Visitantes

terça-feira, 15 de março de 2011

Recebi hoje no email uma notícia sobre o massacre de golfinhos na Dinamarca.
O texto, que é difundido de email em email, e que é vazado nos sites e blogs sem grande alteração, tem o seguinte conteúdo:
Golfinhos Calderon são chacinados na Ilha Faroe, na Dinamarca.
Jovens juntam-se para se assumirem como adultos.
Os golfinhos são uma das espécies que melhor interage com o homem
Os golfinhos são uma das espécies que melhor interage com o homem
O golfinho Calderon aproxima-se, como a maior parte dos golfinhos, do homem para interagir como mostra de amizade.
Quando são capturados junto à praia, são cortados com ganchos grossos. E o mar se enche de sangue…
Este é o conteúdo. As imagens que se seguem são brutais.
Antes de te mostrar as imagens, estive a tentar investigar de forma a tentar apurar se realmente isto era tal e qual o que dizia em todos os sites.
Quando é escrito um post neste blog, ele chega a ser lido mais de 50,000 vezes. Se algo não for verdadeiro, então vira uma mentira gigantesca em muito pouco tempo. A responsabilidade é grande.
O que apurei foi que não são apenas golfinhos, mas sim também baleias piloto e baleias de bico.
Baleia de bico
Baleia de bico
A captura de baleias nas Ilhas Faroe é uma actividade que existe desde 1584 e é gerida pelas autoridades competentes. As ilhas têm o seu próprio parlamento desde 1948, o que significa que o governo dinamarquês nada pode fazer para alterar a tradição. As ilhas Faroe são maioritariamente preenchidas por pedras e rochas, aniquilando qualquer possibilidade de subsistirem através da agricultura. Estas ilhas não fazem parte da Comunidade Europeia.
A PETA tem uma página onde poderás fazer algo para parar este massacre.
Aqui ficam as fotos do momento da caçada:
O mar fica vermelho
O mar fica vermelho
att00009
The Cove é um filme acerca da caça de golfinhos. Dirigido por Ric O’Barry, um treinador de golfinhos, fez um documentário chocante na cidade de Taijii, Japão, acerca dos abusos animais e dos perigos para a saúde humana acerca desta actividade. Aqui fica o trailer:

Eu só pergunto porquê. Porque realmente não entendo.
Não consigo conceber como se matam animais com a mesma tranquilidade que se troca de camisa. Gosto de imaginar que o mundo é muito mais bonito do que aquilo que eu vejo…
E quando penso em algo como isto aqui:
O que muitas vezes temos é isso…
Baleia morta em Faroe
Baleia morta em Faroe
Como o massacre ocorre, com os barcos a encurralarem os golfinhos:

Uma reportagem sobre o massacre:

Mostr ainda um filme sobre este povo, a sua cultura e os seus hábitos, incluindo o massacre:

Relativamente à questão da Maria Carolina sobre se o Greenpeace tem algo a dizer sobre o assunto, eis a resposta da Greenpeace:
A Greenpeace opõe-se a qualquer actividade humana que seja prejudicial para as populações de baleias, incluindo -- mas não apenas -- todos os tipos de caça comercial sob qualquer pretexto, e sob quaisquer circunstâncias. Daí que também se opõe à matança de baleias piloto nas Ilhas Faroe.
A Greenpeace continua a trabalhar para a criação de grandes reservas marinhas e de fortalecimento da Comissão Baleeira Internacional do (ICW) para a proibição da caça comercial de baleias.
Infelizmente, a caça de baleias-piloto ainda não está regulamentada pela IWC. Enquanto o Greenpeace não tem uma campanha específica sobre as baleias-piloto, em  muitos anos priorizou o confronto de baleias em larga escala no alto mar. A Greenpeace está trabalhando a todos os níveis para garantir que a ICW no futuro irá proteger todas as baleias -- incluindo pequenas baleias, golfinhos e botos, e, portanto, as baleias-piloto.
Fonte: Resposta GreenPeace Internacional via Facebook
Não tenho o direito nem a coragem de fazer juízos de valores relativamente a um assunto como este. Tenho, no entanto, a minha opinião, que é formada através dos valores nos quais cresci. E choca-me que existam este tipo de actividades, seja em que país ou cultura aconteça. Mas o mundo é assim mesmo.
Recebi este mail enviado pela minha mãe apenas hoje. E, por coincidência, levámos ontem a nossa filha ao Aquário Vasco da Gama e ao Oceanário.  Ela queria ver peixes e tubarões. Ali ficámos horas a ver peixes, tubarões, anémonas e afins. Perguntou pelos golfinhos mas expliquei-lhe que se ali estivessem golfinhos, iriam andar à luta com os tubarões. (nunca me tinha lembrado de tal coisa)
E continuo a acreditar que na educação se faz o mundo de amanhã. De preferência, sem a morte de animais. E continuo também a acreditar na teoria de Albert Einstein:
“Nada irá beneficiar tanto a saúde da humanidade e o aumento das chances de sobrevivência da vida na Terra quanto uma evolução para uma dieta vegetariana.”
Brilhante…
A Valéria transcreveu este texto que acho fabuloso e que é importante acrescentar a tudo o que escrevi. Aqui fica a transcrição completa:
O Ministério de Assuntos Exteriores e as Embaixadas da Dinamarca têm recebido correspondência que expressa sentimentos causados pelas imagens que circulam na Internet e que retratam cenas de caça a baleias-piloto nas Ilhas Faroé e que, normalmente, vêm acompanhadas de comentários difamatórios.
Antes de se fazer qualquer julgamento sobre a caça a baleias em geral, ou, em particular, sobre a pesca de baleias-piloto nas Ilhas Faroé, é necessário complementar uma possível primeira impressão estética negativa sobre a questão, além de informações imprecisas, com considerações baseadas em factos reais sobre o assunto, assim como diversas questões de princípio, tais como:
Factos sobre a caça a baleias-piloto podem ser obtidos na página www.whaling.fo. Incluem o seguinte:
  • A finalidade da caça é para produção de alimentos
  • A caça é regulamentada pelas autoridades
  • A caça é biologicamente sustentável
  • As autoridades levam a sério o aspecto do bem-estar animal da caça
Pode ser útil, também, ver esta forma de alimentação num contexto mais amplo, incluindo várias questões:
  • Questões relacionadas com o bem-estar dos animais: como se compara esta caça a baleias, e outras caças de grandes mamíferos no seu habitat natural, com o tratamento de animais criados em quintas durante os seus ciclos de vida e de animais tidos como pragas?
  • Ética de produção alimentar: a refeição à base de carne de baleia-piloto representa maior ou menor grau de dor/sofrimento causado pelo homem comparativamente aos pratos que normalmente comemos na nossa própria cultura?
  • Factores geográficos e nutricionais: disponibilidade de fontes alternativas de alimentos, em particular em ilhas e em áreas costeiras remotas, sobretudo nas zonas árcticas e subárcticas do mundo;
  • Diversidade cultural e tolerância/intolerância a pessoas com diferentes preferências alimentares e/ou diferentes atitudes com relação a diferentes animais;
  • Senso de proporção: quão importante é este assunto comparado a outras preocupações ambientais ou de bem-estar animal face ao mundo contemporâneo?
  • Actualmente, a sociedade faroense está a debater sobre a eventual paralisação da caça tendo em conta advertências médicas em relação à alimentação de carne e gordura de baleia, devido à contaminação química. Baleias com dentição, como as baleias-piloto, estão no alto da cadeia alimentar marítima, e estão, portanto, mais propensas que a maioria dos outros organismos marinhos a acumular substâncias tóxicas do oceano. A energia utilizada nos protestos contra a caça nas Ilhas Faroé seria mais sensata se direccionada ao aumento da poluição nos oceanos que ameaça a vida de todos.
As Ilhas Faroé têm autonomia no Reino da Dinamarca. As Ilhas não estão incluídas na adesão da Dinamarca à União Europeia. Assuntos relacionados com a indústria, a agricultura, o meio ambiente, a pesca e a caça de baleias estão sujeitos à autonomia das Ilhas Faroé.
Caso queira dirigir-se às autoridades das Ilhas Faroé a respeito da caça a baleias-piloto, o endereço de e-mail do Departamento de Assuntos Exteriores do Governo das Ilhas Faroé é mfa@mfa.fo
O endereço de e-mail do Departamento de Pesca e Assuntos Marítimos é fisk@fisk.fo
A ANIMAIS.O.S MOSTRA A VERDADE E NÃO ESTÁ APOIANDO DE FORMA ALGUMA ESTA MATANÇA, MAS JÁ PAROU PARA PENSAR QUE ELES MATAM UM ANIMAL QUE VIVEU ATÉ ESTE DIA EM LIBERDADE?
NOSSA ALIMENTAÇÃO É DIFERENTE, NÓS MATAMOS BOVINOS, CAPRINOS, SUINOS, AVES , ETC… MAS A DIFERENÇA ESTÁ NA LIBERDADE. OS “NOSSOS” VIVEM EM CATIVEIROS A VIDA INTEIRA E O DESTINO É A MORTE.
ELES VIVEM FELIZES ATÉ O DIA “D”? VOCÊ SABE DA VIDA QUE ESTES ANIMAIS LEVAM?
NÃO JULGUE OUTRA CULTURA SE VOCÊ SE ENCONTRA EM UMA DAS PIORES DO MUNDO!
FAÇA VALER COM EXEMPLO!
(Marcos Brandão -- Presidente Fundador ANIMAIS.O.S)
Fonte: Ministry of Foreign Affairs of Denmark”

Nenhum comentário:

Postar um comentário