Visitantes

sexta-feira, 16 de maio de 2014


              10 Curiosidades de um Casamento Judaico
28 DE NOVEMBRO DE 2012|107 COMENTÁRIOS
Hey lindonas!!!

Eu sei que muitas tem bastante curiosidade em saber um pouquinho mais da religião judaica e que a maioria AMA os posts de casamento… Então resolvi juntar os dois tópicos prediletos e trazer aqui!
Hoje vou contar um pouquinho sobre as curiosidades e as diferenças em uma cerimônia de casamento judaica!!

Achei que este assunto seria legal, pois assim vocês vão conseguir entender um pouquinho mais da cerimônia do meu casamento!

Então vamos lá… Vou colocar por tópicos aquilo que eu acho interessante e que vocês podem gostar!



1) Já ouvi muita gente dizer que tem certos padres ou paróquias que só aceitam fazer o casamento na Igreja, certo? (Eu não entendo muito deste assunto… Então se eu tiver errada, me corrijam!)
Bom… O casamento judaico é um pouquinho diferente… A gente não tem nenhuma obrigação ou costume de casar na sinagoga…
Aqui em São Paulo tem alguns casamentos que acontecem na sinagoga, mas isso não é de nenhuma tradição ou costume específico…

2) Um item fundamental para a cerimônia judaica é a Chupá (pronuncia-se hupá). No caso dos casamentos católicos seria o altar.
A Chupá deve ter quatro “pilares”, deve ser aberta dos lados e coberta em cima. Ela simboliza passado, presente e futuro, e representa um novo lar a ser formado pelos noivos, cercado pela família e pelos amigos.


Alguns casais seguem o costume de realizar a cerimônia ao ar livre! Mas, é um costume e não uma obrigação…

3) Para os noivos o dia do casamento judaico é como um Yom Kipur (dia do perdão) pessoal.
A tradição diz que neste dia D´us perdoa ambos pelas transgressões cometidas antes, para que os dois possam começar uma vida nova juntos, em um estado totalmente puro.
E é por isso que a noiva costuma vestir cores claras, para representar esta pureza!

4) Na minha opinião a parte mais bonita é o momento antes da noiva entrar!
Antes da noiva, o Hazan entra cantando a música “Boi BeShalom“, que significa “Venha em paz“… E eu trouxe a música, a letra e a tradução para vocês!
(Encontrei esta versão no ritmo de “Haleluia”, que é linda… A minha será outra versão que eu já escolhi! Mas vai ser surpresa, né? Hehehe!)

Tradução:

“Entre em paz ó coroa de seu marido
Mesmo em alegria e bom ânimo
Entre os fiéis da nação preciosa
Entre ó noiva, entre ó noiva.”

5) A questão das madrinhas é um costume de cada país!
No Panamá e nos Estados Unidos, por exemplo, os casamentos judaicos tem “madrinhas e padrinhos”… Não chamamos assim, mas a ideia é a mesma, já que os amigos dos noivos entram e ficam na chupá durante a cerimônia! Mas a comunidade judaica do Brasil não tem este costume…
É mais comum entrar apenas as família… Pais e irmãos, basicamente!

6) A noiva entra com seu pai e o rosto descoberto… O pai entrega sua filha ao noivo e recita uma benção! (Esta é a hora que eu sempre choro!! Hahaha… Às vezes até sem conhecer a noiva direito!)
Ao ser entregue ao noivo, ele cobre o rosto da noiva com o véu e então eles caminham juntos até a chupá… O significado tem algumas origens bíblicas e também simboliza que o noivo não esta interessado em sua beleza exterior, pois ela se vai com o tempo e somente seu interior permanece!

7) Ao chegar na Chupá, a noiva deve dar sete voltas ao redor de seu noivo.
Para as sete voltas eu já escutei algumas explicações…
Já ouvi que uma vez que o mundo foi criado em sete dias, metaforicamente é como se a noiva estivesse construindo as paredes da nova casa do casal… Ou que as sete voltas lembram a queda da muralha de Jericó, e dessa forma a noiva circula o noivo para quebrar qualquer barreira que possa existir entre os dois!
Sei que é um costume dos judeus de origem ashkenazi (judeus de origem ocidental)…
Eu não sou ashkenazi, mas meu noivo é, por isso seguiremos esta tradição na chupá! (E para falar a verdade, eu acho uma tradição linda!!)

8) Duas taças de vinho são servidas na cerimônia de casamento judaico…
O vinho é um símbolo de alegria na tradição judaica e está associado com o Kidush, a reza de santificação recitada no Shabat e nas festividades.
Os noivos devem beber o vinho no mesmo copo, num gesto de partilha total.

9) Na hora de entregar o anel, o noivo deve dizer:
Transcrição: “Harey at mekudeshet li betaba’at zo kedat Moshe veYisra’el”
Tradução: “Eis que você está prometida a mim com este anel, de acordo com a Lei de Moisés e Israel.”
Quando o noivo dá à noiva o anel de casamento, ele declara a sua esposa que ela está prometida em casamento a ele com o anel, de acordo com a Lei de Moisés e Israel.
Então coloca o anel no dedo indicador da mão direita de sua noiva.

10) Um dos símbolos mais marcantes em uma celebração de casamento judaico é a quebra do copo pelo noivo, em que todos os convidados gritam “Mazal Tov” (que significa “boa sorte”).
O noivo quebra este copo, que é colocado no chão, para recordar a destruição do antigo Templo de Jerusalém. A quebra do cristal também faz alusão ao equilíbrio entre os momentos felizes e tristes que serão enfrentados ao longo da vida.

Logo depois da cerimônia, tem a festa!
As festas judaicas tem o costume de ser muitooo muitooo animadas! A maioria dos convidados comparece neste dia com o intuito de alegrar os noivos neste dia tão especial!!
Nos casamentos ortodoxos costuma ter uma divisão no salão, onde as mulheres dançam de um lado e os homens de outro… Mas no meu casamento vai ser tudo junto… A cerimônia será separada (os homens sentam de um lado e as mulheres do outro), mas a festa será junta!

Estas são apenas algumas curiosidades do casamento judaico… É lógico que existem muitas outras, mas o post ia ficar um pouco comprido demais! Hehehe…
Todas as músicas cantadas na cerimônia tem bençãos como letra… E são maravilhosas!!
Depois do meu casamento pretendo trazer um post com cada música e tradução para vocês!!

Espero que tenham gostado, meninas!!
Qualquer dúvida é só mandar aqui nos comments!!

Fonte: Blog da Paulinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário