Visitantes

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Nas luzes da menorá

Museu Judaico dá a largada na captação de recursos para a construção de sua sede

Mauro de Bias
  • Obras do Museu Judaico de São Paulo serão aceleradas neste mês com a chegada de recursos da Lei Rouanet. (Divulgação)
    Obras do Museu Judaico de São Paulo serão aceleradas neste mês com a chegada de recursos da Lei Rouanet. (Divulgação)
    Shalom, caro leitor. Estranho? A expressão é um cumprimento dos judeus para desejar a paz. E é exatamente esse tipo de conhecimento que o Museu Judaico de São Paulo pretende difundir. Depois de receber autorização do Ministério da Cultura para captar mais de R$ 20 milhões pela Lei Rouanet para suas obras, a instituição deve acelerar a construção do prédio a partir deste mês.
    Previsto para ser inaugurado no primeiro semestre de 2015, o museu será um centro cultural e educacional voltado ao público geral, não somente para a comunidade judaica. A Sinagoga Beth-El, que abrigará a instituição, foi inaugurada em 1929 e passa por reformas e ampliação a fim de receber o projeto.
    Sergio Simon, presidente do museu, conta: “Os judeus chegaram com Pedro Álvares Cabral. Gaspar da Gama era judeu, e grande parte da colonização inicial era de judeus fugindo da inquisição, que chegaram como cristãos novos.” A missão, segundo Simon, é educacional. “Vamos contar a história dos 500 anos dos judeus no Brasil”, afirma.
    A conclusão das obras está prevista para 2015. Museu será mistura de sinagoga antiga com prédio moderno. (Divulgação ABL)
    A conclusão das obras está prevista para 2015. Museu será mistura de sinagoga antiga com prédio moderno. (Divulgação ABL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário