Visitantes

domingo, 22 de junho de 2014

Você pode até não gostar, mais não pode deixar de lê...



            Taylor Caldwll e Jess stearn

Eu, Judas

Prefácio

Quando Justiniano, o imperador romano cristão, destruiu a grande e famosa biblioteca de
Alexandria – que continha grande parte da sabedoria do mundo – no ano de 500a.D.,salvaram-se poucos dos grandes livros e pouco dos preciosos pergaminhos escrito pelos sábios. Desse modo, foi negado para sempre à humanidade o acesso à sabedoria, à ciência, à literatura, a poesia e aos conhecimentos acumulados nas eras anteriores a Cristo – e tudo sobre o pretexto de “preservar a pureza do cristianismo contra a corrupção dos escritores pagãos”.Foi o que disse o novo convertido ao cristianismo, Justiniano, com uma virtude edificante.
No entanto, uma pequena parcela foi salva no fogo, ou por acaso ou devido à atuação de alguns homens,equilibrados, que amavam a sabedoria. Entre esses homens estava um monge egípcio cristão, Ibérias, homem muito instruído de uma antiga família de Alexandria. Ele encontrou um manuscrito parcialmente carbonizado, em pergaminho egípcio durável, no meio das ruínas da grandiosa biblioteca, escondeu-o sobre as vestes e levou-o para sua caverna no vale dos Reis, local de sepultamento dos faraós. lá, à luz abafada de uma vela ou de um lampião fumegante , ele leu o manuscrito, redigido num grego muito caprichado com algumas extrapolações em latim erudito , e compreendeu que aquele livro não fora escrito por um escritor rude e semialfabetizado , mas sim por um cavalheiro instruído .
Descobriu que o manuscrito na verdade era um longo diário hégira agoniada de um homem pela vida,e que o nome do homem era Judas Iscariotes , e o escritor explicava que judas fora filho de uma família judia de fariseus , rica e poderosa que morava em Jerusalém, mas que também possuía um palacete em Alexandria e outro no Cairo . Seu verdadeiro nome era Judas- bar-Simão. Era filho de Leas-bas- Ezequiel, filha de Ezequiel-bas- Jacó, cujo tio era membro do Supremo Tribunaldos Judeus em Jerusalém , o Sinédrio.

O monge ibérias ficou assombrado ao ler o manuscrito,

Quando descobriu que Judas Iscariotes não era ladrão empobrecido retratado pela tradição e pelos escritores revoltados, e sim um rapaz rico que abandonara a família dedicada e a fortuna para abraçar a pobreza voluntáriaafim de seguir aquele que ele acreditava realmente ser o Messias de todos os tempos , Josué- bar- José , um nazareno nascido em Belém de uma virgem chamada Míriam-bas-Joaquim, cuja mãe era uma mulher humilde de Nazaré ,chamada hannah . (Mas tarde Josué foi chamado de Jesus pelos romanos e de Cristo pelos gregos ).
Como Ibéiras era um homem prudente e temesseser denunciado como herege, ele próprio um homem culto que temia os ignorantes, escondeu o manuscrito com cuidado , pois ficou fascinado com a terrível escrita no pergaminho. Muitas vezes pilhava-se chorando ao meditar sobre aquilo. Sabia que não ousava revelar o manuscrito, aos companheiros que acreditavam piamente que Judasfosse um ladrão e traidor , que em sua ganancia buscava as trintas moedas de prata .(Aceitar trinta moedas de prata era obrigatório pelas leis do Sinédrio, pois indicava que o traidor tinha revelado o que sabia de boa fé, enquanto a recusa das pratas provava aos juízes que o traidor estava mentindo). Assimo manuscrito explicava o fato – não esclarecido na bíblia – de pouco depois Judas jogar fora as trintas moedas de prata, ele de quem se dizia ter abandonado o Senhor pelo dinheiro .
Na irmandade da Ibéria havia alguns intelectuais, homens em quem ele confiava e permitiu que lessem,o manuscrito em segredo. Em seu leito de morte ele confiou o documento a um monge mais moço, por quem tinha grande afeição, e durante séculos o documento permaneceu escondido dentro do mosteiro, pra ser lido por outros homens de confiança.
Foi levado por toda África, Europa e Ásia, pra ser estudado por reverencia por unspoucos que se opunham as ideias de uns novos eclesiásticos, arrogantes e impiedosos, vindos d sociedade onde até pouco se cultuava o paganismo, e que acreditavam que toda sabedoria e conhecimento contidos em manuscritos antigos eram malditos por DEUS ( e seus autores sem duvidas estavam no inferno, juntos com as multidões intocáveis nascidas antes de Cristo ). Os cristãosverdadeiramente esclarecidos viviam atemorizados diante desse novos eclesiásticos , que interpretava o cristianismo individualmente e de acordo com os seus próprios preconceitos , embora muitas vezes entrassem em choque com o Santo Padre, O papa.( A história da igreja está cheia desse conflitos.)

O manuscrito foi acabar nas mãos de uma importante família alemã, descendente lateral de um bispo e que o manteve escondido com medo de que fosse destruído

Escondido com medo de que fosse confiscado e destruído. Quando essa família caiu sobre a suspeita dos nazistas, foi obrigada a fugir para Portugal, deixando atrás de si todos os seus pertences, inclusive os manuscritos.Esses pertence foram apreendidos pelos nazistas. Mas um oficial alemão, queem segredo, que em segredo tinha ódio de Hitler, e temia por seu país, roubou o manuscrito e escondeu, sabendo que, se os nazistas o encontrassem, ele seria destruído como “obra de judeu” e portanto sem qualquer veracidade ou valor.

O manuscrito acaba de ser revelado por um membro dessa família alemã, a quem foi devolvido. Foi traduzido cuidadosamente e o leitor pode julgar os méritos por si. Mas o fato indiscutível era que Judas Iscariotes era filho de uma família de fariseus rica e ilustre, e herdeiro de uma fortuna.

Fim

Resta o cap 01

Nenhum comentário:

Postar um comentário