Visitantes

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Porque teria Raquel, a esposa de Jacó, roubado os ídolos de seu pai???



Em Gênesis 31 é apresentado um trecho que até hoje causa muitas controvércias e muitas indagações.

É importante saber a história de Jacó por completo, saber de seu excesso de esperteza durante sua vida e saber também como o mesmo fora enganado por seu sogro quando de seu casamento, onde trabalhou por 07 anos de graça para o sogro para casar-se com a filha mais nova a quem amava (Raquel) e no dia do casamento fora enganado casando-se com a filha mais velha (Lia), um grande engano! No final das contas acabou tendo que trabalhar por mais 07 anos para finalmente casar-se com a mulher que tanto amava. 
Este capítulo conta que Jacó, depois de ser abençoado por Deus com muitos bens, notou que Labão (seu sogro) já não o olhava com a mesma alegria. Também viu que havia murmuração entre os filhos de Labão. Por causa disso, quando Labão se ausentou para fazer a tosquia do rebanho, "se levantou Jacó e, fazendo montar seus filhos e suas mulheres em camelos, levou todo o seu gado e todos os seus bens que chegou a possuir." (Gênesis 31.17).
Sem que Jacó soubesse, Raquel (sua esposa) aproveitou a ausência do seu pai para roubar-lhe pequenas estátuas que representavam os deuses de Labão: 

"Tendo ido Labão fazer a tosquia das ovelhas, Raquel furtou os ídolos do lar que pertenciam a seu pai" (Gênesis 31.19). 
A fuga de Jacó e sua família foi descoberta três dias depois. Labão reuniu seus homens para persegui-lo, mas Deus, em sonho, o advertiu para que nada fizesse contra Jacó. No sétimo dia Labão os alcançou e repreendeu Jacó por não dar-lhe a chance de se despedir. Também o indagou sobre o roubo dos ídolos. Como Jacó não sabia que Raquel os tomara, disse a Labão que os procurasse e matasse quem tivesse cometido tal crime. Labão procurou e nada encontrou, pois Raquel os escondeu sentando-se sobre eles. 
Assim, Jacó o acusou de tratá-lo com injustiça nesse caso e nos mais de 14 anos em que trabalhou para ele. Finalmente, Labão mudou o tom da conversa e fez uma aliança com Jacó garantindo a paz entre os dois. Essa aliança foi selada com uma coluna que eles levantaram como testemunho e com uma refeição que partilharam. Despedindo-se, Labão voltou para sua terra e Jacó seguiu seu caminho. 
Algo notável nessa história é o roubo dos ídolos de Labão por Raquel. Esses ídolos, que em hebraico são chamados "terafim, eram estatuetas com formas humanas...
Há portanto a linha de pensamento de teólogos que acham que ela fez o que fez por uma questão religiosa já que estava familiarizada desde criança ao politeísmo, ou seja, veneração a vários deuses.
O fato é que ela os furtou do pai... Mas porque teria feito isso??? Com qual Motivação??? (você deve se perguntar!)

É necessário examinar não só a Bíblia mas também os costumes daquela época antes de tirar uma conclusão.

A arqueologia presta um grande serviço ao estudo elucidativo de determinadas passagens. Graças a ela, é possível reconhecer o porquê de alguns comportamentos estranhos à nossa cultura. É esse caso de Raquel roubando deliberadamente os “ídolos do lar” que pertenciam a Labão, seu pai 
(Gn 31:34).

__________________________________
Aparentemente o delito parecia ter um fim religioso, mas antigos códigos de lei sumerianos revelaram que naquela época a posse de pequenos ídolos do lar (comumente chamados deTerafim) era o certificado de propriedade que alguém precisava para firmar-se dono de uma terra. Caso os ídolos fossem parar nas mãos de outra pessoa, essa se tornava automaticamente a proprietária dos terrenos que eles demarcavam. Por serem pequenos, poderiam facilmente ser roubados e cabia ao dono o cuidado de guardá-los para não ser lesado. Foi portanto num descuido de Labão que Raquel roubou seus ídolos (ou seja suas escrituras) com o fim de entregá-los posteriormente a Jacó, e fazer dele o novo senhor daquelas terras. Tratava-se, portanto, de uma tentativa de indenização do esposo pelo engano que o levou a sete anos extras de trabalho nas terras de seu pai.
(Fonte: A Arqueologia e a Bíblia - PhD Dr. Rodrigo Silva)
__________________________________


E você sabia dessa???
E qual a SUA opnião???
Comente!!! Participe...



_________________________________________
Fiquem na Paz do Senhor Jesus!!!
DionyMacfly®
RosanaMacfly®________________________________




Nenhum comentário:

Postar um comentário