Visitantes

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Este assunto merece um análise profundo.......................

JOILSON....vc primeiro precisa se situar em algumas coisas.
Sendo David e Jonathan personagens da literatura judaica, vc não pode querer analisar a história deles com olhos de um cristão ocidental ou ateu ! Só tal idéia já desqualificaria qualquer tipo de argumento, pois uma analise para ser séria e honesta deve ser feita dentro da ótica e cultura do povo a qual os personagens pertenciam.

Com essa idéia a gente passa para o segundo passo, entender o minimo de hebraico para poder-mos ter certeza que tais textos da biblia cristã refletem a idéia da linguagem judaica ! Eu sou judeu e já li tantas bobagens escritas na Biblia cristã....por isso não vou dar respostas grosseiras a sua pergunta, pois imagino que vc esteja raciocinando diante de informações que a Biblia cristã te passa. O que posso te dizer de fato é, ESQUEÇA TUDO O QUE VC LÊ NESSE LIVRO !!! ele não reflete a verdade dos fatos.

E porque eu digo isso ? Como eu disse sou judeu, praticante de judaismo, me dedico 2 horas de estudo dos Livros sagrados judaicos todos os dias, e leio hebraico muito bem, tenho acesso aos livros e analiso cada passagem entendendo cada texto, sem me deixar basear por achismo barato.

O primeiro versiculo que vc nos trás ll Shmuel (Samuel) 1:26

Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas; muito querido me eras! Maravilhoso me era o teu amor, ultrapassando o amor de mulheres.

Isso é uma tradução tão porca, que seja o motivo dos cristãos aqui te atacarem ao invés de explicar, pois nem eles se dão conta disso.

O texto correto é: Angustiado estou, meu irmão Yonathan, muito querido me és pois maravilhoso és tua justiça diante do ódio ! Ele (justiça) ultrapassa o amor de mulheres.

O texto do homem David quer nos dizer um problema que ele passa. Após a batalha campal entre judeus e filisteus, onde David mata o Filisteu Goliat, Shaul haMelech (Rei Saul) diz que daria a filha dele, o trono e algumas riquezas (titulo de nobreza para casar com a filha dele) como recompensa ao camarada que livra-se da face da terra o Filisteu. David o fez, e Shaul cumpriu metade da promessa, entregou apenas a sua filha Milcá, o problema aqui é que Milcá não gostava de David, mas sim de uma outra pessoa chamada Uri ben Hagai. Esse Uri era sobrinho de Yakoov Dayan...um dos ministros de Shaul, e também pai de Batshevá (Betesebá). Uri ben Hagai era morador próximo ao palacio....por isso agora entendemos como David passou a gostar de Batshevá....mas continuando a história ! Quando David um dia insinuou lembrar o rei da promessa, Shaul sofreu um acesso de loucura. Na verdade david não queria o trono de Shaul, mas apenas o direito de desposar a filha do rei como ele havia prometido, e não estava mais querendo cumprir !

Yonathan era um homem justo, estudava as escrituras sagradas todos os dias, e viu na atitude do pai algo perveso que contrariava toda a lei, então Yonathan força o pai a entregar a irmã Milcá ao antigo filho de pastor, que agora deveria ser alçado a principe da tribo de Judá para se casar com Milcá. Shaul entregou a filha mas ficava cada dia mais possesso em lembrar que foi obrigado a repensar seus atos...mas em compensação Milcá odiava o pai por ter feito tal promessa sem ter consultado ela. Milcá infernizava a vida do rei todos os dias para anular o casamento, e o rei nada podia fazer, até que um dia ume spirito de furia se apoderou do rei e foi então que ele encontrou a solução...matar David, pois só assim sua filha estaria livre para casar com o amor dela Uri.

Foi ai que começõu as perseguições de Shaul contra David.

David nesse momento não poderia contar com ninguém da corte, só com uma unica pessoa, que percebeu o sofrimento dele..Yonathan.

Por isso David diz: ANGUSTIADO ESTOU, MEU IRMÃO YONATHAN (com medo estou pois querem me matar meu caro amigo....David usa a palavra irmão para demonstrar o mesmo carinho e henstidade que Yonathan demonstrava por David, algo que só poderia existir entre irmãos), MUITO QUERIDO ME ÉS (vc tem muito mais que meu respeito e carinho) POIS MARAVILHO ÉS TUA JUSTIÇA DIANTE DO ÓDIO (quem será que odiava David e não praticava a justiça da promessa ????) ELE ULTRAPASSA O AMOR DE MULHERES (Tua justiça é tão grande que ultrapassa até o amor daquela que deve ser minha mulher....aqui a idéia de mulher é aquela idéia da companheira que jamais abandona o marido em momentos dificeis da vida....e no caso a Milcá não só desejou a cabeça de David por anos como auxiliava o pai indicando os locais que David se escondia da furia do rei Shaul).

Esse é o texto correto e a explicação histórica dos problemas que aflingia David, onde encontrou um grande amigo na figura de seu cunhado YONATHAN.

Insinuar que ambos tinham uma amizade gay não é só brincar com a biografia deles, mas também tentar sujar a imagem deles afirmando algo que eles nunca foram e condenavam pelo conhecimento das leis que eles tinham. É afirmar que ambos eram descumpridores da lei judaica, pois além de chamarem os dois de gays, afirmam que o irmão da esposa de David desrespeitou a irmã casada com o antigo pastor !!

Sem contar que Yonathan também era casado com uma mulher da tribo de Levi !! E David jamais rompeu a amizade com Yonathan como vc afirma através da sua dedução JOILSON !! Yonathan era justo e não poderia aceitar o erro do pai, que num daqueles momento de besteira na vida, faz uma promessa sem sentido !! A culpa de tudo foi de Shaul que no desespero irracional, retira o trono do filho dele para dar a outro que mata-se o guerreiro filisteu !!!

Yonathan sabia disso e aceitou isso como vontade de D-us, por isso não pensou duas vezes em ajudar o antigo pastor, e mais Yonathan fez um de seus filhos a auxiliar o futuro rei das 12 tribos de Ieshurum (Israel), no fim do texto eu digo quem é esse filho de Yonathan.

Voltando Yonathan apenas queria o que era justo, e se o pai dele fez uma grande besteira, agora tinha que ser macho para cumprir o que prometeu. E sempre que o pai armava uma emboscada para David, Yonathan o avisava de alguma forma. Mas Yonathan jamais abandonou o pai nem nos momentos de loucura absurda ! e assim foi quando Shaul decidiu sair a guerra num momento em que seu reino estava enfraquecido. Yonathan sabia que aquele não era o melhor momento para a guerra e que a vida dele e do rei estava seriamente comprometidas....mas o principe não abandonou o pai e foi para a luta, e como é registrado pelo profeta Shmuel....ele morreu ao lado do pai, o homem que ele amava muito, e que tentou resolver nos bastidores as cagadas do pai.

Samuel 20: 6 Se teu pai notar a minha ausência, dirás: Davi me pediu muito que o deixasse ir correndo a Belém, sua cidade, porquanto se faz lá o sacrifício anual para toda a parentela.

Esse outro texto é absurdo, primeiro que na época de David não se poderia fazer sacrificios fora do MISHCAN (Tabernaculo) e o tabernaculo não ficava em Belém a cidade de David, mas sim em HEBRON.

Quem conhece o minimo de cultura judaica sabe que pessoas queridas tem o habito de beijar na face a outra pessoa. Eu beijo meu pai na face, assim como beijo meu irmão, e beijo meus primos....somos todos uma grande familia !!! Assim era David com Yonathan, o unico que defendia a justiça para com David....e ambos tinham muito respeito entre si. E eles se encontravam sim, como afirmei acima, Yonathan procurava ajudar David na fuga dele do Rei Shaul !!

Teu pai bem sabe que achei graça aos teus olhos; pelo que disse: Não saiba isto Jônatas, para que não se magoe. Mas, na verdade, como vive o Senhor, e como vive a tua alma, há apenas um passo entre mim e a morte.

Outro texto porcamente traduzido....pois a tal graça é a palavra CAVOD e significa respeito ou glória. No caso do texto é respeito. E o restante do texto apenas indica que David acredita que não vale mais a pena fugir do rei, ele (David) se sente só num mundo de ódio e que portanto Yonathan não deveria mais ajuda-lo, e com isso se indispor com o pai. David estava desistindo de viver e ao citar a palavra ADONAI (Senhor) ele não tem mais receio de nada, pois a alma dele (David) estava ligada pelo respeito mutuo ao querido amigo, como está alma do homem(todos) com ADONAI.

A minha alma está ligada a alma do meu avô, pois ele me transmitiu muitas coisas e ensinamentos, seria a minha declaração acima algo homossexual ?! me desculpe a sinceridade, mas esqueça toda a afirmação que a biblia cristã trás pois ela reflete apenas o pensamento de uma sociedade que no passado achava o homossexualismo algo normal (sociedades gregas e romanas), a judaica nunca aceitou isso pois ela bate de frente com toda a lei que Moshé (Moisés) recebeu no Sinai.

Espero ter explicado isso claramente.

----------------------------

Esqueci de dizer, o filho de Yonathan era Tsadok (o justo), que era um sacerdote e que junto com o profeta Nathan ungiram Shlomo (Salomão) como rei das 12 tribos. Tsadok durante o reinado de David era aluno de Nathan e auxiliava-o sempre que o rei David precisava. Tsadok nunca deixou o rei de lado, pois como havia prometido a seu pai, iria ajudar o antigo pastor em tudo....principalmente a desenhar o local que seria o futuro Templo fixo em Jerusalém

Nenhum comentário:

Postar um comentário