Á direita, um ortodoxo faz seu rito matinal da semana. Ele cobre a cabeça com o solidéu, também chamado yarmulke ou kippah, e os ombros com o tallit, ou manto de orações. As tiras de couro na testa e no braço são os filactérios, ou tefilin, á cabeça e próximo ao coração. Filactérios são duas caixinhas com orações, usadas para lembrá-lo da importante mensagem da Shema.
Oração Shema
Escuta ó Israel, o Eterno é nosso Deus! O Eterno é Único. Bendito sejam o nome e a glória do seu Reino por todo o sempre. Amarás ao Eterno, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda tua força. Que estas palavras que hoje te ordeno sejam gravadas no teu coração! Tu as ensinarás aos teus filhos, falando delas ao te sentares na tua casa, quando estiveres caminhando, ao te deitares e ou te levantares. E as atarás de sinal á tua mão e as manterás com um símbolo entre os teus olhos. E as escreverás nos batentes da tua casa e nas tuas portas.
Abençoando as crianças
Antes de refeições, nas sextas e nas noites de festas, os pais abençoam seus pedindo a Deus que os proteja. A bênção das meninas evoca as boas qualidades das quatro matriarcas do povo judeu: Sara, Rebeca, Raquel e Léa. Os meninos recebem as bençãos de Jacó para os seus netos, Efraim e Manashe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário