Visitantes

segunda-feira, 3 de agosto de 2015




"E Então vocês saberão que eu sou o Senhor"

Recentemente estava lendo alguns capítulos de 1 Reis e por duas vezes me deparei com a frase acima. Acabe era o rei de Israel naquele tempo e era um rei muito mau. Sua esposa era Jezabel, uma mulher muito ímpia. O profeta de Deus naquele tempo era Elias. Apesar do estado em que Israel se encontrava na época, Deus não parou de se tornar conhecido ao Seu povo, que era rebelde e seguia a outros deuses, mas de varias maneiras tentou chamar-lhes a atenção para Si, tornando-se conhecido para eles de que Ele é o Senhor. E foi isso o que me impressionou nestes capítulos: o povo de Deus, por anos andaram contra Ele; por anos o haviam abandonado, adorando a calves de ouro e outros ídolos. No entanto, o Senhor não os abandonou. Ele queria que eles soubessem que Ele é o Senhor e não aqueles os ídolos que estavam adorando.
A frase “e vocês saberão que Eu sou o Senhor” aparece varias vezes na Bíblia. Deus falou esta frase quando Ele tirou o seu povo do Egito. E Ele disse-a para os Egípcios. Os Egípcios saberão que Ele é o Senhor. Esta frase também foi dita quando o povo de Israel estava no deserto e murmuravam contra Deus. Deus lhes prometeu que eles saberiam que Ele é o Senhor. E também foi dita, extensivamente em Ezequiel: onde foi usada em conjunto com o julgamento de Deus: Eles saberão que Ele é o Senhor pelo Seu julgamento.
Deus se fez conhecido. Ele permitiu que o homem soubesse que Ele é o Senhor. Ele permitiu que o Seu povo soubesse que Ele é o Senhor e que Ele não muda. E Ele fez isso por Israel em duas ocasiões do livro de 1 Reis. Vamos vê-las.

1 Reis 18

Elias havia dito a Acabe que não cairia chuva na terra, exceto através da palavra de sua boca (1 Reis 17:1). Passaram-se três anos e não houve nem mesmo uma gota de chuva em toda Israel. O Rei Acabe juntamente com Obadias, um homem de Deus que era o governava de sua casa, saíram à procura de comida para os seus cavalos. Foi neste tempo que Elias veio a Obadias e para ir dizer ao Rei para vim encontrá-lo. Após uma discussão entre Elias e Obadias, Obadias foi e contou ao Rei:
1 Kings 18:16-24 
“Então foi Obadias encontrar-se com Acabe, e lho anunciou; e Acabe foi encontrar-se com Elias. E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe: És tu, pertubador de Israel? Respondeu Elias: Não sou eu que tenho pertubado a Israel, mas és tu e a casa de teu pai, por terdes deixado os mandamentos do Senhor e por teres tu seguido os baalins. Agora pois manda reunir-se a mim todo o Israel no monte Carmelo, como também os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal, e os quatrocentos profetas de Asera, que comem da mesa de Jezabel. Então Acabe convocou todos os filhos de Israel, e reuniu os profetas no monte Carmelo. E Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-lo; mas se Baal, segui-o. O povo, porem, não lhe respondeu nada. Então disse Elias ao povo: Só eu fiquei dos profetas do Senhor; mas os profetas de Baal são quatrocentos e cinquenta homens. Dêem-se-nos, pois, dois novilhos; e eles escolham para si um dos novilhos, e o dividam em pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém não lhe metam fogo; e eu prepararei o outro novilho, e o porei sobre a lenha, e não lhe meterei fogo. Então invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do Senhor; e há de ser que i deus que responder por meio de fogo, esse será Deus. E todo o povo respondeu, dizendo: é boa esta palavra.”
Elias foi especialmente enviado por Deus para demonstrar a presença e o poder de Deus para o Seu povo que o havia esquecido. Deus quis mostrar para Israel que Ele é Deus. Ele quis que o povo se voltasse para Ele e para fazê-lo os reuniu para ver o que estava pra fazer. A seca fez com que Israel sofresse por três anos. Imagine três anos sem chuva. A água e a comida se tornaram escassas. Estou certo de que sob estas condições muitos corações foram quebrantados e Deus quis fazer com que voltassem para dizer-lhes que Ele é o Senhor. Então Israel e os falsos profetas de Baal vieram para o “teste”. Quem veria esta demonstração e duvidaria de que Jeová é Deus? Os versos que seguem nos contam o que aconteceu:
1 Reis 18:25-45 
“Disse, pois, Elias aos profetas de Baal: Escolhei para vós: um dos novilhos e preparai-o primeiro, porque sois muitos, e invocai o nome do Senhor vosso deus, mas não metais fogo ao sacrifício. E tomando o novilho que se lhes dera, prepararam-no, e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até o meio-dia, dizendo: Ah Baal, responde-nos! Porem não houve voz; ninguém respondeu. E saltava em volta do altar que tinham feito. Sucedeu que, ao meio-dia, Elias zombava deles, dizendo: Clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; talvez esteja dormindo, e necessite de que o acordem. E eles clamavam em altas vozes e, conforme o seu costume, se retalhavam com facas e com lancetas, até correr o sangue sobre eles. Também sucedeu que, passando o meio-dia, profetizaram eles até a hora de se oferecer o sacrifício da tarde. Porém não houve voz; ninguém respondeu, nem atendeu. Então Elias disse a todo o povo: chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele. E Elias reparou o altar do Senhor, que havia sido derrubado. Tomou doze pedras, conforme o número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual viera a palavra do Senhor, dizendo: Israel será o teu nome, e com as pedras edificou o altar em nome do Senhor; depois fez em redor do altar um rego, em que podiam caber duas medidas de semente. Então armou a lenha, e dividiu o novilho em pedaços, e o pôs sobre a lenha, e disse: Enchei de água quarto cântaros, e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. Disse ainda: fazei-o segunda vez; e o fizeram segunda vez. De novo disse: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez. De maneira que a água corria ao redor do altar; e ele encheu de água também o rego. Sucedeu pois que, sendo já hora de se oferecer o sacrifício da tarde, o profeta Elias se chegou, e disse: ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque, e de Israel, seja manifestado hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra tenho feito todas estas coisas. Responde-me, ó Senhor, responde-me para que este povo conheça que tu, ó Senhor, és Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração. Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego. Quando o povo viu isto, prostraram-se todos com o rosto em terra e disseram: O senhor é Deus! O Senhor é Deus!
O povo reconheceu que o Senhor (Jahve em Hebreu) é Deus. Deus quer que saibamos que Ele é o Senhor. Ele queria mostrar a rebelde Israel que Ele é Deus e você pode se certificar: eles sabiam disso! Uma chuva muito forte, a primeira após três anos, aconteceu após estes eventos.
Aplicação, do mencionado, para nós: Deus quer que saibamos que Ele é Deus. Ele é o Senhor. Quando me converti ao Cristianismo, o convite feito pelo Senhor em Mateus 7:7-11 foi uma das passagens que eu tinha e ainda tenho em meu coração:
Mateus 7:7-11 
“Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á. Ou qual dentre vós é o homem que, se seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais o vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas pedirem?”
Deus, o Pai de Jesus Cristo, quer te mostrar que Ele, e que ninguém mais, é Deus. Isso serve na realidade especialmente, para aqueles que estão distantes do Senhor, para que O conheçam. Aqueles que estão próximos a Ele, eles já sabem que o Ele é o Senhor. Elias não precisou de um demonstração para saber quem é o Senhor. No entanto, mais tarde, ele teve uma demonstração em 1 Reis 19. Mas o povo de Israel precisava saber disso. Eles estavam distantes do Senhor e tinham se esquecido Dele. Eles precisavam saber que Ele é Deus e Deus lhes fez demonstração especial. Os versos acima, do livro de Mateus, servem para todos. Deus nunca vai parar de responder ao que ora e abençoar o Seu povo. Ele nunca vai deixar de seu um Pai para os Seus filhos. Mas eu gostaria de lhes dizer: Que se você esta longe Dele, se você nem ao mesmo faz parte de Sua família, peça O, entregue-Lhe suas necessidades. Bata em Sua porta. Deus responde as orações e Ele o fará mesmo para aqueles que estão longe Dele e querem se aproximar Dele; Ele quer que fique conhecido a eles que Ele é Deus. Ele vai te responder de uma maneira tão maravilhosa que não restará duvida de que Ele é Deus. Então se aproxime Dele, busque-O e Ele se deixará ser encontrado!

1 Reis 20

O milagre citado acima não é a única demonstração do poder de Deus, que aconteceu durante os tempos terríveis do Reino norte de Israel. Por mais duas vezes encontramos, em 1 Reis 20, a frase “e saberás que eu sou o Senhor”. Ali encontramos Bene-hadade, Reid a Síria, levantando-se contra Israel. Ele veio contra Samaria, cidade capital de Israel, com um exército muito grande. Então um profeta de Deus veio até Acabe:
1 Reis 20:13 
“E eis que um profeta, chegando-se a Acabe, rei de Israel, lhe disse: Assim diz o Senhor: viste toda esta grande multidão? Eis que hoje ta entregarei nas mãos, e saberás que eu sou o Senhor. ”
Deus iria novamente mostrar ao rei Acabe que Ele é o Senhor. Os Sírios vieram com grande poder e com um exército numeroso. Mas como diz Romanos 9:16: “Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus que usa de misericórdia.” Assim também, em Salmo:
Salmos 127:1 
“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.”
O fator decisivo não depende a habilidade e do poder humano, ma sim do Senhor! Um grande exército veio contra Israel, mas Deus utilizaria isso para demonstrar ao Seu povo que Ele, e não os seus ídolos, é o Senhor. Como disse Paulo:
2 Corinthians 12:9 
“o meu poder [Deus] se aperfeiçoa na fraqueza”
Na fraqueza, quando não podemos fazer muito, é que o poder de DEUS se APERFEIÇOA. Então, aqui estão os Sírios, com um grande exército e um grande poderio. No entanto, do outro lado esta não apenas o povo de Israel, mas o Deus de Israel, o Qual deseja que o Seu povo conheça que Ele é o Deus. Os versos seguintes nos contam o desfecho:
1 Reis 20:14-22 
“Perguntou Acabe: Por quem? Respondeu ele: Assim diz o Senhor: Pelos moços dos chefes das províncias. Ainda perguntou Acabe: Quem começará a peleja? Respondeu ele: Tu. Então contou os moços dos chefes das províncias, e eram duzentos e trinta e dois; e depois deles contou todo o povo, a saber, todos os filhos de Israel, e eram sete mil. Saíram, pois, ao meio-dia. Bene-Hadade, porém, estava bebendo e se embriagando nas tendas, com os reis, os trinta e dois reis que o ajudavam. E os moços dos chefes das províncias saíram primeiro; e Bene-Hadade enviou espias, que lhe deram aviso, dizendo: Saíram de Samária uns homens. Ao que ele disse: Quer venha eles tratar de paz, quer venham à peleja, tomai-os vivos. Saíram, pois, da cidade os moços dos chefes das províncias, e o exército que o seguia. E eles mataram cada um o seu adversário. Então os sírios fugiram, e Israel os perseguiu; mas Bene-Hadade, rei da Síria, escapou a cavalo, com alguns cavaleiros. E saindo o rei de Israel, destruiu os cavalos e os carros, e infringiu aos sírios grande derrota. Então o profeta chegou-se ao rei de Israel e lhe disse: Vai, fortalece-te; atenta bem para o que hás de fazer; porque decorrido um ano, o rei da Síria subirá contra ti.”
Os sírios sofreram uma grande derrota. No entanto, apesar da derrota, eles voltariam. O profeta de Deus instruiu o Rei de Israel que eles iriam retornar. Mas não houve diferença no resultado:
“Passado um ano, Bene-Hadade arregimentou os sírios, e subiu a Afeque, ara pelejar contra Israel. Também os filhos de Israel forram arregimentados e providos de víveres, marcharam contra eles. E os filhos de Israel acamparam-se defronte deles, como dois pequenos rebanhos de cabras; mas os sírios enchiam a terra. Nisso chegou o homem de Deus, e disse ao rei de Israel: Assim diz o Senhor: Porquanto os sírios disseram: O Senhor é Deus dos vales, e não Deus dos vales, entregarei nas tuas mãos toda esta grande multidão, e saberás que eu sou o Senhor. Assim, pois, estiveram acampados sete días, uns defronte dos outros. Ao sétimo dia a peleja começou, e num só dia os filhos de Israel mataram dos sírios cem mil homens da infantaria.”
O povo de Israel era muito pequeno se comparado com a multidão dos sírios. Mas Deus era com eles e Ele queria que eles soubessem que Ele é o Senhor. Os sírios perderam a batalha e o seu rei estava fugindo para se esconder. Mais uma vez vemos que isso “não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus que usa de misericórdia” (Romanos 9:16). Novamente, vemos que Deus quer que o povo saiba que Ele é Deus, mesmo quando o Seu povo esta longe Dele. De fato, eram eles que precisavam saber que Ele é Deus.
Pode ser que você tenha tentado de tudo na força do seu braço. Pode ser que você duvide se Deus pode ajudá-lo. Bom, ELE PODE. Deus quer te abençoar e que você saiba que Ele é Deus. Esta era a vontade dele para com Israel e Ele o fez com demonstrações do Seu poder, pelo livramento, milagres e suprindo as necessidades. Aqui esta um convite para você:
Mateus 7:7-11 
“Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á. Ou qual dentre vós é o homem que, se seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais o vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas pedirem?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário