Visitantes

sexta-feira, 3 de maio de 2013


Câmeras de alta definição registraram os rostos dos torcedores nas arquibancadas do Pacaembu
Para tentar acabar com a violência no futebol, a Federação Paulista, em conjunto com a Polícia Militar, usará uma nova tecnologia. O clássico deste domingo entre Corinthians e Palmeiras, no Pacaembu, recebeu umprojeto piloto de segurança para monitoramento dos estádios. Através de um software israelense de biometria facial, o torcedor tem seu rosto registrado na chegada e passa a ter seu comportamento na arquibancada vigiado à distância por meio do zoom de câmeras de alta definição.
O sistema, semelhante a alguns já implementados em estádios europeus, ainda passa por testes. Antes desta tarde, ele foi utilizado em três partidas deste ano (Corinthians x São Paulo, Palmeiras x Ajax e Palmeiras x Oeste), com apoio da Federação Paulista de Futebol e da Polícia Militar.
“Por se tratar de um projeto piloto, perguntamos à federação e espalhamos seis câmeras nos locais mais sensíveis (onde geralmente ocorrem confusões) do estádio”, explica Anderson Luiz Carvalho, gerente de marketing do Grupo Policom, uma das três empresas envolvidas no projeto, ao lado da Abex Brasil e da NNW. “A biometria, utilizada também em grandes eventos, aeroportos e até na fronteira de Israel, é capaz de identificar o torcedor que se envolveu em uma confusão por meio de um vídeo. “Não necessariamente preciso de uma câmera pelo estádio todo. Posso filmar a imagem e, a partir dela, chegar à identificação do suspeito. A ideia é coibir a entrada de brigões nos estádios”, falou.
Para o coronel Marcos Cabral Marinho de Moura, presidente da comissão de arbitragem, a identificação do torcedor servirá para punir os culpados envolvidos nas confusões e pôr fim à sensação de impunidade. “Não tem como fugir do sistema, e quando todas as entradas estiverem vigiadas o problema estará praticamente resolvido”, disse.
A intenção é que, em posse de imagens ao vivo ou gravadas de eventuais confusões – não apenas brigas, mas também roubo de carteiras, uso de drogas –, a Polícia construa uma base de dados com torcedores problemáticos reconhecidos a partir de biometria facial. Todas as pessoas são registradas por câmeras de 2 megapixel na entrada e vigiadas com nitidez por outras de 16 e 29 megapixel dentro do estádio.
“Temos hoje uma legislação moderna. O que falta realmente é um serviço de inteligência como esse”, elogiou Paulo Castilho, promotor do Ministério Público de São Paulo. “Precisamos colocar esses marginais, maus torcedores, que são bandidos na verdade, atrás das grades. Isso é uma responsabilidade do Estado”, completou.
Este tipo de medida já foi utilizado em estádios da Europa e em competições como a Champions League e a Liga Europa.
Orkut

Leia também:

3 comentários:

  1. muito bom moises estou com saudades do amigão...

    ResponderExcluir
  2. Exame do DNA aravés do ácido desoxirribonucleico, tendo como sigla ADN em português e DNA em inglês, é possível identificar uma pessoa para esclarecer sua participação num crime, como também na realização do mais seguro teste de paternidade. Apesar do resultado do exame com esta substância ser eficaz, não é preciso aplicá-la no matuto analfabeto, que imigrou para o sul do país puxando uma cachorrinha, haja vista ao comprovado delito de enriquecimento ilícito e a relação adúltera como papai do mensalão.

    Não é necessário muita perspicácia, basta uma pitada de sensatez para entender o destino político que estamos sujeitos, composto de bajuladores e políticos megalomaníacos, cujos objetivos são encherem suas panças, em total detrimento às carências nos hospitais, escolas, transportes públicos, etc. Se quisermos que algum dia haja justiça social no nosso país, é preciso questionar a má gestão do nosso dinheiro, nos alertar para as graves consequências da nossa indiferença social e alienação política. Trata-se de um absoluto descaso com as reais necessidades da sociedade. Mas, pensando bem, para que investir em transporte coletivo de qualidade se a classe política goza de mordomias com carrões blindados do ano e motoristas particulares; para que investir no sistema de saúde, quando toda cúpula no poder jamais precisa recorrer ao serviço público (vejam o exemplo de Luiz Inácio, se quando dodói procurou o SUS – Seu Último Suspiro); para que se preocupar com o ensino comum, se filhos, netos e sobrinhos da corja estudam nas melhores escolas particulares que há...

    ResponderExcluir
  3. É uma tremenda vergonha a divulgação recente feita pela ONU, dando conta de que o Brasil mesmo sendo a 6ᵃ maior economia do mundo (privilegiado por vasta extensão de terras férteis, ausência de catástrofes, miscigenação, riquezas minerais, pedras preciosas, cursos e fontes d’água naturais, reservas de óleo e gás...), ficou na indecorosa 85ᵃ posição no ranking do IDH/2013, atrás do Chile, Argentina, Uruguai, Venezuela, Peru e tantos outros países subdesenvolvidos. No quesito educação, numa lista de 186 países, houve uma queda para a 172ᵃ situação, lado a lado com a paupérrima pátria africana Zimbábue (Ui!). Enquanto tudo que é necessário para o bem da sociedade é desprezado; enquanto o governo segue com sua desumana política de pão e circo, procedimento usado pelos imperadores romanos para acalmar a população insatisfeita; enquanto a família do detento, do assassino, recebe mensalmente 730 reais, pelo famigerado auxílio-reclusão (bolsa-bandido); enquanto os parentes das vítimas têm que trabalhar árduo durante toda semana para ganhar míseros 678 reais; as cracolândias se disseminam feito epidemia país afora.

    Têm 1) A nomeação do vice-governador de São Paulo Guilherme Afif (PSD) para o Sinistrério da Secretaria da Micro e Pequena Empresa foi mais um sinal da montagem antecipada do palanque de Dilma Rousseff para 2014. Outra irresponsabilidade que custará ao bolso do contribuinte R$ 7,9 milhões anuais, tudo como se estivesse sobrando grana para as obras sociais. Espero que a amalucada presidente não crie mais outro ministério (40), para evitar que algum gaiato maledicente faça a piada de Ali Babá. 2) Em agosto de 2003, o então presidente da República, o pernambucano Luiz Inácio, que havia fugido da seca e da fome meio século atrás, assinou um decreto instituindo 28 de abril como sendo o Dia Nacional da Caatinga. Dez anos depois, a determinação é lembrada e a fauna que na região existe, no meio da vegetação rala, constituída de cactos e árvores espinhentas, em nada foi preservada, só existindo mesmo é muita catinga. Convém saber que a Caatinga ocupa em torno de 10% do território brasileiro, representando 850 mil Km², onde se reproduz ciclicamente a mais dramática tragédia no semiárido nordestino. O espaço vem sendo agredido com atividades predatórias, como o desmatamento para abastecer carvoarias e fornos de lenha, entre outras agressões ambientais que, com a repetição dos ciclos de estiagem prolongadas, agravam o processo de desertificação. Durante a fase de mudança do status social (pobre>rico), Lula esqueceu totalmente do que outrora prometeu para se promover, estando hoje toda área desmatada, desprezada, com um ecossistema ameaçado, com espécies extintas ou em extinção.

    Diante de tanta impunidade, por quanto tempo ainda haveremos de tolerar o descaso desse alcateia em se locupletar com o bem público? Até quando vamos assistir o nosso dinheiro ser tratado como verba sem dono, ser desperdiçado em conluios obscuros destinados a agradar aliados políticos e empreiteiros, através da politicagem rasteira do toma-lá-dá-cá? O descontentamento é o primeiro passo na evolução do homem ou da Nação. Se não acordarmos agora para as graves mazelas políticas que corroem à nossa sociedade, pode ser que amanhã seja tarde demais.

    ResponderExcluir