Visitantes

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Chamêts e Matsá




Matsá ( Pão Azmo )
Em Pêssach celebramos o nascimento de nossa nacionalidade. É em virtude do singular ato de redenção que somos obrigados a servir D'us e cumprir Seus Mandamentos. Pois foi através da redenção que Ele nos garantiu e nos adotou como seu povo.
A questão é que sabemos que D'us tornou-se mais próximo de nós quando nos redimiu, mas como nos tornamos Sua nação por nossa iniciativa?
A resposta é "matsá", i.e., ao aceitar a idéia da matsá e ao nos livrarmos de todo nosso chamêts.
Quando analisamos as letras hebraicas de chamêts e matsá, percebemos que ambas têm 3 letras similares; as duas palavras têm a letra "mem", a letra "tsadik", e ambas têm uma letra consistindo de 3 linhas "chet" ou hey".
A diferença entre o "hey" e o "chet" é que a 3ª linha do "hey" é quebrada, simbolizando humildade e submissão. Esta é a diferença entre chamêts e matsá, pois ambos têm os mesmos ingredientes; farinha e água. Apenas diferem porque um eleva-se e completa-se com ar quente, um sentimento de orgulho. O outro (matsá) tem os mesmos ingredientes, a única diferença está na atitude, pois permanece plana, mostrando humildade e submissão.
Quando somos arrogantes, nos distanciamos de D'us e nos aproximamos da corrupção, achando que estamos no comando e que nosso pensamento e o que sentimos é o que importa. Se a pessoa elimina o "ar quente" tornando-se humilde, então torna-se próxima do seu Criador e permite a divindade brilhar dentro de si.
Ao comer matsá este ano, deixe escapar o "ar quente" e então você certamente atingirá um nível mais elevado.
Chamêts
É fundamental saber o que é um alimento denominado "Chamêts", já que durante os oito dias da festa, a lei judaica proíbe seu consumo ou possessão.
Chamêts é qualquer comida ou bebida feita à base de trigo, centeio, cevada, aveia ou espelta, ou de seus derivados, mesmo que em quantidade mínima, que é fermentado. A única exceção é a matsá, que é o pão não fermentado, pois foram tomadas precauções especiais para assá-la. Entretanto, mesmo matsot para as quais não foram tomados cuidados estritamente minuciosos (para evitar o início do processo de fermentação) serão consideradas chamêts.
Alimentos que durante o ano inteiro foram verificados, e se enquadram dentro das rigorosas leis da dieta judaica, cashrut, não são necessariamente também permitidos para Pêssach. Requerem preparação especial e só podem ser consumidos durante os oito dias da festa se contiverem em sua embalagem o selo "Casher para Pêssach" emitido por um rabino.
Obs: Pessach é pessach!! para nós Significa nescimento da nossa Nacionalidade e não morte de algum individuo.
Fonte. Pt. Chabad Lubavitch. Org
AJA. Associação Judaísmo em Ação.
Aja com a verdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário