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quinta-feira, 16 de janeiro de 2014


A História de Adão
O Primeiro Homem e a Ciência Moderna
(parte final):
No Islam não existe conflito entre fé em Deus e conhecimento científico moderno. De fato, por muitos séculos durante a Idade Média, os muçulmanos lideraram o mundo na busca e exploração científicas. O próprio Alcorão, revelado em torno de 14 séculos atrás, está cheio de fatos e imagens que são suportadas por descobertas científicas modernas. Três serão mencionadas aqui. Delas, o desenvolvimento da língua e a Eva mitocondrial (genética) são áreas relativamente novas da pesquisa científica.

O Alcorão instruiu os muçulmanos a “contemplarem as maravilhas da criação” (Alcorão 3:191).

Um dos itens para contemplação é a afirmação:

“Verdadeiramente, criarei o homem da argila...” (Alcorão 38:71)

De fato, muitos elementos presentes na terra também estão contidos no corpo humano. O componente mais crítico para a vida com base na terra é o solo da superfície; aquela camada fina de solo escuro e rico organicamente no qual as plantas propagam suas raízes. É nessa camada fina e vital de solo que microorganismos convertem recursos brutos, os minerais que constituem a argila básica desse solo superficial, e os disponibilizam para as várias formas de vida ao seu redor e acima.

Minerais são elementos inorgânicos que têm origem na terra e que o corpo não consegue produzir. Desempenham papéis importantes em várias funções corporais e são necessários para sustentar a vida e manter a saúde e, portanto, são nutrientes essenciais.
[1. (http://www.faqs.org/nutrition/Met-Obe/Minerals.html)] Esses minerais não podem ser feitos pelo homem; não podem ser produzidos em um laboratório nem em uma fábrica.

Como as células consistem de 65-90% de água por peso, a água, ou H2O, compõe a maior parte do corpo humano. Sendo assim, a maior parte da massa de um corpo humano é oxigênio. O carbono, a unidade básica para moléculas orgânicas, vem em segundo. 99% da massa do corpo humano é composta de apenas seis elementos: oxigênio, carbono, hidrogênio, nitrogênio, cálcio, e fósforo.
 [2. (Anne Marie Helmenstine, Ph.D.Your Guide to Chemistry (Seu Guia para Química, em tradução livre)].

O corpo humano contém traços de quase todo mineral na terra; incluindo enxofre, potássio, zinco, cobre, ferro, alumínio, molibdênio, cromo, platina, bóro, silício, selênio, flúor, cloro, iodo, manganês, cobalto, lítio, estrôncio, chumbo, vanádio, arsênico, bromo e mais. [
3. Minerals and Human Health The Rationale for Optimal and Balanced Trace Element Levels (Minerais e Saúde Humana A Base para Níveis Ideais e Balanceados de Microelementos, em tradução livre) de Alexander G. Schauss, Ph.D.] Sem esses minerais as vitaminas teriam pouco ou nenhum efeito. Os minerais são catalisadores, acionadores para milhares de reações enzimáticas essenciais no corpo. Os micro elementos desempenham um papel chave no funcionamento de um ser humano saudável. É sabido que a insuficiência de iodo induzirá uma doença da glândula tireóide e uma deficiência de cobalto nos deixará sem vitamina B12, e sem condições de produzir células vermelhas.

Outro versículo para contemplar é:

“Ele ensinou a Adão todos os nomes.” (Alcorão 2:31)

Adão foi ensinado sobre os nomes de tudo; os poderes do raciocínio e do livre arbítrio lhes foram dados. Ele aprendeu como categorizar as coisas e compreender sua utilidade. Portanto, Deus ensinou a Adão as habilidades lingüísticas. Ensinou a Adão como pensar - a aplicar o conhecimento para solucionar problemas, fazer planos e decisões e alcançar objetivos. Nós, os filhos de Adão, herdamos essas habilidades para que possamos existir no mundo e adorar Deus da melhor forma.

Os lingüistas estimam que existam mais de 3.000 idiomas separados no mundo hoje, todos distintos, para que os falantes de um não entendam os falantes de outro, e ainda assim essas línguas são tão fundamentalmente semelhantes que é possível falar de uma “língua humana” no singular.[
4. Pinker, S., & Bloom, P. (1992) Natural Language and natural selection (Língua Natural e Seleção Natural, em tradução livre).  In Gray.  P. (2002).  Psychology. Quarta ed. Worth Publishers: Nova Iorque.]

A língua é uma forma especial de comunicação que envolve normas complexas de aprendizado para fazer e combinar símbolos (palavras ou gestos) em um número sem fim de frases com sentido. A língua existe por causa de dois princípios simples – palavras e gramática.

Uma palavra é um par arbitrário entre um som ou símbolo e um significado. Por exemplo, em português a palavra gato não se parece ou soa como um gato, mas se refere a um certo animal porque todos nós memorizamos esse par quando crianças. A gramática se refere a um conjunto de normas para combinar palavras em frases e sentenças. Pode parecer surpreendente, mas os falantes de todas as 3.000 línguas separadas aprenderam as mesmas quatro regras de linguagem.[5. 
Plotnick, R. (2005) Introduction to Psychology (Introdução à Psicologia, em tradução livre).  Sétima Ed .Wadsworth:EUA]

A primeira norma da linguagem é fonologia – como fazemos sons com significado. Fonemas são sons básicos. Combinamos fonemas para formar palavras pelo aprendizado da segunda norma: morfologia. A morfologia é o sistema que usamos para agrupar fonemas em combinações significativas de sons e palavras. Um morfema é a menor combinação de sons com sentido em um idioma. Depois de aprender a combinar morfemas para produzir palavras, aprendemos a combinar palavras para formar frases com sentido. A terceira norma da linguagem governa a sintaxe ou gramática. Esse conjunto de norma especifica como combinamos palavras para formar frases e sentenças significativas. A quarta norma da língua governa a semântica – o significado específico de palavras ou frases à medida que aparecem em várias frases ou contextos.

Todas as crianças, independentemente de onde estejam no mundo, passam pelos mesmos quatro estágios por causa de fatores inatos da língua. Esses fatores facilitam a forma como falamos e adquirimos a habilidade linguística. O renomado linguista Noam Chomsky diz que todas as línguas compartilham uma gramática universal comum, e que as crianças herdam um programa mental para aprender essa gramática universal.[6. 
Gray.  P. (2002).  Psychology (Psicologia).  Quarta ed. Worth Publishers: Nova Iorque]

Um terceiro versículo para ponderar é sobre descendência:

‘Ó humanos, temei a vosso Senhor, que vos criou de um só ser, do qual criou a sua companheira e, de ambos, fez descender inumeráveis homens e mulheres.’” (Alcorão 4:1)

A percepção de que todas as linhagens de DNA (África, Ásia, Europa e Américas) podem ser rastreadas até uma única origem é popularmente chamada de teoria da “Eva mitocondrial”. De acordo com cientistas de primeira linha[7. 
Douglas C Wallace Professor de Ciências Biológicas e Medicina Molecular na Universidade da Califórnia.] e pesquisa de ponta, todos no planeta hoje podem ser rastrear uma parte específica de sua herança genética até uma mulher através de uma parte única de sua composição genética, o DNA mitocondrial (mtDNA). O mtDNA da “Eva mitocondrial” foi passado através do séculos de mãe para filha (homens são portadores, mas não o transmitem) e existe dentro de todas as pessoas vivas hoje.[8.Documentário do Discovery channel  – The Real Eve (A Verdadeira Eva)] É conhecida popularmente como teoria de Eva porque, como se pode deduzir, é passado através do cromossoma X. Os cientistas também estão estudando o DNA do cromossoma Y (talvez a ser chamado de “teoria de Adão”), que é passado somente de pai para filho e não é recombinado com os genes da mãe.

Essas são três das muitas maravilhas da criação que Deus sugere que contemplemos através de seus versículos no Alcorão. O universo inteiro, que foi criado por Deus, segue e obedece a Suas leis. Portanto, os muçulmanos são encorajados a buscar conhecimento, explorar o universo e encontrar os “Sinais de Deus” em Sua criação

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