Visitantes

sábado, 19 de outubro de 2013

Hey lindonaaas!!

Sempre recebo vários comments pedindo posts sobre a cultura judaica, sobre nossas festas, costumes e tradições… Apesar de ser um assunto que eu AMO explorar, eu acabo evitando falar muito sobre isso aqui no blog, porque a ideia inicial era ter um blog de moda… E, vamos combinar, este assunto não tem muito a ver, né? (Para não dizer nada a ver! Hahaha)
Mas o que era um blog de moda, virou um blog de lifestyle… E não tem como falar da minha vida, sem acabar falando um pouco da minha religião…

Como eu contei à vocês, este é um mês cheio de feriados judaicos… Infelizmente, não posso ficar explicando TODOS detalhadamente, se não só vou falar sobre estes assuntos o mês todo, e acaba ficando chato para quem não tem tanto interesse, né?
Como ano passado eu expliquei um pouco sobre o ano novo judaico (Rosh Hashaná), este ano resolvi contar um pouquinho sobre outra festa, que começa nesta quarta-feira à noite!

Hoje vou contar um pouquinho sobre Sucot (do hebraico סוכות, cabanas), conhecida também como a Festa das Cabanas!


Porque este nome?
Pelo simples fato de que, durante os 7 dias da festa, devemos realizar todas as refeições dentro de uma cabana!
(Algumas pessoas até dormem dentro da cabana)


Sucot, junto com Pessach (a Páscoa judaica) e Shavuot, são as três maiores festas judaicas, conhecidas como “Shalosh Regalim“.
E desde pequena, Sucot sempre foi uma das minhas festas prediletas!! =D
Quando menor, nosso colégio fazia um passeio de 5 dias para algum hotel legal e comemorávamos a festa lá!
Era uma viagem muito gostosa… A escola fazia uma sucá (cabana) gigante e todo mundo fazia todas as refeições juntos lá!


(Esta foto tem uns 500 anos… Mal me reconheci! Mas foi a única que encontrei dentro da Sucá! Foi na casa da minha amiga, Teka)

Vou explicar direitinho…
Esta festa serve para nos lembrar os 40 anos que passamos no deserto, logo após a saída do Egito e antes de chegarmos a Terra de Israel!
Como nosso povo não tinha terra própria, vivemos como nômades por 40 anos, vagando pelo deserto e “morando” em cabanas frágeis e temporárias!
Uma segunda explicação é que durante estes 40 anos, fomos cercados por nuvens que protegiam o povo de todos os perigos do deserto, durante toda a trajetória!


Sucot é uma festa de 7 dias de duração, tendo dois dias de Yom Tov (aqueles que não podemos usar eletricidade e etc…) e o resto são dias comuns, mas que ainda devemos fazer as refeições na sucá!

A sucá (cabana) deve ser construída ao ar livre e deve ter, pelo menos, três paredes… E o telhado precisa ser feito de folhagens e galhos (normalmente utiliza-se ramos e bambus), para que você consiga enxergar o céu!
Tipo esta cabana da foto!


A maioria dos costumes judaicos tem uma série de explicações bem interessantes…
Como não sou nenhuma expert no assunto, não vou ficar me prolongando (até porque corro o risco de passar alguma informação errada)…
Mas achei uma explicação muito bonita e resolvi trazer aqui…
“Comemos na sucá para que o judeu não se esqueça de seu verdadeiro propósito na vida, D’us, em Sua infinita sabedoria e bondade, nos faz deixar nossas casas confortáveis nesta época, para habitar numa frágil sucá, cabana, por sete dias.
A sucá nos lembra que confiamos em D’us para nossa proteção, pois a sucá não é nenhuma fortaleza, nem ao menos fornecendo um telhado sólido sobre nossa cabeça. Lembra-nos também de que a vida nesta terra é apenas temporária.”


Além da sucá, esta festa exige alguns outros costumes também, mas aí o post vai ficar muito extenso! Hehehe…
Resolvi dar uma resumidinha para explicar o principal e aproveitar para avisar que, infelizmente, não estarei presente na quinta e na sexta-feira…
Não poderei usar o computador nestes dias, e eu e minha família vamos construir nossa sucá na praia e passaremos os dias da festa por lá!!
Mas até quarta, trago posts e looks para vocês, combinado??

Espero que tenham gostado do post! E qualquer dúvida é só mandar nos comments!! =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário