Visitantes

segunda-feira, 30 de junho de 2014



          Apresentação 
A trajetória do povo judeu no período da Inquisição aos desafios do século XXI.
Cristãos Novos: mito e realidade

A História das comunidades judaicas dos quatro cantos da Terra, suas características e suas relações com as comunidades locais.

A Filosofia, a Religião, a Cultura, o misticismo, o pluralismo deste povo primogênito do monoteísmo.

O Iluminismo e suas influências para os Judeus.

Aspectos pouco conhecidos da História Judaica como o feminismo, o socialismo, teatro, cinema, música, literatura e culinária.

A interrelação entre o Judaísmo e as demais crenças religiosas seguidoras do monoteísmo de Abraão.

Holocausto, o Estado de Israel e a busca incessante pela Paz.

Um curso alicerçado na tolerância, na busca do reconhecimento do outro, na capacidade do ser humano em conviver com as diferenças, com a diversidade, na crença que todos nós fazemos parte de uma só raça, a raça humana.

Objetivo:

Apresentar ao aluno um panorama diverso da trajetória judaica da Modernidade ao mundo contemporâneo. Que permita a ele uma reflexão que fuja do senso comum da imagem tradicional que se tem deste povo. Povo este caracterizado pela pluralidade e diversidade e pela crença na humanidade.

Público Alvo:

Pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação nas áreas de História, Geografia, Ciências Sociais, Economia, Serviço Social, Relações Internacionais, Teologia e professores do Ensino Médio, bem como interessados em geral.

Professor em destaque

Mauro David Cukierkorn 

Mauro David Cukierkorn é Graduado em História PUC-SP (1987).
Membro do Conselho Editorial da Revista Projeto História, publicada pelo Programa de Pós-Graduação em História de PUC-SP (1995-96).
Atuou na área de ensino como docente da disciplina de História, em diversas escolas da capital e interior de São Paulo, nos níveis Fundamental e Médio, bem como em cursos pré-vestibulares e preparatórios para o ENEM.
Desenvolveu material didático para cursos pré-vestibulares e redigiu textos sobre História do Brasil para o Programa Turma da Cultura – TV Cultura.
Atualmente desenvolve projetos nas áreas de Educação e Cultura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário