Visitantes

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Nomes e judaísmo
17:58 קְלַאוּדִינֵי
"Com cada Criança, O Mundo começa de novo."
(Antigo Provérbio Judeu)
O Judaísmo atribui grande importancia para nomeação de cada Criança. Acredita-se que o nome de uma pessoa ou coisa está intimamente ligada à sua essência.
Quando um pai dá a uma criança um nome, o pai da à criança uma conexão com as gerações anteriores.
O pai também está fazendo uma declaração sobre sua esperança de quem seu filho se tornará. Desta forma, o nome carrega com ele uma identidade para a criança.
De acordo com Anita Diamant, em que para nomear seu bebê judeu ", como tarefa designada Adão de dar nomes a todos os seres viventes no Éden, nomear é um exercício de poder e criatividade. ". Muitos pais hoje em dia colocar uma grande quantidade de pensamento e energia para decidir o nome de seu bebê judeu.
Os nomos hebraicos passaram a competir com outros nomes de Línguas que não são do Início da História Judaica. Já no período talmúdico, 200 aC a 500 dC, muitos judeus deram a seus filhos em aramaico, os nomes gregos e romanos.
Mais tarde, durante a Idade Média na Europa Oriental, tornou-se habitual para os pais judeus de dar aos seus filhos dois nomes. Um nome secular para uso em todo o mundo gentio, e um nome hebraico para fins religiosos.
Os nomes hebraicos são usados para chamar os homens à Torá. Em Determinadas orações, como a oração memorial ou a oração para os enfermos, também usa o nome hebraico. Documentos legais, como o contrato de casamento ou ketubah, usa-se o nome hebreu.
As duas principais fontes de nomes em hebraico para bebês judeus de hoje são mais velhos nomes bíblicos e modernos nomes israelense.
A maioria dos nomos na Bíblia São originários da Língua Hebraica. Mais da metade dos 2.800 nomes na Bíblia são originais nomes pessoais. Mais da Metade dos 2,800 nomes na Bíblia São originais nomes Pessoais. Por exemplo, há apenas um Abraão na Bíblia. Apenas cerca de 5% dos nomes encontrados na Bíblia são usados hoje.
Enquanto muitos pais israelenses dão a seus filhos nomes da Bíblia, há também muitos novos e criativos nomes em hebraico moderno usado em Israel hoje. Shir significa canção. Gal significa onda. Gil significa alegria. Aviv significa primavera. Noam significa agradável. Shai significa dom. pais judeus da diáspora pode encontrar um nome hebraico para seu recém-nascido, dentre estes modernos nomes israelense hebraico. "judeus da diáspora Entao, qual é O Nome Certo para Seu Filho? Um nome antigo ou novo nome? Um nome popular ou nome original? Um nome em Portugues, um nome hebraico, ou ambos? Só você e seu parceiro podem responder a esta pergunta.
Converse com pessoas ao seu redor, mas não significa permitir que outros o nome do seu filho. Seja muito na frente com a crença de que você está apenas pedindo conselhos ou sugestões.
Ouça os nomes das outras crianças em seus círculos, mas pensar sobre a popularidade dos nomes que você está ouvindo.
Você quer que o seu filho seja o Jacó em terceiro ou quarto na sua classe?
Classificação de nomes judaicos
Os nomes judaicos podem ser classificados em diferentes categorias:
1 – Nomes bíblicos – nomes mencionados nos Cinco Livros da Torá, nos Profetas, ou nas Sagradas Escrituras.
2 – Nomes talmúdicos – nomes originalmente encontrados no Talmud e Midrashim.
Nomes de sábios da hera Talmudica como Hilel,Shimon,Zacarias,Joaquim
3 – Nomes encontrados na natureza – no mundo animal, alguns dos quais aparecem nas Escrituras, tais como Chava, Rachel, Devorah, Tziporah, Yonah, etc. Há também nomes do reino animal não mencionados nas Escrituras como nomes de pessoas, tais como Aryrh, Zev, Tzvi; tais nomes originaram-se com as bênçãos de Yaacov e Moshê, que aplicaram os nomes de diversas coisas vivas às tribos de Israel.
4 – Nomes encontrados na Natureza – no mundo vegetal, alguns dos quais aparecem nas Escrituras, como Tamar, etc. Outros nomes desse tipo são Shoshana, Alon, Oren, Oranah, Aviva, etc.
5 – Nomes que incluem o Nome de D’us dentro deles, e nomes que expressam agradecimentos a D’us.
6 – Nomes de Anjos, que foram adotados como nomes humanos:Gabriel, Rafael, etc.
7 – Nomes secundários, que ocorrem em conjunto com o nome principal, embora ocasionalmente estejam sozinhos.
Purim Katam
Posted in: Nomes e judaísmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário