Visitantes

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Que tipo de amor Davi e Jônatas expressaram um pelo outro?



Jônatas se desfez de sua capa,
armadura e armas na frente de Davi
Há muita especulação em torno desses dois personagens bíblicos, e valendo-se das passagens bíblicas em questão, alguns, tentando corromper o sentido bíblico, dão conotação "homossexual" ao relacionamento de Davi e Jônatas. Como sabemos, a Bíblia é a Palavra de Deus, perfeita, santa, verdadeira e que não se contradiz, e esta não aprovaria essa atitude da parte do mais conhecido rei de Israel caso fosse essa a verdade sobre os dois; a única coisa que há de contradição são as falsas interpretações daqueles que querem fazer o uso da Palavra de Deus para justificar atos que ela mesma reprova, ou então, o fazer uso da Palavra, mesmo sabendo que estão enganados e enganando (por que não creem), para fazer valer aquilo que fazem e que é contrário a vontade de Deus. Queridos irmãos, temos que nos ater às Escrituras e procurar lê-las e sempre fazer a pergunta, por quê? e buscarmos as respostas na própria Bíblia, não na sabedoria humana. Muitos leem textos Bíblicos e querem dar respostas extra-bíblicas, assim não dá. Fica a pergunta: "Davi e Jônatas eram homossexuais?
PROBLEMA: As Escrituras registram o intenso amor que Davi e Jônatas tinham um pelo outro. Há quem tenha dito que isso é uma indicação de que eles eram homossexuais. Isso é deduzido a partir do fato de que está escrito que "Jônatas o amava" (18:3); que Jônatas se desfez de sua capa, armadura e armas na frente de Davi (18:4); também que eles "beijaram-se um ao outro" com grande emoção (20:41). Os tais que alegam isso dizem ainda que as tendências "homossexuais" de Davi podem ser inferidas pelo fato de ele não ter muito sucesso em seus relacionamentos com as mulheres. Agora fazemos uma pergunta: a conclusão tirada desses textos é válida?
SOLUÇÃO: Não há qualquer indicação nas Escrituras de que Davi e Jônatas tenham sido homossexuais. Pelo contrário, há sim, uma forte indicação de que não eram. Então vamos aos fatos: Davi teve uma forte atração por Bate-Seba, (II Sam. 11) revelando que sua orientação sexual era heterossexual, não homossexual. Davi teve um
número muito elevado de mulheres, e isso nos dá indicação de ter sido heterossexual até demais. Quando ainda era general e até depois de se tornar rei, Davi teve pelo menos oito esposas, fora as concubinas:

  1. Ainoã, a jezreelita (I Sam. 25:43);
  2. Abigail, a carmelita (I Sam. 30:5);
  3. Maaca, filha de Talmai, rei de Gesur (II Sam. 3:3);
  4. Mical, filha de Saul (II Sam. 3:14);
  5. Hagite, que lhe deu por filho Adonias (II Sam. 3:4);
  6. Abital, mãe de Sefatias (II Sam. 3:4);
  7. Eglá, mãe de Itreão (I Cron. 3:3);
  8. Bate-Seba, a qual tomara de Urias e que se tornou mãe do sábio Salomão (II Sam. 12:24).







Outros detalhes que também precisamos nos ater, é que o amor de Davi por Jônatas não era o amor sexual (erótico), mas sim o amor da amizade (o amor "phileo"). É comum nas culturas orientais homens heterossexuais expressarem amor e afeição um para o outro. Qual homem, ou qual mulher nunca teve uma amigo (a) de infância que mesmo ainda depois de adultos ainda não são amigos de grande consideração? Eu tenho, e você também deve ter um amigo (a) que nunca esqueceu. Outro detalhe é que Jônatas não se despiu completamente na presença de Davi. O texto diz apenas que ele tirou a armadura e a capa que vestia (I Sam. 18:4) para dá-las a Davi, como símbolo de seu profundo respeito e compromisso com Davi. O detalhe do "beijo" também é uma arma muito forte para aqueles que querem fazer uso de falsas argumentações, porém o beijo era uma forma usual de cumprimento entre homens naqueles dias (como o é ainda hoje em alguns países). Este incidente do "beijo de cumprimento" é descrito cerca de dois capítulos após o relato de Jônatas ter dado a capa e a armadura a Davi (I Sam. 20:41).
Finalmente, a emoção que expressaram foi o choro, e não prazer sexual. O texto diz: "beijaram-se um ao outro e choraram juntos, Davi, porém, muito mais" (I Sam. 20:41).
Existem muitos outros textos bíblicos que também parecem confundir , mas é certo que não confundem os que creem, pois está escrito: "Todo aquele que nele crer não será confundido" (Rom. 10:11). Creia apenas, pois o Senhor não nos quer confundidos, mas fortalecidos n'Ele e em sua Palavra. Graça e paz.

Bibliografias consultadas:
Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia
Israel e sua história: Davi o filho de Jessé, Santos, Dr. Venâncio Josiel dos
www.oucaapalavradosenhor.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário