Visitantes

domingo, 2 de fevereiro de 2014













Acervos especiais
 
 
O principal objetivo do núcleo de acervos especiais é conservar e divulgar a cultura dos imigrantes judeus.

As tradições, música, manifestações culturais, cinema e literatura constituem um extraordinário manancial de cultura popular que deve ser conservado e estudado.

Manifestações culturais e música judaica 
O estudo de manifestações culturais populares é de grande importância quando se pesquisa a história do povo judeu. Houve épocas em que muitos documentos foram perdidos ou deliberadamente destruídos. No entanto, fatos e acontecimentos históricos muitas vezes são lembrados e preservados por meio de manifestações da cultura popular, preenchendo desse modo lacunas que de outro modo não poderiam ser preenchidas.

Na diáspora, junto à clássica literatura iídiche, desenvolveu-se a canção no mesmo idioma, com caráter genuinamente popular judaico. Em geral, esta música se inspirava na vida cotidiana e suas letras refletiam as mais variadas emoções. De cada lugar de origem, a música acabaria por receber influências locais através do processo migratório que caracterizou a história judaica. E é esta música que chega ao Brasil com os imigrantes judeus, expressando a vida, desde o nascimento até a morte.

Estes acervos estão sendo catalogados aos poucos, pela grande quantidade de material que, por vezes, se interpenetra em áreas afins.

Para exemplificar, há na biblioteca do Arquivo uma coleção de dez volumes sobre "Tesouros do Folclore Judaico", que engloba as manifestações culturais propriamente ditas, lendas, história, tradições, humor, sabedoria. O autor dessa coletânea é Nathan Ausubel, que elaborou o trabalho de 1953 a 1956.

Outra obra significativa refere-se a "Folclore e Cultura Popular Judaica", de Dov Noy, editada pela Associação Universitária de Cultura Judaica.

No que se refere à Música, é fundamental a obra de Peter Gradenwitz, "La musica de Israel". Outra publicação importante é "Israel de hoy - Vida Musical", Boehm Yohnan, Jerusalém, 1960.

Quanto às gravações, que estão sendo catalogadas, há preciosidades em discos 78, com música ídishe tradicional.

Uma obra extraordinária compõe-se de doze CDs, abrangendo a vida musical dos judeus na Berlin nazista (1933-1938), com livro detalhado sobre o período, pequisado por vários autores. A coleção foi editada em alemão e inglês na Alemanha, em 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário