Visitantes

sábado, 5 de agosto de 2017


A SEMENTE DO EVANGELHO NO BRASIL FOI REGADA COM SANGUE FRANCES
Há 460 anos atrás, no dia 7 de março de 1557, chegaram ao Brasil os primeiros missionários protestantes. Eram eles huguenotes franceses enviados por João Calvino à « França Antártica ». Esta antiga colônia francesa (155-1567) situava-se na baía de Guanabara, RJ - cidade onde nasci.
O grupo missionário era dirigido pelos reverendos Pierre Richier e Guillaume Chartier. No dia 10 de março eles celebraram o primeiro culto protestante das Américas e no dia 21 a primeira Ceia do Senhor foi realizada.
Um pouco depois (1558) a história destes homens encontraria ainda mais afinidade com a dos fundadores do cristianismo – Jesus e seus apóstolos. Os pioneiros do evangelho no Brasil também sofreram perseguição e martírio. Eles assinaram sua sentença de morte ao redigirem a Confissão de Fé da Guanabara (a primeira confissão protestante da América) diante das autoridades católicas. Em consequência eles foram enforcados e lançados do alto das colinas.
A supressão católica não prevaleceu contra o evangelho - segundo Tertuliano, « o sangue dos mártires é a semente da igreja ». Hoje, o protestantismo no Brasil atinge 25% da população, cerca de 50.1 milhões. Na condição de missionário brasileiro na França, sinto uma enorme gratidão a Deus e sou motivado a retribuir de alguma maneira o alto preço pago por estes irmãos em minha terra natal.
Sempre que cruzo a « Place de la Concorde », me lembro do massacre de São Bartolomeu. Uma quantidade muito maior de huguenotes foram mortos ali em 1572. Seus remanescentes partiram forçosamente de sua pátria espalhando ainda mais o evangelho pelo globo. Contudo, a presença protestante na França permanece inferior aos 2% da população.
Massacre de São Bartolomeu
Felizmente, as sementes regadas pelo sangue huguenote certamente já prosperaram no Brasil. Porém, em sua nação, o sangue destes mártires ainda « clama da terra a Deus » (Gn.4 :10). Oro e anseio por testemunhar o desabrochar do evangelho na própria terra destes irmãos.
Oração :
- Que a memória da origem do evangelho no Brasil mova sua Igreja à ser mais comprometida com as missões sem que uma perseguição seja necessária para tal.
- Que os poucos cristãos em território francês tenham ainda mais integridade espiritual e fibra missionária para testemunhar em tempos de paz, do que a que estes irmãos tiveram em tempos de perseguição.
- Que Deus produza um avivamento de salvação sobre o povo francês.
Postado há 8th March por David Romer

Nenhum comentário:

Postar um comentário