Visitantes

domingo, 11 de dezembro de 2016


DOMINGO, 29 DE MAIO DE 2016

Kahal Zur Israel – a primeira Sinagoga das Américas

É incrível como a ocupação holandesa em Pernambuco (1630-1654) deixou marcas tão fortes na história do estado, mesmo tendo durado tão pouco tempo. Algumas dessas marcas estão bem vivas até hoje. 
Em Recife um dos lugares que nos oferece o privilégio de poder conhecer um pouco mais desse período é a SINAGOGA KAHAL ZUR ISRAEL (Congregação Rochedo de Israel” em hebraico). Foi aqui que funcionou a primeira Sinagoga das Américas entre os anos de 1636 e 1654. É uma das preciosidades da Rua do Bom Jesus, a antiga Rua dos Judeus, bem no coração do Recife Antigo

Bora pra lá comigo?


Antes de conhecer a Sinagoga, é importante saber que durante o domínio holandês Pernambuco abrigava uma grande comunidade judaica em fuga da Inquisiçãona Europa. Em 1645 a população judaica no estado correspondia a 50% da população branca (1450 pessoas). Aqui eles gozavam de privilégios jamais alcançados em lugar algum.



A derrota da Holanda para Portugal significou muito mais do que uma importante perda territorial, pois ela pôs fim também à liberdade religiosa vivida aqui até então. A população holandesa, boa parte judia, foi obrigada a escolher entre se converter ao Catolicismo, ser expulsa do país ou viver na clandestinidade e correr o risco de ser entregue à Inquisição. Parte dos que decidiram ir embora fundaram a primeira comunidade judaica de uma das cidades mais importantes do mundo na atualidade: Nova Iorque.

Iniciamos o passeio pelo andar térreo. Se você gosta de história, não perca uma das coisas mais legais da visita à Sinagoga: painéis com os fatos ligados à comunidade judaica de 1500 até o período holandês, com especial atenção à perseguição sofrida após a perda da guerra contra os portugueses.

Veja também parte do piso e paredes originais do século XVII, além de alguns artefatos encontrados durante a recuperação do prédio. 


Uma das maiores provas da existência de uma antiga sinagoga no local foi a descoberta de um Borpoço cuja função é fornecer água corrente ao Mikve (utilizado nas cerimônias depurificação). 

A visita continua no andar seguinte com uma exposição sobre a vida dos que fugiram da Europa para o Brasil no século XX e fundaram a Companhia de Teatro Ídiche do Recife. O teatro foi uma das manifestações culturais mais importantes da comunidade que veio viver aqui a partir do início do século XX.

Nossa visita continua no Salão de Orações


A disposição do salão foi fruto de pesquisas realizadas em sinagogas sefarditas (de origem ibérica) e em residências holandesas construídas no Recife. A localização da arca com o Torah, o livro sagrado do Judaísmo, fica bem de frente ao púlpito e este em direção ao nascente. Tudo como manda a religião.

Aproveite sua visita e deixe seu bilhete com um pedido preso nas paredes da Sinagoga.


O último andar do prédio é ocupado pelo Centro de documentação, com atividades culturais de preservação da memória judaica.

Arquivo Judaico

Arquivo Histórico Judaico de Pernambuco funciona desde 2001 no mesmo edifício da Sinagoga e é responsável pela gestão da memória da imigração judaica para Pernambuco. 


Seu acervo aborda os mais diversos acontecimentos históricos do Brasil e do mundo desde o século XVI. Está à disposição de toda a comunidade.

Informações importantes

Endereço: Rua do Bom Jesus, 197/203, Recife Antigo, Pernambuco, Brasil
Fone: 81 3224-8351
Horário de funcionamento
Terça a sexta-feira das 09h-16h30;
Domingo das 14h-17h30;
Fechado às segundas-feiras
Preço dos ingressos: R$10,00 inteira e R$5,00 meia entrada (estudantes, professores e idosos acima dos 60 anos).



#Pernambuco #Recife #KahalZurIsrael 

Nenhum comentário:

Postar um comentário