Visitantes

segunda-feira, 7 de março de 2011

Ácaba: um verdadeiro oásis no meio do deserto

Renata Vasconcelos
Canção Nova Notícias



Na quarta reportagem da série especial Belezas do Oriente, você vai conhecer Ácaba, a única cidade litorânea da Jordânia, e que pertence ao imenso Mar Vermelho. O local tem siginificado econômico, ambiental e religioso. Para os turistas, uma ótima opção de passeio.
Assista à reportagem



Na Jordânia 80% das terras são semi-áridas além disso, o país está entre os 10 mais pobres em água do mundo. Com comprimento de 1900 km e largura de 300 km as águas do Mar Vermelho tem salinidade de 40% e sua superfície chega até 450 mil km quadrados.

A biodiversidade está calculada em aproximadamente mil espécie de invertebrados, 200 tipos de corais e mais de 300 espécies de tubarões. Embora chame-se Mar Vermelho, sua coloração é azulada, foi dado este nome por causa da presença de seres vivos que na época de ploriferação lançam sobre a água manchas avermelhadas, além da presença de corais vermelhos, mas para o nome tem ainda uma explicação histórica e religiosa.
O Mar Vermelho também é descrito na Bíblia no antigo testamento. De acordo com as escrituras, o povo de Israel passou a pé enxuto pelo mar que se dividiu em dois a comando de Moisés. Os egípcios, que perseguiam os israelenses, morreram afogados, daí também o nome de Mar Vermelho.

Ácaba é o único porto marítimo da Jordânia e de importância estratégica para o país. Tem passagem pela fronteira para Israel e de lá se exportam fosfato e conchas, tornando-se um lugar de atividade industrial. Com o país de maioria islamica, mesmo com sol forte na praia, é comum ver as mulheres mulçumanas com as roupas cobrindo todo o corpo, costume que começa cedo e é preservado durante toda a vida.
De importância econômica, ambiental e religiosa, o Mar Vermelho é um bom destino para quem quer unir tranquilidade e laser

Nenhum comentário:

Postar um comentário