
bem, receberá uma boa posição. Um bom galardão, vs. 13.
B. Sua fé ou
confiança será multiplicada, vs. 13.
Conclusão:
·
O diácono não é um ministro espiritual, mas material. Ele
próprio tem que ser um homem espiritual.
·
O diácono não é o chefe da igreja.
·
O diácono não é um pastor.
·
O diácono deve ser examinado e aprovado pela igreja e o seu
pastor.
·
O diácono pode ser exonerado do seu cargo.
·
O diácono faz o trabalho de tesoureiro. Se tem um diácono, por
que escolher um tesoureiro?
·
O diácono é respeitado pela igreja como homem honesto, um bom
administrador, um bom crente.
·
Não é necessário uma igreja pequena ter muitos diáconos.
·
É melhor ter um pastor sem diácono do que um ou muitos diáconos
sem pastor!
·
Quando um diácono muda de uma igreja para a outra, pode ser ou não
reconhecido com diácono da igreja de destino. Isto depende de votação dela. O
caso é semelhante ao pastor consagrado numa igreja, que muda para uma outra
igreja. É a votação da igreja que decide se ele vai ser ou não o pastor.
·
Que Deus levante homens qualificados para servir como verdadeiros
diáconos ou servos da igreja!
Preparado pelo Pastor Steve Montgomery
Igreja Batista Independente de OurinhosCaixa
Postal 278
19.900-000 Ourinhos, S. P.Abril de 1999
19.900-000 Ourinhos, S. P.Abril de 1999
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