Visitantes

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015



   

Porque Jacó enganou Esaú? Gênesis 27:19-30

Antes dos irmãos Jacó e Esaú nascerem, Deus já havia previsto que o irmão mais velho seria preterido pelo mais novo: Jacó. Ambos seriam pais de nações, mas Jacó seria o escolhido de Deus para prover sua descendência.
Isaque era o pai de ambos, mas preferia Esaú. EsaúNo leito de morte, estava para abençoar seu filho mais velho, mas Jacó, aliciado por sua mãe enganou o pai e recebeu a bênção que lhe daria o grande nome que tem até hoje.
Esaú não estava preparado para ser sacerdote de Deus. Era mundano e muita tristeza trouxe para seus pais com seus pecados.
Pouca gente nota que Esaú também foi abençoado por seu pai, antes deste morrer, em Gênesis 27:38-40:
E disse Esaú a seu pai: Tens uma só bênção, meu pai? Abençoa-me também a mim, meu pai. E levantou Esaú a sua voz, e chorou.
Então respondeu Isaque, seu pai, e disse-lhe: Eis que a tua habitação será nas gorduras da terra e no orvalho dos altos céus.
E pela tua espada viverás, e ao teu irmão servirás. Acontecerá, porém, que quando te assenhoreares, então sacudirás o seu jugo do teu pescoço.Gênesis 27:38-40
A melhor coisa que aconteceu a Esaú foi não ter recebido a bênção destinada a Jacó porque do contrário seria destronado do mesmo jeito. Deus não estava com Ele. Ou melhor… Ele não estava com Deus. Já havia escolhido viver no mundo ao invés de morrer por Deus.
Esaú certa vez se perdeu no deserto e estava parar morrer. Após conseguir chegar junto ao seu povo viu Jacó cozinhando e, crente que morreria de fome senão comesse, entregou sua primogenitura ao irmão. Assim, simbolicamente, Esaú trocou Deus pela vida nesta terra.
Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura.
E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura?
Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó.
E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura. Gênesis 25:31-34
Esaú, quando percebeu que foi enganado, quis se vingar e prometeu matar o irmão, o que acabou não acontecendo. Jacó fugiu da presença dele e eles se encontraram muitos anos depois, quando Esaú já estava modificado por ação do próprio Deus.
Deus muito bem fez a Esaú, provando que também o amava. Quando ele e Jacó estavam para se encontrar novamente, após anos separados, houve grande comoção. O irmão mais novo tentou comprar Esaú, mas este último flagrantemente já não era mais o mesmo homem e desdenhou dos presentes. Esaú apenas queria se reconciliar com seu irmão:
E disse Esaú: De que te serve todo este bando que tenho encontrado? E ele disse: Para achar graça aos olhos de meu senhor.
Mas Esaú disse: Eu tenho bastante, meu irmão; seja para ti o que tens.
Então disse Jacó: Não, se agora tenho achado graça em teus olhos, peço-te que tomes o meu presente da minha mão; porquanto tenho visto o teu rosto, como se tivesse visto o rosto de Deus, e tomaste contentamento em mim.Gênesis 33:8-10
Sem dúvida que quando os irmãos se encontraram Deus estava em Esaú. Ou melhor… Esaú estava com Deus. Nosso Senhor provou que não faz distinção entre as pessoas e ama igual a todos, não esquecendo de Esaú.
Sinceramente não vejo necessidade em enganar as pessoas para ter a promessa de Deus realizada, como fez Jacó (mas não quero julgá-lo). E ainda, de fato, tudo que foi escrito à Esaú se realizou ou se realizará, pois a promessa de Deus para Jacó se realizou na íntegra.
Deus não mente.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário