Visitantes

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014



   
o
Goy!!!??? Refere-se a não-judeus?Categorias: Sem categoria
Goy (do hebraico גוי, plural goyim גויים) é a transliteração da palavra hebraica para nação ou povo, também utilizado pela comunidade judaica para referirem-se aos não judeus, ou gentios.

No hebraico bíblico


Na Torá (Pentateuco), goy e suas variações aparecem cerca de 550 vezes em referência aos israelitas e às nações gentias. A primeira utilização registrada de goy ocorre em Gênesis 10:5 e aplica-se inofensivamente às nações não-israelitas. A primeira menção em relação aos israelitas está em Gênesis 12:2, quando Deus promete a Abraão que seus descendentes formariam uma goy gadol (“grande nação”). Em uma ocasião, o povo judeu é relacionado como um goy kadosh, uma “nação santa”. Enquanto os primeiros livros da Bíblia hebraica geralmente usam goy para descrever os israelitas, os posteriores tentem a aplicar o termo a outras nações.

Algumas traduções bíblicas deixam a palavra Goim não transliterada e tratam-a como um nome próprio de país em Gênesis 14:1. Comentários bíblicos sugerem que o termo poderia se referir a Guti. O “Rei de Goim” era Tidal.







É importante notar que a idéia do respeito pelos outros, e os valores de uma sociedade pluralista, formam uma parte antiga e integrante do Judaísmo e da tradição judaica. Os rabinos ensinaram que todos os homens são iguais aos olhos de D’us – se eles cumprem a vontade de D’us. O Talmud diz: “Seja judeu ou gentio, homem ou mulher, rico ou pobre – é de acordo com as ações do homem que a Presença Divina paira sobre ele.”





Obrigado pela leitura!

Pesquisa, tradução e edição: Rakel Mastrandea Eretyz e Vital Ben Waisermman.

Jerusalém, 13 de Nisan 5773 / Maringá, 24 de Março 2013.

Shalom Lé Kulam – Paz a Todos! Shavua Tov! Boa Semana!



Atenciosamente, Vital Ben Waisermman, responsável pelo Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário