Visitantes

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Deixem o cidadão brasileiro ostentar seus
símbolos religiosos

Extraído de: Assembléia Legislativa do Estado de Goiás  -  26 de Janeiro de 2010

Artigo do deputado Iso Moreira (PSDB) publicado no jornal Diário da Manhã, edição de 26.01.2010.

* Iso Moreira é empresário rural e urbano, e deputado estadual pelo PSDB
O Programa Nacional de Direitos Humanos do governo federal, dentre os vários equívocos, também proíbe a ostentação de símbolos religiosos em locais públicos, erro mais grave de todos. A medida está no Objetivo estratégico VI, alínea c, página 100 do relatório.
A partir do momento que ostentar símbolos religiosos tornar-se proibido, será um perigo para todas as religiões. Não só a Católica, a principal prejudicada no Brasil. Todas as religiões sofrerão. A Divindade sairá de sua posição de destaque e o ato dará a falsa ilusão de que o humano pode viver sem o Divino. Imagine? Estar num local público onde a autoridade pública acredita ser a maior de todas. Que risco de sofrer arbitrariedades correremos se cairmos nas mãos de homens sem limites.
Além do mais, essa experiência é muito perigosa. Ela já foi feita na França. Em princípio começa-se a proibição apenas em repartições públicas. O próximo passo natural é proibir também nas escolas, nos hospitais, nas vias públicas, enfim: em todos os espaços públicos. Hoje, na França, o país da liberdade, nenhum estudante francês pode ostentar símbolo religioso nem mesmo na escola. Imagine? Ser expulso porque usou um crucifixo. Ser expulso porque vestia uma quipá. Ser expulso porque rezou antes de começar uma aula. Que absurdo.
Imagine? Ter seu carro multado porque trafegou em área pública com um adesivo de Nossa Senhora ou com uma Estrela de David. Tais medidas são evidentemente ruins para todas as religiões.
Em nome da tolerância religiosa, o governo se torna intolerante com todas as religiões. Proclama o ateísmo contra todas sob a desculpa de que está sendo laico. É o maior crime de todos os tempos, impedir que um homem possa acessar seu Criador em local público. Impedir que um moribundo possa segurar seu símbolo religioso num hospital público e rezar antes de morrer.
Essa medida do governo é um erro gravíssimo. Se ela passar, muito em breve estaremos vendo o fim das belíssimas manifestações religiosas em público sob o argumento de que é proibido exibir símbolos religiosos em locais públicos. E não tardará o dia que todas as festas religiosas populares serão todas proibidas em nome de uma falsa promoção da tolerância e do Estado laico. Será um mal terrível para todas as religiões e sem voltas que alimentará o ateísmo, a violência e a prostituição dos costume
Até onde sei, o Brasil é um estado laico, enfim: sem religião dominante. Mas o que o governo federal quer é nos empurrar pela goela um estado ateu. E isso, nenhum religioso coerente pode concordar porque agride a própria essência da liberdade religiosa. Do mesmo modo que é um absurdo um Estado que obriga a prática de uma religião em público, também é absurdo um Estado que exige o ateísmo em público.
Estou convencido que o Congresso Nacional, ao apreciar o 3º Programa Nacional dos Direitos Humanos do Governo Federal, vai rever estes pontos que realmente inquietam a sociedade brasileira, principalmente no que se refere à preservação das tradições e dos costumes religiosos. O povo brasileiro é cristão, na sua maioria, e cultiva a prática religiosa desde o descobrimento do país. Não podemos cercear essa trajetória tão importante para a nossa comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário