Visitantes

sábado, 29 de agosto de 2015

ESTEVES JACINTO SEM COMPARAÇÃO CD COMPLETO

שמש לים שוקעת- מיכל טל " A todos meus queridos amigos amante do Estado de Israel dedico esta linda canção"




 Shemesh La'yam Shokaat = O sol se põe ao mar, o vento sopra nas montanhas e sons ao longe são ouvidos do canto de uns jovens; contudo um velho carvalho ainda resiste mostrando que nada disso é sonho. Agora vemos a lua prateada, o brilho das cidades e o canto do rouxinol. (Cantora: Michal Tal)

quinta-feira, 27 de agosto de 2015


Paulo Macalão e o político "esquerdista"

Paulo Leivas Macalão foi sem dúvida um grande pioneiro nas Assembleias de Deus no Brasil. Evangelizou os subúrbios do Rio de Janeiro, expandiu e consolidou seu ministério em várias cidades e regiões do país. Tornou-se um personagem mítico ainda antes da sua morte em agosto de 1982. Quando seu nome é pronunciado, à lembrança que vem para muitos é do seu conservadorismo em relação a usos e costumes e  de suas composições e versões para o hinário das ADs, a Harpa Cristã.

Mas, há outro lado não muito explorado pela historiografia oficial: as relações do pioneiro com "gente graúda" da sociedade secular. Não é novidade que pastor Paulo era de família militar, e segundo o sociólogo Paul Freston ele "sempre cultivou vínculos" com os mesmos. Mas a foto dessa postagem revela um contato um pouco mais além do líder de Madureira com os "senhores" desse mundo.

Macalão e Café Filho: aproximação inusitada

Nela, Macalão acompanhado de sua esposa Zélia Brito Macalão, entre outros visita (ou recebe a visita), de João Augusto Fernandes Campos Café Filho, ou simplesmente Café Filho. Para quem não sabe, Café Filho assumiu a presidência da República em um momento dramático da história do país, quando Getúlio Vargas em meio a uma crise política suicidou-se em 24 de agosto de 1954. O político originário do Rio Grande do Norte havia sido eleito vice-presidente na chapa que alçou Vargas novamente à presidência do país pelo voto popular em 1950.

Não se sabe, porém, se a visita e a entrega da Bíblia ao proeminente político foram antes ou depois de sua ascensão ao cargo máximo da República brasileira. Pode ter sido o momento em que, o conhecido líder da AD em Madureira convidou Café Filho para desatar a fita simbólica na inauguração do templo sede de Madureira no dia 1º de maio de 1953. O então vice-presidente não compareceu as celebrações, mas enviou para essa honrosa tarefa o coronel Sérgio Marinho.

Há outro detalhe que não pode ser ignorado. Café Filho, ao assumir a presidência com o suicídio de Vargas, tornou-se o primeiro presidente de filiação protestante do Brasil. O político potiguar havia sido criado em uma Igreja Presbiteriana, mas ao contrário de muitos dos seus irmãos de fé, posicionava-se de forma polêmica em alguns assuntos que até hoje são considerados caros para os evangélicos.

Segundo o biógrafo de Getúlio, o jornalista Lira Neto, Café Filho chegou a vice-presidência através de uma imposição do governador Ademar de Barros ao político gaúcho, como condição para apoiá-lo no Estado de São Paulo. Lira Neto ainda informa que, o vice de Vargas era bem "avaliado pela imprensa" e considerado "como um dos melhores e mais atuantes parlamentares daquela legislatura". Entretanto seu nome não agradava aos militares pois era visto como um "político de tendências esquerdistas" e "possuía histórico suspeito pelos senhores da caserna".

O motivo? O político presbiteriano denunciara o golpe do Estado Novo 1937 (feito pelo próprio Getúlio com ajuda dos militares), e defendera o Partido Comunista do Brasil e seus parlamentares quando os mesmos tiveram seus mandatos extintos em 1948. Ainda segundo Lira Neto: "Como não bastasse, (Café Filho) era evangélico e defensor do divórcio, o que o deixava mal, com a Igreja".

"Nenhum católico poderá votar no sr. Café Filho". Essa foi a determinação da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro, atendendo ao parecer da Liga Eleitoral Católica (LEC), uma organização civil-religiosa que "se arrogava o direito de vetar e aprovar candidatos". A liga, além de recomendar os eleitores católicos a não votar no deputado potiguar, ainda moveu uma grande campanha contra ele, com o objetivo claro de atingir Getúlio. 

Diante de tal quadro político-eclesiástico, a simpatia do pastor pentecostal Paulo Leivas Macalão por Café Filho, o qual era considerado persona non grata para grande parte dos militares, católicos e evangélicos é algo inusitado. E como esta possível aproximação com um político evangélico, que defendia o divórcio e os "terríveis" comunistas foi recebida por seus companheiros de ministério?

Até onde se sabe, pastor Paulo não foi excluído por isso, nem chamado de herege, ou taxado de comunista como seria nos dias de hoje. Mas suas ligações com políticos controversos lhe cobrariam um preço. Mas isso é outra história. Aguarde!

Fontes:


ARAÚJO, Isael de. Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.

DANIEL, Silas. História da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.

FERREIRA, Samuel (org.) Ministério de Madureira em São Paulo fundação e expansão 1938-2011. Centenários de Glórias. Cem anos fazendo história 1911-2011 s.n.t.


FRESTON, Paul. Breve História do Pentecostalismo. In: ANTONIAZZI, Alberto. Nem anjos nem demônios; interpretações sociológicas do pentecostalismo. Petrópolis: Vozes, 1994.

NETO, Lira. Getúlio: Da volta pela consagração popular ao suicídio (1945-1954). São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

Acendimento das velas 17:34 Término do Shabat 18:28 Horário de verão Acendimento para sexta-feira, 28/8/2015


Beit El Shamah.


OTONIEL E OZIEL - PORTO DE CANAÃ

Para lê o texto na intégra use a barra de rolamento utilizando a seta abaixo com opção esquerda ou direita.....







CONTRASTES ENTRE ISRAEL E IGREJA
A) ESCOLHA DE DEUS
· Deus escolheu Israel para a sua glória na terra. Gên. 15:7 - Josué 11:23 - Êxodo 32:13
· Deus escolheu a igreja para a sua glória no Céu. Efésios 2:4 a 7
B) TEMPO DA ESCOLHA.
· Israel foi escolhido através do chamado de Abraão. Gênesis 12:1-3
· A igreja foi escolhida antes da fundação do mundo. Efésios 1: 4
C) O PROPÓSITO DE DEUS.
· Fazer de Israel uma nação diferente de todas. Gen. 12:2 - 46:3
· Fazer da igreja um corpo diferente de todos. Efésios 1:15-23 II Corintios 11:2, Cantares 4:1
D) O CHAMADO.
· Deus chamou uma pessoa para dela formar uma nação. Isaías 51:2
· A igreja chamada entre muitos para se tornar um só corpo. Efésios 2:11-16
E) O ENCONTRO COM CRISTO.
· Os Judeus serão chamados de volta a sua pátria. Jeremias 33:7-9
· A igreja será chamada aos céus. I Tessalonicenses. 4:13-15
F) A RELAÇÃO COM CRISTO.
· Cristo será o rei de Israel. Zacarias. 14:17
· Cristo é a cabeça do corpo, e noivo da igreja Efésios 1:22 - 4:15
G) A HERANÇA.
· A herança de Israel é a terra. Gen. 12:7
· A herança da igreja é o céu. Efésios 1:3
E quem é O Israel de Deus?
"E, a todos quantos andarem de conformidade com esta regra, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus" (Gl 6.16).
O "Israel espiritual" realmente existe. Esse termo refere-se aos judeus que confiaram em Jesus como seu Messias. A Igreja, no entanto, nunca é chamada de "Israel espiritual",.
A passagem é simples e clara. A primeira parte do versículo 16:
"E, a todos quantos andarem de conformidade com esta regra", refere-se à regra recém mencionada por Paulo no versículo 15: "Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura". Esta é uma categoria espiritual que engloba todos os crentes, para os quais Paulo pronuncia uma bênção: "paz e misericórdia sejam sobre eles".
A ela segue-se seu comentário adicional: "e sobre o Israel de Deus".
Gálatas refere-se a gentios que procuravam alcançar a salvação pela lei. Eles estavam sendo enganandos pelos judaizantes – judeus que exigiam a adesão à lei de Moisés. Para estes, um gentio tinha de converter-se primeiro ao judaísmo a fim de ser qualificado para a salvação por meio de Cristo.
No versículo 15, Paulo afirma que o importante para a salvação é a fé, que tem como conseqüência o ser nova criatura. A seguir, ele pronuncia uma bênção sobre dois grupos de pessoas que deveriam seguir essa regra da salvação unicamente pela fé. O primeiro grupo, referido na passagem pelo pronome "eles", é o dos cristãos gentios, a quem ele havia dedicado a maior parte da epístola. O segundo grupo é denominado de "o Israel de Deus". Nesse caso, trata-se de cristãos hebreus que, em contraste com os judaizantes, seguiam a regra da salvação unicamente pela fé. Por outro lado, nota-se uma distinção entre os dois grupos, pois apenas os cristãos hebreus são o Israel de Deus. Trata-se de uma questão de posição, que aqui representa uma função definida.
Israel sempre significa Israel.
De fato, na Bíblia inteira não há um único caso em que a expressão Israel se refira a outra coisa que não ao povo judeu.
É valido destacar que como eu disse no artigo “Tipologia Bíblica – Parte 1
(O Tabernáculo)”, A tipologia é o estudo das figuras e símbolos da Bíblia, com os quais Deus procura mostrar, por meio de coisas terrestres as coisas espirituais.
Visto a incapacidade da mente humana de compreender as coisas divinas, nos mesmos termos encontramos no Antigo Testamento Deus falando das glórias celestiais através de coisas terrestres, ou sejam, TIPOS, ou o que revelam o ANTI-TIPO.
Agostinho estava absolutamente correto em seu dito famoso: “O Novo Testamento está oculto no Antigo Testamento, e o Antigo é revelado no novo”.
Existe uma relação profética muito interessante entre o Antigo Testamento e o Novo Testamento. Essa relação analógica (analogia = semelhança entre coisas diferentes) entre os símbolos e personagens do Antigo Testamento e aos elementos do Novo Testamento é chamada de tipologia bíblica.
• O Egito está relacionado ao mundo.
• Israel está relacionado à Igreja de Jesus.
• O deserto está relacionado à trajetória da nossa vida aqui na Terra. 
• Canaã, a terra prometida, é relacionada ao reino dos céus.
A SABER, ABRAÃO TEM 3 TIPOS DE DESCENDENTES:
1. Os descendentes físicos de Abraão por Isaque e Jacó ( Israel ).
2. Os descendentes físicos de Abraão, que têm a fé de Abraão - este é o "Israel espiritual". Para SER ISRAEL tem de ter SANGUE DE ABRAÃO NAS VEIAS.
3. Os descendentes de Abraão ( NUNCA chamados "Israel") - Estes não tem o sangue, mas têm a fé. São descendentes de Abraão porque estão unidos a Jesus Cristo que é descendente de Abraão. Leia Rm 4: 9,18.
É clara a distinção entre Israel e a Igreja encontrada em Gálatas 6.16.
Talvez mais uma observação possa ser feita. No livro de Atos, tanto Israel como a Igreja existem simultaneamente. O termo Israel é usado vinte vezes, e o termo "ekklesia" (Igreja), dezenove vezes. No entanto, os dois grupos são sempre tratados de forma distinta.
A afirmação de que "Israel sempre significa Israel" e o fato de Israel e a Igreja serem povos de Deus distintos não são apenas crenças teológicas.
Essas coisas são especificamente ensinadas na Bíblia.
Atualmente, vivemos na época da Igreja, que se encerrará com o Arrebatamento – que pode ocorrer a qualquer momento.
Então, a história completará a semana final da profecia sobre as setenta semanas de Daniel, que terminará com a conversão de Israel a Jesus como seu Messias.
Isso conduzirá ao reinado de mil anos, no qual Israel será o cabeça sobre todas as nações. Não somente a Bíblia distingue entre o plano de Deus para Israel e Seu plano para a Igreja, mas também ensina, em Gálatas 6.16, a distinção entre judeus salvos e judeus perdidos.
Compartilhe este texto:
Share on facebook Share on twitterShare on emailMore Sharing Services
1
O artigo acima é colaboração de " Pr. Rodrigo M. de Oliveira "
Professor de Teologia Sistemática na Cadeira de Apocalipse e Escatologia. Professor no Instituto Teológico Quadrangular.
Conferencista, e consultor teológico. Apologista Cristão Evangélico.

Haja paz dentro do seus muro...



Teologia Pentecostal: A “Declaração de Fé das Assembleias de Deus” e o s...

Teologia Pentecostal: A “Declaração de Fé das Assembleias de Deus” e o s...: Por Gutierres Fernandes Siqueira A Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil (CGADB) criou uma comissão especial para a elabora...

segunda-feira, 24 de agosto de 2015


CONTRASTES ENTRE ISRAEL E IGREJA
A) ESCOLHA DE DEUS
· Deus escolheu Israel para a sua glória na terra. Gên. 15:7 - Josué 11:23 - Êxodo 32:13
· Deus escolheu a igreja para a sua glória no Céu. Efésios 2:4 a 7
B) TEMPO DA ESCOLHA.
· Israel foi escolhido através do chamado de Abraão. Gênesis 12:1-3
· A igreja foi escolhida antes da fundação do mundo. Efésios 1: 4
C) O PROPÓSITO DE DEUS.
· Fazer de Israel uma nação diferente de todas. Gen. 12:2 - 46:3
· Fazer da igreja um corpo diferente de todos. Efésios 1:15-23 II Corintios 11:2, Cantares 4:1
D) O CHAMADO.
· Deus chamou uma pessoa para dela formar uma nação. Isaías 51:2
· A igreja chamada entre muitos para se tornar um só corpo. Efésios 2:11-16
E) O ENCONTRO COM CRISTO.
· Os Judeus serão chamados de volta a sua pátria. Jeremias 33:7-9
· A igreja será chamada aos céus. I Tessalonicenses. 4:13-15
F) A RELAÇÃO COM CRISTO.
· Cristo será o rei de Israel. Zacarias. 14:17
· Cristo é a cabeça do corpo, e noivo da igreja Efésios 1:22 - 4:15
G) A HERANÇA.
· A herança de Israel é a terra. Gen. 12:7
· A herança da igreja é o céu. Efésios 1:3
E quem é O Israel de Deus?
"E, a todos quantos andarem de conformidade com esta regra, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus" (Gl 6.16).
O "Israel espiritual" realmente existe. Esse termo refere-se aos judeus que confiaram em Jesus como seu Messias. A Igreja, no entanto, nunca é chamada de "Israel espiritual",.
A passagem é simples e clara. A primeira parte do versículo 16:
"E, a todos quantos andarem de conformidade com esta regra", refere-se à regra recém mencionada por Paulo no versículo 15: "Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura". Esta é uma categoria espiritual que engloba todos os crentes, para os quais Paulo pronuncia uma bênção: "paz e misericórdia sejam sobre eles".
A ela segue-se seu comentário adicional: "e sobre o Israel de Deus".
Gálatas refere-se a gentios que procuravam alcançar a salvação pela lei. Eles estavam sendo enganandos pelos judaizantes – judeus que exigiam a adesão à lei de Moisés. Para estes, um gentio tinha de converter-se primeiro ao judaísmo a fim de ser qualificado para a salvação por meio de Cristo.
No versículo 15, Paulo afirma que o importante para a salvação é a fé, que tem como conseqüência o ser nova criatura. A seguir, ele pronuncia uma bênção sobre dois grupos de pessoas que deveriam seguir essa regra da salvação unicamente pela fé. O primeiro grupo, referido na passagem pelo pronome "eles", é o dos cristãos gentios, a quem ele havia dedicado a maior parte da epístola. O segundo grupo é denominado de "o Israel de Deus". Nesse caso, trata-se de cristãos hebreus que, em contraste com os judaizantes, seguiam a regra da salvação unicamente pela fé. Por outro lado, nota-se uma distinção entre os dois grupos, pois apenas os cristãos hebreus são o Israel de Deus. Trata-se de uma questão de posição, que aqui representa uma função definida.
Israel sempre significa Israel.
De fato, na Bíblia inteira não há um único caso em que a expressão Israel se refira a outra coisa que não ao povo judeu.
É valido destacar que como eu disse no artigo “Tipologia Bíblica – Parte 1
(O Tabernáculo)”, A tipologia é o estudo das figuras e símbolos da Bíblia, com os quais Deus procura mostrar, por meio de coisas terrestres as coisas espirituais.
Visto a incapacidade da mente humana de compreender as coisas divinas, nos mesmos termos encontramos no Antigo Testamento Deus falando das glórias celestiais através de coisas terrestres, ou sejam, TIPOS, ou o que revelam o ANTI-TIPO.
Agostinho estava absolutamente correto em seu dito famoso: “O Novo Testamento está oculto no Antigo Testamento, e o Antigo é revelado no novo”.
Existe uma relação profética muito interessante entre o Antigo Testamento e o Novo Testamento. Essa relação analógica (analogia = semelhança entre coisas diferentes) entre os símbolos e personagens do Antigo Testamento e aos elementos do Novo Testamento é chamada de tipologia bíblica.
• O Egito está relacionado ao mundo.
• Israel está relacionado à Igreja de Jesus.
• O deserto está relacionado à trajetória da nossa vida aqui na Terra.
• Canaã, a terra prometida, é relacionada ao reino dos céus.
A SABER, ABRAÃO TEM 3 TIPOS DE DESCENDENTES:
1. Os descendentes físicos de Abraão por Isaque e Jacó ( Israel ).
2. Os descendentes físicos de Abraão, que têm a fé de Abraão - este é o "Israel espiritual". Para SER ISRAEL tem de ter SANGUE DE ABRAÃO NAS VEIAS.
3. Os descendentes de Abraão ( NUNCA chamados "Israel") - Estes não tem o sangue, mas têm a fé. São descendentes de Abraão porque estão unidos a Jesus Cristo que é descendente de Abraão. Leia Rm 4: 9,18.
É clara a distinção entre Israel e a Igreja encontrada em Gálatas 6.16.
Talvez mais uma observação possa ser feita. No livro de Atos, tanto Israel como a Igreja existem simultaneamente. O termo Israel é usado vinte vezes, e o termo "ekklesia" (Igreja), dezenove vezes. No entanto, os dois grupos são sempre tratados de forma distinta.
A afirmação de que "Israel sempre significa Israel" e o fato de Israel e a Igreja serem povos de Deus distintos não são apenas crenças teológicas.
Essas coisas são especificamente ensinadas na Bíblia.
Atualmente, vivemos na época da Igreja, que se encerrará com o Arrebatamento – que pode ocorrer a qualquer momento.
Então, a história completará a semana final da profecia sobre as setenta semanas de Daniel, que terminará com a conversão de Israel a Jesus como seu Messias.
Isso conduzirá ao reinado de mil anos, no qual Israel será o cabeça sobre todas as nações. Não somente a Bíblia distingue entre o plano de Deus para Israel e Seu plano para a Igreja, mas também ensina, em Gálatas 6.16, a distinção entre judeus salvos e judeus perdidos.

Compartilhe este texto:
Share on facebook Share on twitterShare on emailMore Sharing Services
1
O artigo acima é colaboração de " Pr. Rodrigo M. de Oliveira "
Professor de Teologia Sistemática na Cadeira de Apocalipse e Escatologia. Professor no Instituto Teológico Quadrangular.
Conferencista, e consultor teológico. Apologista Cristão Evangélico.

Abigail, um exemplo de mulher sábia
FACEBOOK ARTIGO ANTERIOR PRÓXIMO ARTIGO
O sábio Salomão, rei e profeta de Israel fala de uma mulher sábia a quem ele admira muito. Sou propenso a acreditar que este registro é um exemplo real e tenha sido inspirado na sensata e prudente Abigail. Abigail tornou-se uma das esposas do rei Davi. A história de como ela conheceu o rei é um estudo fascinante sobre uma senhora interessante. Ela era simpática e compreensiva, mesmo quando a situação ao redor dela era difícil. Podemos aprender muito com esta mulher de fé do Antigo Testamento.
A história principal de Abigail é encontrada em 1 Samuel 25. Ela é mencionada algumas outras vezes nas escrituras, mas não com tantos detalhes como é encontrado neste capítulo principal. Nós sabemos de uma outra referência em 1 Crônicas 3 que Abigail era a mãe do filho de Davi chamado Daniel.
“E quando os servos de Davi chegaram a Abigail, no Carmelo, lhe falaram, dizendo: Davi nos mandou a ti, para te tomarmos por sua mulher. E ela se levantou, e se inclinou com o rosto em terra, e disse: Eis que a tua serva servirá de criada para lavar os pés dos servos de meu senhor.” 1 Samuel 25:40-41
Nabal, marido de Abigail, era um homem rico, dono de 3.000 ovelhas e 1.000 caprinos (1 Samuel 25:2). A Bíblia diz que este homem era mesquinho e do mal na forma como ele conduziu o negócio. Davi enviou alguns de seus homens para ver se Nabal iria conceder uma oferta de alimentos para seus homens.
Este não era um pedido irracional dada a situação. Os pastores de Nabal viveu e trabalhou entre Davi e seus homens. Davi ofereceu proteção para os homens e o gado de Nabal. Esta área era invadida regularmente pelos filisteus na terra (1 Samuel 23). Davi deu a proteção necessária que beneficiou Nabal e colaborou indiretamente com a sua prosperidade.
Em cima da proteção que foi dada, nós aprendemos no versículo 3 que Nabal era da família de Calebe. Esta é a família que fundou a cidade de Belém, local de nascimento de Davi. Nabal era um parente próximo de Davi. Nabal sabia muito bem quem era Davi, embora ele alegue não saber sobre Davi e seus homens (1 Samuel 25:10).
A resposta de Nabal ao pedido de Davi foi a recusa pura e simples e, em seguida, ele acusou Davi de ser um escravo fugitivo. Em resposta, Davi preparou 400 de seus homens para ir saquear e destruir Nabal. Este contingente não era todos os seus homens.
Davi tinha ainda 200 homens de seu exército que ficaram para proteger o acampamento. Davi não considerou necessário envolver todos os seus homens em uma tarefa tão fácil.
Muitas vezes, ouvi as pessoas abordar a questão de saber se Davi estava certo em sua resposta a Nabal. Sei que nós não podemos responder a isso de forma definitiva, mas sabemos que a resposta de Abigail era a correta.
Resposta de Abigail
Abigail sabiamente viu que Davi era capaz de destruir Nabal e as pessoas que ela amava. Ela sabia o poder de Davi e os seus homens valentes. Ela também sabia que Davi era o rei ungido de Israel (1 Samuel 25:30). Deus iria proteger Davi. Ela queria ser uma parte da obra de Deus.
Os pastores de Nabal sabia que era inútil tentar falar com seu mestre (1 Samuel 25: 17) para o que informou a Abigail dos planos de Davi para matar o povo de Nabal. Os pastores disseram a Abigail da bondade e proteção que David tinha fornecido. Depois que ela ouviu falar sobre os planos de Davi, ela secretamente se preparou para encontrá-lo com um presente.
Ela reconheceu que Davi estava protegido por Deus. Ela sabia que não havia sentido em tentar lutar com ele. Eu acredito que ela estava pensando mais nas pessoas da casa do que apenas a si mesma quando ela fez seu apelo ao Davi. Ela desejou proteger as pessoas inocentes que trabalhavam para Nabal.
Curiosamente, em seu apelo a Davi falou sobre Deus usando uma tipoia para frustrar os seus inimigos (1 Samuel 25:29). Ela sabia que Davi tinha matado um inimigo anterior de Deus usando essa mesma arma. Ela fez um apelo a Davi de uma forma muito pessoal.
abigail
Imagem – Abigail vai ao encontro de Davi levando mantimentos
Ela deu a David uma oferta de 200 pães, 2 garrafas de vinho, cinco ovelhas, 5 medidas de milho, 100 cachos de passas e 200 bolos de figo. Esta foi certamente uma oferta generosa. Ela não deixou Nabal saber que ela ia dar este presente a um homem que Nabal havia dito anteriormente que não era digno de tal presente. Davi aceitou o presente e voltou para seu acampamento apaziguado por causa da bondade de Abigail em nome de Nabal.
A reação de Nabal
Abigail voltou para a casa para encontrar Nabal bêbado. Ela sabiamente nem mesmo tentou falar com ele naquele momento. Ela esperou até que ele estava sóbrio no dia seguinte. Abigail disse a Nabal tudo o que havia acontecido entre ela e Davi.
Como que Davi estava em seu caminho com seus renomados homens poderosos para destruir Nabal e sua família. Ela provavelmente também lhe contou sobre o dom generoso que ela concedeu a Davi.
Ao ouvir todas estas notícias, a Bíblia diz que o coração de Nabal morreu dentro dele. Isto poderia significar que ele teve um ataque cardíaco, ou, mais provavelmente, significa que ele teve um derrame. A reação de Nabal apresentou realidades brutas e cruéis.
Uma delas é que sua esposa o havia traído, dando a comida que o próprio Nabal se recusou a dar. Além disso, ele percebeu que Davi, com seus 400 homens era muito mais poderoso do que Nabal e seu bando de pastores.
Nabal teria sido dizimado pelas forças do Davi. Mesmo que Nabal tenha alegado que ele não sabia quem era Davi, ele certamente temia o rei ungido e seu exército. O resultado dessa percepção e a reação física de Nabal experimentada foi que ele morreu 10 dias depois.
algum tempo depois, Davi enviou seus homens para tomar Abigail para ser sua esposa. Tenho certeza de que ela era uma senhora bonita, mas Davi provavelmente reconheceu alguma grande sabedoria nela. Ela sabia como desarmar uma situação volátil.
Tenho certeza de que ela não se propôs a ver o marido perverso ser morto por Deus, mas ela deixou Deus usá-la para trazer julgamento sobre Nabal e para proteger o rei ungido de Israel.
O capítulo termina dizendo que Davi tomou também a Ainoã para ser sua esposa, sendo Mical mencionada. Na história de Davi e Golias, Davi tinha sido dado a Mical, filha de Saul, para ser sua esposa. Mas, mais tarde Saul levou sua filha para longe de Davi e deu-lhe em casamento a outro homem. Há uma lista dos descendentes de Davi em 1 Crônicas 3.
Há sete esposas, que figuram nesta passagem. Estas são apenas as mulheres que tiveram filhos com ele, pois sabemos que ele tinha pelo menos uma outra mulher (Mical) que não deu filhos a Davi e não está listada nessa passagem.
Oh, bem que eu poderia ser como Abigail e ter a sabedoria de seguir os desejos de Deus, mesmo quando o resultado não é certo.
Abigail era sábia e prudente. Ela sabia que o plano de Deus para a nação e que Davi era imbatível. Segundo a a vontade de Deus conhecida, Deus usou suas ações para cumprir seus propósitos.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015




"Tenho uma queixa contra Moshé Rabeinu. Ele nos conduziu durante 40 anos pelo deserto e nos trouxe para um dos raros lugares do Oriente Médio onde não há petróleo".Ex primeira ministra de Israel,Golda Meir"








"E Então vocês saberão que eu sou o Senhor"

Recentemente estava lendo alguns capítulos de 1 Reis e por duas vezes me deparei com a frase acima. Acabe era o rei de Israel naquele tempo e era um rei muito mau. Sua esposa era Jezabel, uma mulher muito ímpia. O profeta de Deus naquele tempo era Elias. Apesar do estado em que Israel se encontrava na época, Deus não parou de se tornar conhecido ao Seu povo, que era rebelde e seguia a outros deuses, mas de varias maneiras tentou chamar-lhes a atenção para Si, tornando-se conhecido para eles de que Ele é o Senhor. E foi isso o que me impressionou nestes capítulos: o povo de Deus, por anos andaram contra Ele; por anos o haviam abandonado, adorando a calves de ouro e outros ídolos. No entanto, o Senhor não os abandonou. Ele queria que eles soubessem que Ele é o Senhor e não aqueles os ídolos que estavam adorando.
A frase “e vocês saberão que Eu sou o Senhor” aparece varias vezes na Bíblia. Deus falou esta frase quando Ele tirou o seu povo do Egito. E Ele disse-a para os Egípcios. Os Egípcios saberão que Ele é o Senhor. Esta frase também foi dita quando o povo de Israel estava no deserto e murmuravam contra Deus. Deus lhes prometeu que eles saberiam que Ele é o Senhor. E também foi dita, extensivamente em Ezequiel: onde foi usada em conjunto com o julgamento de Deus: Eles saberão que Ele é o Senhor pelo Seu julgamento.
Deus se fez conhecido. Ele permitiu que o homem soubesse que Ele é o Senhor. Ele permitiu que o Seu povo soubesse que Ele é o Senhor e que Ele não muda. E Ele fez isso por Israel em duas ocasiões do livro de 1 Reis. Vamos vê-las.

1 Reis 18

Elias havia dito a Acabe que não cairia chuva na terra, exceto através da palavra de sua boca (1 Reis 17:1). Passaram-se três anos e não houve nem mesmo uma gota de chuva em toda Israel. O Rei Acabe juntamente com Obadias, um homem de Deus que era o governava de sua casa, saíram à procura de comida para os seus cavalos. Foi neste tempo que Elias veio a Obadias e para ir dizer ao Rei para vim encontrá-lo. Após uma discussão entre Elias e Obadias, Obadias foi e contou ao Rei:
1 Kings 18:16-24 
“Então foi Obadias encontrar-se com Acabe, e lho anunciou; e Acabe foi encontrar-se com Elias. E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe: És tu, pertubador de Israel? Respondeu Elias: Não sou eu que tenho pertubado a Israel, mas és tu e a casa de teu pai, por terdes deixado os mandamentos do Senhor e por teres tu seguido os baalins. Agora pois manda reunir-se a mim todo o Israel no monte Carmelo, como também os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal, e os quatrocentos profetas de Asera, que comem da mesa de Jezabel. Então Acabe convocou todos os filhos de Israel, e reuniu os profetas no monte Carmelo. E Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-lo; mas se Baal, segui-o. O povo, porem, não lhe respondeu nada. Então disse Elias ao povo: Só eu fiquei dos profetas do Senhor; mas os profetas de Baal são quatrocentos e cinquenta homens. Dêem-se-nos, pois, dois novilhos; e eles escolham para si um dos novilhos, e o dividam em pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém não lhe metam fogo; e eu prepararei o outro novilho, e o porei sobre a lenha, e não lhe meterei fogo. Então invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do Senhor; e há de ser que i deus que responder por meio de fogo, esse será Deus. E todo o povo respondeu, dizendo: é boa esta palavra.”
Elias foi especialmente enviado por Deus para demonstrar a presença e o poder de Deus para o Seu povo que o havia esquecido. Deus quis mostrar para Israel que Ele é Deus. Ele quis que o povo se voltasse para Ele e para fazê-lo os reuniu para ver o que estava pra fazer. A seca fez com que Israel sofresse por três anos. Imagine três anos sem chuva. A água e a comida se tornaram escassas. Estou certo de que sob estas condições muitos corações foram quebrantados e Deus quis fazer com que voltassem para dizer-lhes que Ele é o Senhor. Então Israel e os falsos profetas de Baal vieram para o “teste”. Quem veria esta demonstração e duvidaria de que Jeová é Deus? Os versos que seguem nos contam o que aconteceu:
1 Reis 18:25-45 
“Disse, pois, Elias aos profetas de Baal: Escolhei para vós: um dos novilhos e preparai-o primeiro, porque sois muitos, e invocai o nome do Senhor vosso deus, mas não metais fogo ao sacrifício. E tomando o novilho que se lhes dera, prepararam-no, e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até o meio-dia, dizendo: Ah Baal, responde-nos! Porem não houve voz; ninguém respondeu. E saltava em volta do altar que tinham feito. Sucedeu que, ao meio-dia, Elias zombava deles, dizendo: Clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; talvez esteja dormindo, e necessite de que o acordem. E eles clamavam em altas vozes e, conforme o seu costume, se retalhavam com facas e com lancetas, até correr o sangue sobre eles. Também sucedeu que, passando o meio-dia, profetizaram eles até a hora de se oferecer o sacrifício da tarde. Porém não houve voz; ninguém respondeu, nem atendeu. Então Elias disse a todo o povo: chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele. E Elias reparou o altar do Senhor, que havia sido derrubado. Tomou doze pedras, conforme o número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual viera a palavra do Senhor, dizendo: Israel será o teu nome, e com as pedras edificou o altar em nome do Senhor; depois fez em redor do altar um rego, em que podiam caber duas medidas de semente. Então armou a lenha, e dividiu o novilho em pedaços, e o pôs sobre a lenha, e disse: Enchei de água quarto cântaros, e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. Disse ainda: fazei-o segunda vez; e o fizeram segunda vez. De novo disse: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez. De maneira que a água corria ao redor do altar; e ele encheu de água também o rego. Sucedeu pois que, sendo já hora de se oferecer o sacrifício da tarde, o profeta Elias se chegou, e disse: ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque, e de Israel, seja manifestado hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra tenho feito todas estas coisas. Responde-me, ó Senhor, responde-me para que este povo conheça que tu, ó Senhor, és Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração. Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego. Quando o povo viu isto, prostraram-se todos com o rosto em terra e disseram: O senhor é Deus! O Senhor é Deus!
O povo reconheceu que o Senhor (Jahve em Hebreu) é Deus. Deus quer que saibamos que Ele é o Senhor. Ele queria mostrar a rebelde Israel que Ele é Deus e você pode se certificar: eles sabiam disso! Uma chuva muito forte, a primeira após três anos, aconteceu após estes eventos.
Aplicação, do mencionado, para nós: Deus quer que saibamos que Ele é Deus. Ele é o Senhor. Quando me converti ao Cristianismo, o convite feito pelo Senhor em Mateus 7:7-11 foi uma das passagens que eu tinha e ainda tenho em meu coração:
Mateus 7:7-11 
“Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á. Ou qual dentre vós é o homem que, se seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais o vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas pedirem?”
Deus, o Pai de Jesus Cristo, quer te mostrar que Ele, e que ninguém mais, é Deus. Isso serve na realidade especialmente, para aqueles que estão distantes do Senhor, para que O conheçam. Aqueles que estão próximos a Ele, eles já sabem que o Ele é o Senhor. Elias não precisou de um demonstração para saber quem é o Senhor. No entanto, mais tarde, ele teve uma demonstração em 1 Reis 19. Mas o povo de Israel precisava saber disso. Eles estavam distantes do Senhor e tinham se esquecido Dele. Eles precisavam saber que Ele é Deus e Deus lhes fez demonstração especial. Os versos acima, do livro de Mateus, servem para todos. Deus nunca vai parar de responder ao que ora e abençoar o Seu povo. Ele nunca vai deixar de seu um Pai para os Seus filhos. Mas eu gostaria de lhes dizer: Que se você esta longe Dele, se você nem ao mesmo faz parte de Sua família, peça O, entregue-Lhe suas necessidades. Bata em Sua porta. Deus responde as orações e Ele o fará mesmo para aqueles que estão longe Dele e querem se aproximar Dele; Ele quer que fique conhecido a eles que Ele é Deus. Ele vai te responder de uma maneira tão maravilhosa que não restará duvida de que Ele é Deus. Então se aproxime Dele, busque-O e Ele se deixará ser encontrado!

1 Reis 20

O milagre citado acima não é a única demonstração do poder de Deus, que aconteceu durante os tempos terríveis do Reino norte de Israel. Por mais duas vezes encontramos, em 1 Reis 20, a frase “e saberás que eu sou o Senhor”. Ali encontramos Bene-hadade, Reid a Síria, levantando-se contra Israel. Ele veio contra Samaria, cidade capital de Israel, com um exército muito grande. Então um profeta de Deus veio até Acabe:
1 Reis 20:13 
“E eis que um profeta, chegando-se a Acabe, rei de Israel, lhe disse: Assim diz o Senhor: viste toda esta grande multidão? Eis que hoje ta entregarei nas mãos, e saberás que eu sou o Senhor. ”
Deus iria novamente mostrar ao rei Acabe que Ele é o Senhor. Os Sírios vieram com grande poder e com um exército numeroso. Mas como diz Romanos 9:16: “Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus que usa de misericórdia.” Assim também, em Salmo:
Salmos 127:1 
“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.”
O fator decisivo não depende a habilidade e do poder humano, ma sim do Senhor! Um grande exército veio contra Israel, mas Deus utilizaria isso para demonstrar ao Seu povo que Ele, e não os seus ídolos, é o Senhor. Como disse Paulo:
2 Corinthians 12:9 
“o meu poder [Deus] se aperfeiçoa na fraqueza”
Na fraqueza, quando não podemos fazer muito, é que o poder de DEUS se APERFEIÇOA. Então, aqui estão os Sírios, com um grande exército e um grande poderio. No entanto, do outro lado esta não apenas o povo de Israel, mas o Deus de Israel, o Qual deseja que o Seu povo conheça que Ele é o Deus. Os versos seguintes nos contam o desfecho:
1 Reis 20:14-22 
“Perguntou Acabe: Por quem? Respondeu ele: Assim diz o Senhor: Pelos moços dos chefes das províncias. Ainda perguntou Acabe: Quem começará a peleja? Respondeu ele: Tu. Então contou os moços dos chefes das províncias, e eram duzentos e trinta e dois; e depois deles contou todo o povo, a saber, todos os filhos de Israel, e eram sete mil. Saíram, pois, ao meio-dia. Bene-Hadade, porém, estava bebendo e se embriagando nas tendas, com os reis, os trinta e dois reis que o ajudavam. E os moços dos chefes das províncias saíram primeiro; e Bene-Hadade enviou espias, que lhe deram aviso, dizendo: Saíram de Samária uns homens. Ao que ele disse: Quer venha eles tratar de paz, quer venham à peleja, tomai-os vivos. Saíram, pois, da cidade os moços dos chefes das províncias, e o exército que o seguia. E eles mataram cada um o seu adversário. Então os sírios fugiram, e Israel os perseguiu; mas Bene-Hadade, rei da Síria, escapou a cavalo, com alguns cavaleiros. E saindo o rei de Israel, destruiu os cavalos e os carros, e infringiu aos sírios grande derrota. Então o profeta chegou-se ao rei de Israel e lhe disse: Vai, fortalece-te; atenta bem para o que hás de fazer; porque decorrido um ano, o rei da Síria subirá contra ti.”
Os sírios sofreram uma grande derrota. No entanto, apesar da derrota, eles voltariam. O profeta de Deus instruiu o Rei de Israel que eles iriam retornar. Mas não houve diferença no resultado:
“Passado um ano, Bene-Hadade arregimentou os sírios, e subiu a Afeque, ara pelejar contra Israel. Também os filhos de Israel forram arregimentados e providos de víveres, marcharam contra eles. E os filhos de Israel acamparam-se defronte deles, como dois pequenos rebanhos de cabras; mas os sírios enchiam a terra. Nisso chegou o homem de Deus, e disse ao rei de Israel: Assim diz o Senhor: Porquanto os sírios disseram: O Senhor é Deus dos vales, e não Deus dos vales, entregarei nas tuas mãos toda esta grande multidão, e saberás que eu sou o Senhor. Assim, pois, estiveram acampados sete días, uns defronte dos outros. Ao sétimo dia a peleja começou, e num só dia os filhos de Israel mataram dos sírios cem mil homens da infantaria.”
O povo de Israel era muito pequeno se comparado com a multidão dos sírios. Mas Deus era com eles e Ele queria que eles soubessem que Ele é o Senhor. Os sírios perderam a batalha e o seu rei estava fugindo para se esconder. Mais uma vez vemos que isso “não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus que usa de misericórdia” (Romanos 9:16). Novamente, vemos que Deus quer que o povo saiba que Ele é Deus, mesmo quando o Seu povo esta longe Dele. De fato, eram eles que precisavam saber que Ele é Deus.
Pode ser que você tenha tentado de tudo na força do seu braço. Pode ser que você duvide se Deus pode ajudá-lo. Bom, ELE PODE. Deus quer te abençoar e que você saiba que Ele é Deus. Esta era a vontade dele para com Israel e Ele o fez com demonstrações do Seu poder, pelo livramento, milagres e suprindo as necessidades. Aqui esta um convite para você:
Mateus 7:7-11 
“Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á. Ou qual dentre vós é o homem que, se seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais o vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas pedirem?”