Visitantes

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Os deuses egípcios e suas derrotas nas dez pragas

Diego Custódio

O povo hebreu já sofria bastante no Egito e isso levou a Deus levantar um homem chamado Moisés,para que esse pudesse livrá-los da escravidão e da mão de faraó.
É do conhecimento de muitos sobre essa história maravilhosa,onde Moisés e seu irmão Arão eram impossibilitados de deixar a nação egípcia.Faraó,cada vez mais com seus coração endurecido,negava a ida do povo.
Então,foi necessário Deus mostrar todo o seu poder para faraó com suas maravilhas manifestos nas dez pragas.Mas aí vai minha pergunta:"Será que essas dez pragas não teve objetivos específicos?".E a resposta é:"SIM".
As dez pragas visavam os deuses do Egito e o propósito de Deus era de dar provas de seu poder sobre os tais.Tanto é,que diversas vezes a bíblia trata do assunto das dez pragas como um sinal para que Israel e os egípcios pudessem saber que o Senhor é Deus(Ex 6.7/Ex 7.5,17/Ex 8.22/Ex 10.2/Ex 14.4,18).
Nas cinco primeiras pragas,faraó endureceu seu coração por conta própria.Nas outras cinco Deus endureceu o coração dele.Se não ouvesse essas pragas,Israel nunca teria sido libertado e não teria havido nenhuma nação hebréia,como diz o comentário bíblico de Halley.
Vejam os respectivos deuses que foram derrotados em meio as dez pragas manifestadas no Egito:
1º As águas transformadas em sangue
Em Êxodo 7.14-25 relata a primeira praga,onde as águas do Nilo foram transformadas em sangue.Com essa manifestação,Deus estava mostrando seu poder e soberania sobre o Egito e Israel.Mas a grande manifestação mostrava o poder de Deus sobre três divindades egípcias:Hapi(espírito do Nilo,mostrado na foto),Knum(guardião do Nilo) e Osíris(doador da vida,cuja corrente sanguínea era o Nilo).A maior dessas três divindades era Hapi,que protejia o Nilo de suas inundações.Com essa praga,Deus estava mostrando que o poder de Hati não era suficiente para impedir que Deus pudesse transformar aquelas águas em algo podre e que cheirasse mal.



2º A praga das rãs
Essa passagem se encontra em Êxodo 8.1-15 e mostra a superioridade de Deus sobre a divindade chamada Hect,um deus que era considerado o deus da ressureição,que também ajudava parturientes e tinha forma de rã.Também era considerada o deus da fertilidade.Deus zombou dessa divindade mostrando que ela não conseguiu impedir que o Egito fosse invadido pelas rãs.


3º Praga dos piolhos
Relatado em Êxodo 8.16-19,a praga dos piolhos foi um grande sinal do ETERNO DEUS.O pó da terra era considerado sagrado pelos egípcios.Os sacerdotes egípcios, ao ministrarem nos lugares sagrados, usavam vestes brancas de linho. Estas deveriam ser alvas, extremamente alvas. Raspavam a cabeça e, antes de entrar para o lugar sagrado, examinavam minuciosamente, porque não podiam ter no seu corpo ou suas vestes qualquer inseto imundo e abjeto. Curavam as pessoas usando o pó sagrado da terra do Egito. Esse pó,considerado sagrado, agora causava grandes feridas ao egípcios. Era uma profanação ao seus deuses. Devido a essa praga os sacerdotes egípcios ficaram impossibilitados de cumprirem seus rituais.

4º Praga das moscas
Em Êxodo 8.20-32,está relatado a praga das moscas.Os egípcios tinham em deus chamado Belzebu, que na crença deles era poderoso para afugentar moscas. Enxames de moscas cobriram a terra do Egito. Infernaram Faraó e seu povo. Sacerdotes e magos clamaram a Belzebu e nada aconteceu. Mais um deus desmoralizado.
5º Praga da morte dos rebanhos
Em Êxodo 9.1-7,Deus derruba dois deuses egípcios,o deus Hátor(deusa-mãe que tinha a forma de vaca) e o deus Ápis(deus-touro que era uma personificação viva de Ptá e símbolo da fertilidade).
Também foi um golpe contra Amom, o deus adorado em todo Egito, tinha a forma de um carneiro, animal sagrado. No baixo Egito, Amom era adorado em forma de um touro, ou bode, deus protetor dos rebanhos do Egito. Como se pode notar, tal divindade foi incapaz de proteger o rebanho egípcio.



6º Praga das úlceras
Só achei imagens fortíssimas na internet,por isso resolvi não colocá-las aqui(rsrsrsrsrsrs).Mas independentemente disso,vamos ver o que Deus estava querendo dizer com essa praga,como mostra em Êxodo 9.8-12.Deus mostrava seu poderio sobre o deus Imotepe(deus da medicina).Também foi um duro golpe contra o deus Tifon. Na crença deles essa divindade protegia os egí­pcios contra qualquer ferida que fosse causada por qualquer coisa. Os sacerdotes invocavam a Tifon e as cinzas do altar dele eram jogadas em todos os doentes. Agora, os próprios sacerdotes foram os primeiros a serem infectados.LOUVADO SEJA DEUS!!!

7º Praga da saraiva

Em Êxodo 9.13-35.Deus arrebenta de uma só vez quatro deuses do Egito.São eles:Nute(deusa do céu),Ísis(deusa da vida) e Sete(protetor dos plantios).A outra divindade era Serafis, protetora da lavoura do Egito. A tempestade de trovões, raios e saraiva devastou a vegetação, destruiu as colheitas de cevada e de linho e matou os animais do Egito. Este tipo de tempestade era quase desconhecido do Egito. O termo trovão em hebraico significa literalmente a Vozes de Deuses e aqui insinua que Deus falava em juízo contra aquela nação pagã e contra seu panteão de deuses. Os egípcios que escutaram a advertência de Deus, conseguiram salvar o seu gado.

8º Praga dos gafanhotos
Êxodo 10.1-20,Deus já está prestes a terminar sua grande obra no Egito.Agora ele resolve mandar uma praga de deixar qualquer fazendeiro doido:a praga dos gafanhotos.Novamente Deus zomba de Ísis(deusa da vida) e de Seta(protetor dos plantios). A praga de gafanhotos trazida por um vento oriental consumiu a vegetação que havia sobrado da tempestade de saraiva. Isis e Serafis foram impotentes para proteger o Egito dos gafanhotos.



9º Praga das trevas
A praga das trevas é citada em Êxodo 10.21-29.Muitos deuses do Egito eram considerados deuses-sol,como Rá,Áten,Atum e Hórus.As trevas encobriram o Egito inteiro, excetuando a terra de Gósen, onde Israel habitava. As trevas foram totais e absolutas. Um homem não conseguia ver o outro mesmo que estivesse a um palmo apenas na sua frente. Fora um grande golpe a todos os deuses do Egito, especialmente contra o deus Rá, o deus solar. Os luminares celestes, objetos de culto, eram incapazes de penetrar a densa escuridão. Foi um golpe direto contra o próprio Faraó, suposto filho de Rá, Faraó era chamado de o filho do sol.


10º Praga da morte dos primogênitos.
A última cartada de Deus foi em Êxodo 11.1-12.36.Deus derrotava o próprio faraó que era considerado um deus Osíris,que era considerado o doador da vida.O Egito estava completamente arruinado. Agora, passado cerca de um ano desde a primeira praga, vem o cumprimento da Lei da Semeadura. Os egí­pcios tinham matado as crianças dos judeus, agora eles mesmos colhiam o fruto da sua semeadura. A morte sobreveio à meia-noite. Um grande clamor de desespero ouviu-se por todo o Egito; e Moisés e seu povo não somente tiveram permissão para sair, mas foram exortados a saírem do Egito, de modo insistente.

Com todas essas manifestações,Deus não somente livrou o povo hebreu do Egito,mas mostrou seu poder ao seu povo escolhido,mostrou sua grandiosidade para faraó e o para o povo egípcio e ainda derrotou com superioridade os deuses egípcios.
Glória ao nosso Deus!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário