Visitantes

quinta-feira, 28 de março de 2013

sinagoga

Arquivo Judaico realiza minicurso sobre a Páscoa

A aula, das 14h às 17h, na sede da Sinagoga Kahal Zur Israel, localizada na Rua do Bom Jesus, Bairro do Recife, é gratuita. Para participar é preciso fazer inscrição pelos telefones 3224-2128 ou 3224-8351

Publicado em 19/03/2013, às 11h28

Do JC Online

Mesa da Páscoa dos Judeus / Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Mesa da Páscoa dos Judeus

Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

O Arquivo Histórico Judaico de Pernambuco realiza nesta quarta-feira (20) um minicurso sobre a Páscoa (Pessach) na comunidade hebraica. A aula, das 14h às 17h, na sede da Sinagoga Kahal Zur Israel, localizada na Rua do Bom Jesus, Bairro do Recife, é gratuita. Para participar é preciso fazer inscrição pelos telefones 3224-2128 ou 3224-8351.

De acordo com a pesquisadora Beatriz Schvartz, assessora de cultura judaica do arquivo, a história será contada a partir dos símbolos que compõem a mesa da Páscoa. O osso tostado, diz ela, representa o cordeiro sacrificado para marcar com sangue a casa das famílias judaicas e assim livrar o primogênito do anjo da morte.

O ovo é a linha contínua da vida e a pasta de maçã, canela e vinho simboliza a argamassa com a qual os escravos judeus faziam os monumentos e cidades egípcias, conta Beatriz, antecipando o tipo de informação que levará ao público. O minicurso de cultura judaica é o primeiro de uma série que será oferecida pelo arquivo.

“Podem participar pessoas de qualquer idade, será uma aula dinâmica, com recursos de audiovisual”, comenta a pesquisadora. A Páscoa da comunidade judaica não tem data fixa, igual à Páscoa dos católicos. A comemoração é feita do 15º ao 21º dia do mês hebraico Nissan. Este ano, corresponde ao período de 26 de março a 2 de abril.

A ceia é preparada na véspera do primeiro dia. “Para os hebraicos, o dia começa ao entardecer, quando aparece a primeira estrela. Por isso a comemoração terá início no dia 25 de abril”, explica Beatriz Schvartz. Os católicos abrem a programação da Semana Santa dia 24 de março (Domingo de Ramos) e encerram dia 31 de março (Domingo de Páscoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário