Visitantes

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Reforma Protestante – As “5 Solas” de Lutero

LuteroPor: Patrick Duarte
Salve pensadores de plantão!! Mês de Outubro é sempre complicado. É só chegar próximo ao dia 31 que muitos começam a falar sobre figuras e simbologias do capiroto. O interessante é que tantos se preocupam com isso que se  esquecem o que deveria realmente preocupa-los: Se estão vivendo a palavra de Deus!
Dia 31 de Outubro é o dia da Reforma Protestante. Já ouviu falar? Esse ano ela fez 496 anos.
Em resumo, um sujeito chamado Martinho Lutero escreveu o que hoje é conhecido como “95 Teses” que criticavam as ações feitas pela igreja da época que estavam indo em caminho oposto a palavra de Deus, a Bíblia.  Lutero colou – pregou –  suas teses nas paredes para que todos pudessem ver.
A reforma Protestante foi um grande marco da historia, e hoje, se você denomina-se “protestante” saiba que foi pela coragem de alguém chamado Lutero.
A base da reforma foi feita baseado em cinco fundamentos que foram chamados de “Solas” que são:
Sola Fide (Somente a Fé)
Esse fundamento segue que o homem só pode ser salvo mediante a fé (a exclusividade da ação pela fé). A justificação só virá através da fé que o mesmo possuir no Senhor Jesus Cristo.
Sola Scriptura (Somente as Escrituras)
A bíblia é a Palavra de Deus e somente ela tem o poder de nos dizer e direcionar como devemos levar uma vida de cristão. A bíblia é a revelação de Deus e por ela temos toda a inspiração de Deus para nossas vidas. Qualquer coisa que seja contraria a isso, deve ser descartada!
Sola Christus (Somente Cristo)
Nada de papas, pastores, sacerdotes! Cristo é o único e exclusivo mediador entre você e Deus. Os lideres servem apenas para guiar seus liderados para o caminho da salvação. Cristo é a verdade e ninguém pode se achegar ao Pai sem Ele (Jesus).
“E não há salvação em nenhum outro: porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dentre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” At 4.12.
Sola Gratia (Somente a Graça)
A salvação é um favor imerecido, ou seja, não há necessidade de que seja feito nada para alcança-la. Você não será salvo por mérito próprio, por obras, sacrifícios penitências ou compra de indulgências. A única causa eficaz da salvação é a graça de Deus sobre o pecador. Pela graça somos salvos mediante a fé, e isso não vem do homem é dom de Deus.
Resumindo: Não precisa dar todo seu dinheiro ou comprar um terreno no céu!! Isso é pura enganação meus irmãos. Cuidado!!!
“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se gloria”. Ef 2.8 e 9.
Soli Deo Gloria (A Glória somente a Deus)
Ainda hoje, vemos que muitos pastores e lideres se acham no direito de receber certa devoção. Entendam: Respeito é diferente de idolatrar. Casos assim, infelizmente, acontecem com certa frequência. Homens que se julgam poderosos para doutrinar sem analisar as escrituras, homens que se consideram mediadores da salvação.
A Glória deve ser dada somente e exclusivamente  a Deus. Não falo de gritar no culto “Glóriaaa a Deuxxx!!“, mas toda a sua vida, seu modo de viver, devem ser ações que glorifiquem o nome do Senhor. Somente Ele, Deus, é digno de toda honra e glória.
“Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus.”
Salmos 90:2
Sendo bem objetivo nas explicações. essas são as “Solas” que sustentam a base da Reforma Protestante. Se você ficou interessado leia mais sobre as 95 Teses de Lutero.
Para firmar ainda mais o post de hoje, segue o vídeo do Ariovaldo Jr, o Pastor da Bíblia FreeStyle que explica um pouco sobre o tema.
Fiquem na Paz!!!
Fonte: Blog pensamento livre,

Nenhum comentário:

Postar um comentário