Visitantes

domingo, 17 de julho de 2016

sábado, 16 de julho de 2016

Você foi pra Rua e lhe disseram que não ia dar em nada? Disseram que não adiantava, etc...? Marque seus amiguinhos pessimistas nos comentários e diga a eles: SIM, O BRASIL VENCEU..!!! #TchauQuerida



TIMELINE PWC|1947 - 2016

Em 2016, o Brasil receberá pela segunda vez mais uma edição do maior conclave mundial da igreja pentecostal em todo o mundo. Com o tema "Pentecostes Chama Viva", o evento será realizado em São Paulo e contará com a presença de obreiros e evangélicos de diversos países.
Recentemente, a CGADB, que é o maior órgão da maior igreja pentecostal do Brasil que é a Assembleia de Deus, divulgou um vídeo mostrando a grandiosidade do evento. Assista!

Hino Oficial da 8ª Conferência Mundial Pentecostal.




or James Davidson



O Engenho Camaragibe localiza-se no município de mesmo nome e é um dos principais atrativos turísticos dessa cidade. Em 1545 o donatário da Capitania de Pernambuco Duarte Coelho de Albuquerque doa uma carta de sesmaria a Diogo fernandes que, em 1549, levantou o Engenho Camaragibe. Pertencente a freguesia da Várzea, era localizado nas margens do riacho Camaragibe, afluente do Rio Capibaribe, cujo nome significa "rio dos camarás" na língua tupi. Camarás é uma espécie de planta conhecida popularmente como chumbinho.



Diogo Fernandes era cristão-novo (judeu convertido à força ao catolicismo) e foi casado com Branca Dias, também judia e acusada pelo tribunal de Inquisição como suspeita de práticas judaizantes. Com um ataque dos índios em 1555, o engenho que só possuía os canaviais e a casa-grande, foi destruído, sendo reconstruído em 1563 com a ajuda de Bento Dias de Santiago (outro cristão-novo). Com a morte do marido entre 1563 e 1567, Branca Dias assumiu o engenho cuja casa-grande possuía um oratório dedicado a San Tiago. Por isso o engenho era também conhecido como Engenho de San Tiago.




Branca Dias teve vários filhos e foi uma das pioneiras na educação feminina em Pernambuco ensinando as mulheres a fiar, costurar e bordar. Acusada pela própria mãe, foi levado ao tribunal de inquisição, sendo que não chegou a ser condenada. Continuou sendo perseguida e suspeita, mesmo após a sua morte, pois os católicos não aceitavam que os corpos de "hereges" ficassem sepultados em suas igrejas.



Com a invasão holandesa o Engenho Camaragibe ficou destruído e no século XIX, em visita a Pernambuco, o inglês Henry Coster afirmou que o Engenho Camaragibe era um dos mais importantes da região. Hoje, o Engenho Camaragibe possui ainda a casa-grande com um oratório em seu interior, a fábrica ou moita e uma vila de casas. Situada ao lado do Parque Camaragibe, a casa é conhecida como "casa de Maria Amazonas" por ser esta sua atual proprietária. A casa original foi completamente reformada sofrendo sucessivas alterações, mudando inclusive a fachada frontal. A atual casa possui estilo eclético do final do século XIX. É tombada a nível estadual pela FUNDARPE.

sábado, 9 de julho de 2016

Desejo a todos parentes, amigos e seus familiares um excelente SHAVUA TOV com muita paz, saúde, amor, luz, bênção, pra nossa, harmonia, muitas alegrias, sustento, felicidades e otima semana,,,



Juro que não queria postar nada sobre o noticiário. Mas não dá. De todos os mimimis dos últimos dias - meus amigos artistas vão me desculpar - mas o mais insuportável está sendo sobre a fusão do Ministério da Cultura ao da Educação (quem diria, o MEC volta a ser MEC), como era antes. Gente, PELO AMOR DE DEUS! O povo tá DESEMPREGADO!!! O povo tá sem dinheiro pra fazer SUPERMERCADO!! O povo tá na M***!!!! E aí a classe artística faz um escândalo para ter um status de MINISTÉRIO? Entrei no site pra ver quanto foi que esse Ministério gastou ano passado... Tá lá ( http://bit.ly/1Nwjrg2 ), pode acessar e conferir como eu fiz, você sabe quanto? 1,7 BI (BIIIII!!!! BILHÕES!!!) e uns quebrados MILHÕÕÕÕES! Isso mesmo... Visualiza!?? Foi mais do que o gasto em Habitação (82 milhões), mais do que foi gasto em saneamento (1,2 BI), mais do que foi gasto em Comunicações ( 1,3 BI), mais do que foi gasto em Direito e Cidadania!!! Como pode? Com assistência a criança e ao adolescente o governo gastou "só" 50 milhões... Mas com a CULTURA 1,7 BILHÕÕÕÕES!!!!!!! GENTE!!!! E o povo sem EMPREGO!!!!!! Loja, fábrica fechando... Todo mundo suando pra pagar conta!!! O que que é mais importante??? Porque eu juro que eu quero entender, PORQUE uma Secretaria não pode cuidar da Cultura enquanto estamos em recessão? PORQUEEEEE? O que é que está se passando pela cabeça da Renata Sorrah e da Marieta Severo nesse choro desenfreado?? Medo de faltar dinheiro pro seu teatro Poeira? (Deve ser, pode entrar lá no site do teatro, sabe quem banca o Poeira? Petrobrás (há!) e Governo Federal), tá explicado! E será mesmo que o povo vai ficar sem cultura? Em pleno século 21 com tanta criatividade? As rodas de samba vão acabar? O funk? As festas juninas? Parintins? O carnaval de Salvador vai desaparecer? E a Sapucaí?? O stand up? As novelas? PELAMOOOOR! Em que mundo vivem? O POVO TÁ SEM DINHEIRO, GENTE!!!!!! O povo tá sem trabalhooooo!!!! Tá sem SAÚDE! É zika, dengue, chikungunha e os velhos aposentados sem receber!!! O Rio de Janeiro e um monte de Estado FALIDOOOOOOOOOO!!!!!!! Mas ó... a CULTURA.... A CULTURA PRECISA de um status de Ministério! Não pode ser Secretaria! Ela precisa gastar mais uns bilhõezinhos...
Ahhhh faça-me o favor...



Brasil sedia pela segunda vez a 24º Conferência Mundial Pentecostal
281 Viewsjulho 05, 2015 Não há Comentários Notícias Marcos Masini
Brasil sedia pela segunda vez a 24º Conferência Mundial Pentecostal
Twitter 0Facebook 0Google+ 0Email --Email to a friend
O Brasil sediará novamente a Conferência Mundial Pentecostal, uma organização do Pentecostal World Felloship. A vigésima quarta edição da CMP ocorrerá de 7 a 10 de setembro de 2016, no Centro de Conferências do Anhembi, em São Paulo. O tema escolhido para o evento é: “Pentecostes Chama Viva”.
Em 1967 o Brasil hospedou o evento pela primeira vez, sob o tema, “O Espírito Santo Glorificando a Cristo”. Deu-se na cidade do Rio de Janeiro, onde mais de 5 mil pessoas reuniram-se durante três noites, no Estádio do Maracanã. Sob a direção do pastor local do Rio de Janeiro, Paulo Leivas Macalão, o evento até hoje é considerado um marco das igrejas pentecostais brasileiras.
O Pentecostal World Fellowship é um órgão cooperativo de igrejas e grupos pentecostais em todo o mundo de comum acordo. Não é um órgão legislativo de uma entidade nacional, mas é uma coalizão de comprometimento com o avanço do Evangelho até os confins da Terra e, portanto, funciona como um agente de serviço para:
1. Interceder uns pelos outros.
2. Apoiar e encorajar uns aos outros na tarefa de evangelismo e missões.
3. Promover a comunhão cristã e cooperação entre pentecostais em todo o mundo. Fornecer meios de consulta e cooperação entre os membros e agências relacionadas.
4. Compartilhar preocupações mútuas e ideias relacionadas com questões espirituais e temporais cruciais à Igreja.
5. Administrar auxílio em tempos de crises.
6. Promover o intercâmbio de pessoal em áreas especiais de serviço.
7. Divulgar informações úteis e estatísticas atualizadas em benefício da Igreja.
8. Posicionar-se diante do mundo e governos em defesa da fé, da justiça social e os crentes perseguidos.

· Vem comigo neste domingo a nossa noite missionária Ass. de Deus setor 46 Embu Guaçu São Paulo,,,,


quinta-feira, 7 de julho de 2016

“Segura minhas mãos Senhor, e não importa a distancia e continentes percorridos, seguiremos juntos aonde existir almas” (Adp Marvyo Darley) Evento em 10 de Julho 2016,,,



Criança Esperança - Eu não doei...


   

A Casa na Rocha e a Casa na Areia


Essa é uma parábola bem conhecida, de crianças a adultos; todos já ouviram. As duas casas representam dois tipos de homens e também de lares: os alicerçados na Palavra de Deus e os que não têm fundamento, pois estão distantes e rebeldes aos ensinamentos de Deus. Ambos são atacados pela força das águas, porém apenas o firmado na Rocha permanece de pé. Isto é: as enchentes chegam para todos, às vezes , sem avisar, forçando a mudar a rotina.

Enchentes carregam sujeiras que estavam pelo caminho, amontoam cacos e desembocam em algum lugar. O homem, a casa, recebem desses detritos e é inútil tentar limpá-los enquanto houver correnteza, somente os dias límpidos e sem chuva poderão dizer: Qual o destino de toda sujeira? Provavelmente os rios. De forma cíclica eles vão e vêm com o que a terra lhes oferece. O pensador Heráclito tem uma célebre frase que ilustra bem o curso dos homens e das águas: O homem que volta ao mesmo rio, nem o rio é o mesmo rio, nem o homem é o mesmo homem.

Ou seja, da mesma forma que o rio passa, os homens se modificam ao passar por eles. A parábola das casas, também traz essa mensagem de que as enchentes (adversidades) têm o poder de fazer crescer ou destruir aqueles que as enfrentam. O homem com Deus permanece firme, apesar de tudo. Gostaria de enfatizar ainda alguns aspectos dessa passagem Bíblica que talvez alguns até já tenham percebido, ou quem sabe, ainda não. É que a diferença principal entre uma casa e outra, é o alicerce, mas não somente isso, destaquemos também o trabalho.

"Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante:É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha.Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa." Lucas 6:47-49

O homem que constrói na Rocha: cava fundo, carrega madeira, prepara o alicerce, escolhe o lugar, planeja, mede... E o que constrói na areia? Ele quer morar bem, mas sem fazer esforço para isso, então compra alguns tijolos, prepara a massa e em poucos dias levanta as paredes, entra estende sua rede e deita. Uma casa espaçosa, até semelhante com a casa na Rocha, mas as diferenças são imperceptíveis aos olhos: alicerces nem sempre se vêm. Assim, temos uma casa feita de aparências, sem planejamento, esforço físico e material de inferior qualidade e uma outra casa que demorou para ser erguida porque a maior parte do trabalho foi empreendido enquanto ainda se cavava o chão.

Vamos destacar algo mais nessa parábola: a finalidade, os objetivos, o presente e o futuro. A enchente vem sobre as duas casas e de imediato é impossível discernir as consequências sobre uma e outra: a casa sem alicerce caí, de uma vez, é levada totalmente pelas águas, pode ser reerguida depois, acrescentando o que não foi feito anteriormente? Certamente esta casa não deverá mais ser erguida no mesmo lugar, ainda que haja possibilidades para isso. Caso contrário e mais uma vez: será abalada na próxima enchente. Vemos pessoas sofrerem todos os anos por teimarem em manter suas casas em lugares suscetíveis: desabamentos, soterramentos e outras tragédias.

Tudo isso tem a ver com nossa vida. Não é fácil construir e manter uma casa na Rocha, as enchentes chegam com força, as águas entram pelas frechas das portas, janelas, sujeiras que você nem sabe de onde veio teimam em querer entrar. O barulho, a impotência de não poder parar tudo isso faz sofrer, mas há diferença entre viver com Deus e sem Ele. Profeta Malaquias escreveu:

“Então vocês verão novamente a diferença entre o justo e o ímpio, entre os que servem a Deus e os que não o servem.” Malaquias 3:16

A casa na Rocha permanece de pé, enchente após enchente e como cristãos, tantas vezes nos perguntamos o porquê de tais situações em nossas vidas, o porque das enchentes. Sobre isso, João, escreve de forma confortadora:

"Você não percebe agora o que estou fazendo, mas mais tarde você vai entender." João 13:7

Que Deus nos ajude a alicerçamos nossa vida em Sua Palavra, em todo o tempo. Sem perder a fé e a esperança de que Ele faz por nós além do que vemos ou pensamos. Nossa casa se manterá de pé, não por nossa pequena força, mas pela fidelidade do que nos sustenta.

Amém.

| Autor: Wilma Rejane | Divulgação: EstudosGospel.Com.BR |

sábado, 2 de julho de 2016

   



Mensagem ministrada no dia 14.10.2012, na Igreja Presbiteriana Independente de Rondonópolis MT. Para fazer o download do áudio em Mp3 clique aqui!

                TEXTO BÍBLICO – SALMO 19.7-14
                19.7   A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices. 19.8   Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos. 19.9   O temor do SENHOR é límpido e permanece para sempre; os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos igualmente, justos. 19.10   São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos. 19.11   Além disso, por eles se admoesta o teu servo; em os guardar, há grande recompensa. 19.12   Quem há que possa discernir as próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas. 19.13   Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine; então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão. 19.14   As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, SENHOR, rocha minha e redentor meu! (Salmo 19.7-14)

                INTRODUÇÃO
                A Bíblia é o livro mais vendido em todo o mundo. É o maior best-seller de todos os tempos. É o livro mais traduzido em toda a história. Hoje é possível encontrar a Bíblia, completa ou em porções, em mais de 2.400 línguas diferentes. A Bíblia levou 1600 anos para ser escrita, além de contar com 40 autores diferentes.
                A Bíblia foi escrita de matérias perecíveis. O A.T. (Antigo Testamento), era escrito em pergaminhos. Mas de maneira sobrenatural ela chegou até nós. Hoje podemos ter Bíblias de vários tamanhos e cores. Capa dura, capa flexível. Com mapas atrás, concordância Bíblica. Temos em diversas linguagens: Almeida (Corrigida e Atualizada), Linguagem de Hoje, Nova tradução internacional, entre outras.
                Foi escrito durante 1.600 anos, por mais de quarenta escritores diferentes, de culturas diferentes, em línguas diferentes, para pessoas diferentes, entretanto, em momento algum sua harmonia foi afetada. Há uma concordância absoluta no conteúdo das Escrituras, porque o seu verdadeiro autor é o próprio Deus. Ela foi inspirada pelo Espírito Santo.
                Muitos homens e mulheres importantes valorizavam a Deus e a sua palavra: Dom Pedro II, imperador do Brasil, disse sobre a Bíblia: “Eu amo a Bíblia. Eu leio-a todos os dias e quanto mais a leio tanto mais a amo. Há alguns que não gostam da Bíblia. Eu não os entendo, não compreendo tais pessoas; mas, eu amo, amo a sua simplicidade, e amo suas repetições e reiterações da verdade. Como disse, eu leio-a cotidianamente e gosto dela cada vez mais”.
                Presidentes, reis, governadores, líderes, cientistas, físicos, acreditavam em Deus. Issac Newton disse: “A ciência não existe para provar a Bíblia, mas a Bíblia existe para orientar a ciência”. Albert Ainsten disse: “Quanto mais acredito na ciência, mas acredito em Deus. O universo é inexplicável sem Deus”.
                Um jovem pediu ao pastor que escrevesse uma dedicatória em sua Bíblia. Um bom versículo já constava na primeira página: “Eu sou o pão da vida”. O pastor apenas acrescentou: “Não o deixe mofar”.

                SÉRIE
                Estamos em meio a uma série intitulada: Os Pilares da Reforma Protestante. A Reforma do século dezesseis foi um divisor de águas na vida da igreja e também na história da humanidade. A Reforma não foi uma inovação, mas uma restauração. Não foi a abertura de um novo caminho, mas uma volta às veredas antigas. Não foi a introdução de um novo evangelho, mas uma volta ao antigo evangelho. A Reforma foi uma volta à doutrina dos apóstolos, um retorno ao Cristianismo puro e simples.
                As verdades enfatizadas na Reforma podem ser sintetizadas em cinco “solas”: Sola Scriptura, Sola Fide, Sola Gratia, Solu Christu e Soli Deo Gloria. Vamos destacar agora o Sola Scriptura.

                A PALAVRA DE DEUS É PERFEITA  v.7
                19.7   A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices.
                A Bíblia, também, foi o grande instrumento que trouxe ao mundo a maior revolução religiosa de todos os tempos, a Reforma Protestante do século XVI. João Calvino diz que a Bíblia é o cetro pelo qual o Rei celestial governa a sua igreja. Lutero afirmava: “Minha consciência é escrava da Palavra de Deus”. O entendimento dos reformadores era que onde a Bíblia não tem voz, não devemos ter ouvidos.
                Os reformadores reafirmaram a supremacia da Escritura sobre a tradição. Todas as doutrinas e ensinos errôneos à Escritura devem ser rejeitados.
                A Bíblia não é um entre os muitos livros sagrados, ela é a eterna e infalível Palavra de Deus. Sua origem é divina, seu conteúdo é infalível, sua mensagem é salvadora. A Bíblia é a voz de Deus em linguagem humana. É o depositário de toda a vontade de Deus para o homem. João Calvino afirmou que a Escritura é a escola do Espírito Santo na qual nem se tem deixado de por coisa alguma necessária e útil de conhecer, nem tampouco se ensina mais do que o que é preciso saber.
                A Palavra de Deus é perfeita! Na Palavra de Deus não há erro, equívoco nem engano. Ela é inerrante, infalível e suficiente. Nada pode ser acrescentado, tirado nem alterado. Ela está completa. As obras humanas, as teorias dos cientistas sofrem alterações, mas a Palavra de Deus é perfeita, atual.
                CURIOSIDADE: O menor capítulo da Bíblia é o Sl 117. O maior capítulo da Bíblia é o Sl 119. Entre os dois está o Sl 118. Antes do Sl 118 temos 594 capítulos. Depois do Sl 118 temos 594 capítulos.  Somados da 1188. Que é o Sl 118.8. Isso só pode ter sido coisa de Deus. Por isso dizemos que a Bíblia é o livro escrito por Deus: 118.8   Melhor é buscar refúgio no SENHOR do que confiar no homem.
                Jesus Cristo foi enfático em dizer que as Escrituras não podem falhar. Ele disse, também, que a Palavra de Deus é a verdade. Não há erros nas Escrituras. Não há contradição nos seus registros. Seus relatos não são mitológicos. A Palavra de Deus é fiel e verdadeira e digna de inteira aceitação. Nem uma das palavras de Deus pode cair por terra. Nenhuma de suas promessas pode fracassar. Pode passar o céu e a terra, mas a Palavra de Deus não vai passar. Ela permanece para sempre. Suas profecias se cumpriram, estão se cumprindo e cumprir-se-ão à risca. Deus conhece a história antes de ela acontecer. O próprio Deus que inspirou as Escrituras é quem dirige os destinos da história.
                As Escrituras não contêm erros. A Palavra de Deus não pode falhar. Seu conteúdo foi revelado por Deus. Seus autores foram inspirados por Deus. Seu registro foi assistido pelo Espírito Santo de Deus. Portanto, há acuracidade nas descrições, precisão nos relatos e inerrância nos ensinos. A Palavra de Deus não é fruto da lucubração humana nem mesmo resultado de elucidação vacilante da mente humana.
                A origem da Bíblia está no céu. Seu verdadeiro autor, o Espírito Santo, foi quem inspirou homens santos para registrar tudo quanto aprouve a Deus nos legar. A Bíblia foi escrita num período de mil e cem anos. Cerca de quarenta homens usados por Deus, de culturas diferentes, escreveram em tempos diferentes, para públicos diferentes e não há sequer uma contradição. Isso, porque o próprio Deus é o seu autor. Porque Deus é verdadeiro em seu ser, sua Palavra não pode falhar.
                A Bíblia é absolutamente suficiente para nos ensinar, exortar e equipar para conhecermos a vontade de Deus e obedecê-la. Buscar outros meios fora da Escritura como profecias, revelações, sonhos e visões está em total desacordo com o ensino da própria Escritura.
                Não podemos aceitar a autoridade da Bíblia e ao mesmo tempo corrermos atrás de outras fontes para conhecermos o que Deus tem para nós. Eis o que diz o Artigo V da Confissão da Igreja Reformada da França, adotada em 1559:  “Não é lícito aos homens, nem mesmo aos anjos, fazer, nas Santas Escrituras, qualquer acréscimo, diminuição ou mudança. Por conseguinte, nem a antiguidade, nem os costumes, nem a multidão, nem a sabedoria humana, nem os pensamentos, nem as sentenças, nem os editos, nem os decretos, nem os concílios, nem as visões, nem os milagres, devem contrapor-se as estas Santas Escrituras; mas, ao contrário, por elas é que todas as coisas se devem examinar, regular e reformar”.
                A Bíblia é a suprema autoridade em questão de fé e conduta. Ela é a nossa única regra de fé e prática. A autoridade da Bíblia não procede de qualquer igreja ou concílio. A autoridade da própria igreja precisa estar debaixo da autoridade da Escritura. Nenhum dogma ou experiência pode ser aceito se não tiver base na Palavra de Deus. A Bíblia não apenas contém a Palavra de Deus, ela é a Palavra de Deus. Ela não precisa despertar no homem qualquer sentimento ou desejo para tornar-se Palavra de Deus. Sua autoridade não vem de fora, mas de sua própria origem e conteúdo. A Bíblia não tem uma opinião ou uma palavra sobre as questões vitais que aborda, mas a verdade última, final e absoluta.


                A PALAVRA DE DEUS É FIEL v.7
                19.7   A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices.
                O que Deus fala, ele cumpre. Nenhuma de suas promessas cai por terra. Deus vela pela sua Palavra em cumpri-la: Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir. (Jeremias 1.12). Ela é a verdade absoluta, completa, cabal, libertadora. Aquele que põe nela sua confiança jamais será confundido.
                Nada pode ser acrescentado às Escrituras. Ainda que um anjo venha do céu e pregue outro evangelho, além do que está registrado nas Escrituras, deve ser decisivamente rejeitado.
                O Pr Hernandes Dias Lopes diz que há dois desvios perigosos com respeito às Escrituras atualmente.
                O primeiro deles é o liberalismo teológico. Os teólogos liberais não creem na infalibilidade nem na suficiência das Escrituras. Aproximam-se dela não com fé, mas com suspeitas; não com humildade, mas com insolência; não com submissão, mas com rebeldia. Atribuem às Escrituras muitos erros. Afirmam que ela está cheia de falhas e que seus relatos históricos estão repletos de contradição. Afirmam que seus milagres não passam de mitos. Esses mestre do engano e arautos da incredulidade retiram das Escrituras o que está nas Escrituras, atraindo sobre si mesmos a merecida punição de seu erro. Lembro-me no seminário um rapaz que tinha a Bíblia toda riscada com um x, dizendo que aquele trecho não estava nos melhores originais.
                O segundo desvio é o sincretismo religioso. Há muitos crentes que olham para as Escrituras como um livro mágico, usando-a apenas como uma espécie de amuleto religioso. Não a estudam com profundidade nem a aceitam como a única regra de fé e prática. Estão sempre buscando novas revelações e correndo atrás de novos sonhos e visões para nortear-lhes os passos. Se os liberais removem das Escrituras seu conteúdo, os adeptos do sincretismo acrescentam às Escrituras suas novas visões e revelações. Desta maneira, ambas as posições são um sinal de rebeldia contra Deus e uma evidência de insolente apostasia. Não precisamos de novas revelações.  
                As profecias bíblicas são específicas, exatas, e muito bem definidas. Milhares de profecias já se cumpriram e tantas outras estão se cumprindo literal e fielmente. Nenhum livro religioso da história se compara à Bíblia.
                Não precisamos de outras revelações extra bíblicas para conhecermos tudo quanto Deus quer que saibamos para termos uma vida plena. Aliás, Deus lança uma maldição sobre aqueles que subtraem das Escrituras o que nelas estão e sobre aqueles que acrescentam a elas o que nelas não estão.  A revelação de Deus está completa e o cânon está fechado. Não existem novas revelações. Não existem mensagens novas, vindas direto de Deus, à sua igreja. Toda doutrina que não emana das Escrituras é falsa doutrina.
                ‎"Se a palavra de Deus não for pregada, é preferível não cantar, nem ler, nem reunir-se para o culto" (Martinho Lutero)
                Não precisamos correr atrás das últimas novidades do mercado da fé, em busca de conhecimento e experiência que nos levem à uma vida mais profunda com Deus. Ao contrário, devemos examinar as Escrituras, pois na Palavra de Deus temos um reservatório inesgotável e uma fonte inexaurível de todo acervo que devemos crer e praticar. A Bíblia é, de fato, nossa única regra de fé e prática: inerrante, infalível e suficiente!
                Toda a Escritura é inspirada por Deus! Ela não é fruto da lucubração humana, mas da revelação divina. Ela não procede de homens, mas de Deus. Por isso, nenhum homem, igreja ou concílio tem autoridade para acrescentar a ela coisa alguma ou dela retirar sequer uma palavra.

                A PALAVRA DE DEUS É JUSTA v.8
                19.8   Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos.
                A Palavra de Deus é justa quando revela Deus na sua majestade, soberania, poder e também ao enfatizar sua misericórdia. É justa quando fala que o homem é barro, mas também alvo do imensurável amor de Deus. É justa quando narra a vida dos santos de Deus sem omitir seus fracassos.
                “O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em poder e jamais inocenta o culpado” (Miqueias 1.3). Ela nos alerta dos perigos de viver uma vida distante de Deus. Não adianta chorar depois! A Palavra de Deus é justa. Jesus disse: 7.13   Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), 7.14   porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela. (Mateus 7.13-14).

                A PALAVRA DE DEUS É PURA v. 9
                19.9   O temor do SENHOR é límpido e permanece para sempre; os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos igualmente, justos.
                A Palavra de Deus é pura e santa porque o seu autor é santo. Tudo que procede de Deus é santo e puro. Ela não é somente pura, mas purifica. É por meio dela que o jovem pode guardar puro o seu caminho. Ela é a água que nos lava. Nela não há nenhuma contaminação. É a luz e aonde ela chega as trevas do engano e do pecado não podem prevalecer.
                ILUSTRAÇÃO – O CESTO E A ÁGUA - Um discípulo chegou para seu mestre e perguntou: - Mestre, por que devemos ler e decorar a Palavra de Deus se nós não conseguimos memorizar tudo e com o tempo acabamos esquecendo? Somos obrigados a constantemente decorar de novo o que já esquecemos. O mestre não respondeu imediatamente ao seu discípulo. Ele ficou olhando para o horizonte por alguns minutos e depois ordenou ao discípulo: - Pegue aquele cesto de junco, desça até o riacho, encha o cesto de água e traga até aqui. O discípulo olhou para o cesto sujo e achou muito estranha a ordem do mestre, mas, mesmo assim, obedeceu. Pegou o cesto, desceu os cem degraus da escadaria do mosteiro até o riacho, encheu o cesto de água e começou a subir. Como o cesto era todo cheio de furos, a água foi escorrendo e quando chegou até o mestre já não restava nada.  O mestre perguntou-lhe: - Então, meu filho, o que você aprendeu? O discípulo olhou para o cesto vazio e disse, jocosamente:
- Aprendi que cesto de junco não segura água. O mestre ordenou-lhe que repetisse o processo. Quando o discípulo voltou com o cesto vazio novamente, o mestre perguntou-lhe: - Então, meu filho, e agora, o que você aprendeu? O discípulo novamente respondeu com sarcasmo: - Que cesto furado não segura água. O mestre, então, continuou ordenando que o discípulo repetisse a tarefa. Depois da décima vez, o discípulo estava desesperadamente exausto de  tanto descer e subir as escadarias. Porém, quando o mestre lhe perguntou de novo: - Então, meu filho, o que você aprendeu? O discípulo, olhando para dentro do cesto, percebeu admirado: - O cesto está limpo! Apesar de não segurar a água, a repetição constante de encher o cesto acabou por lavá-lo e deixá-lo limpo. O mestre, por fim, concluiu: - Não importa que você não consiga decorar todas as passagens da Bíblia que você lê, o que importa, na verdade, é que, no processo, a sua mente e a sua vida ficam limpas diante de Deus.
                O temor do SENHOR é límpido!

                A PALAVRA DE DEUS É ETERNA v.9
                19.9   O temor do SENHOR é límpido e permanece para sempre; os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos igualmente, justos.
                Os conceitos, os postulados, os dogmas e as filosofias humanas passam, mas a Palavra é eterna. Ela não sofre revisão. Ela não se desatualiza nem se seniliza. Ela jamais fica caduca e ultrapassada. A Palavra de Deus é sempre atual, jamais fica obsoleta.
                Ainda que os críticos se levantem contra ela, inoculando todo o seu veneno crítico, a Palavra prevalece incólume sobre todas as conspirações. Exemplo: O código da Vinci.
                A Palavra tem resistido a toda sorte de perseguição. Triunfou sobre as fogueiras, foi trancada nas bibliotecas, foi proibida, caçada como um livro perigoso. A fúria dos homens maus e a sanha do inferno têm maquinado contra a Bíblia. Homens  arrogantemente suas teorias têm se levantado com empáfia, em nome da ciência tentando ultrajar e desacreditar as Escrituras, mas seus argumentos enganosos caem na vala do esquecimento e a Palavra de Deus impávida, sobranceira segue sua trajetória vitoriosa como Palavra infalível, inerrante e eterna.
                ILUSTRAÇÃO O HOMEM E O CARRO - Certo homem, muito tempo atras, possuia um automóvel modelo Ford, com o qual passeava pelas ruas de sua cidade. Contentissimo, o proprietario admirava-se sempre dos muitos recursos e da velocidade e maciez que seu novo veiculo proporcionava, la assim um dia, nosso amigo, quando, subitamente, o carro parou. Em plena avenida, morreu o motor e nada o fazia pegar. De tudo tentou o proprietario: deu partida varias vezes, 0 homem e o carro empurrou, abriu o capo, fechou, tornou a abrir, pediu ajuda, mas nada ... nem sinal de querer funcionar. Como podia! Um carro tao bom, parar desse jeito! O homem ja ia perder a paciencia quando um desconhecido solicitou licenca para ajuda-lo. Desconsolado, o proprietario consentiu, sem confiar que qualquer coisa pudesse ser feita aquela altura. O estranho, porem, abriu o capo, conectou um fiozinho a uma pequena peca do motor e, com um delicado toque, completou o reparo. Suas maos nem receberam mancha de graxa, e, dada a partida, estava perfeito o automovel. Parece ironia... O mecanico desconhecido aproximou-se do proprietario e mostrandolhe sua carteira de identidade, diante dos olhos curiosos de uma pequena multidao, disse: “Meu nome e Henry Ford. Eu e que fiz estes veiculos e compreendo muito bem como funcionam!”
                A Bíblia é o manual do fabricante. O ser humano precisa recorrer a ela para saber como se opera a humanidade.

                A PALAVRA DE DEUS RESTAURA A ALMA v. 7
                19.7   A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices.
                As pessoas estão doentes. Depressão, ansiedade, suicídio, são fatores assoladores da sociedade moderna. As filosofias humanas por mais profundas não podem arrancar a alma do poço escuro da escravidão. As religiões concebidas no tubo de ensaio da lucubração humana jamais puderam trazer o homem de volta para Deus. Os esforços, as obras, os méritos, a religiosidade, a penitência são insuficientes para reconciliar o homem com Deus.
                Mas a Palavra de Deus é luz para quem está nas trevas, é remédio para quem está doente. Ela é fogo que purifica, martelo que quebra o coração duro, espada do Espírito.
                O propósito da Palavra é trazer-nos de volta para Deus, restaurar nossa alma. A fé vem pelo ouvir a Palavra. Somos santificados pela Palavra. A Palavra é espírito e vida. O conhecimento dela nos liberta. Quando ela é proclamada para um vale de ossos secos, daí pode levantar-se um exército (Ez 37). Quando a Palavra foi pregada por Jesus, o coração dos caminhantes de Emaús começou a arder. Quando Pedro pregou a Palavra no Pentecostes, quase três mil foram salvos. A Palavra arrancou os tessalonicenses da idolatria e os efésios da feitiçaria.
                Jesus disse: 11.28   Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. 11.29   Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. 11.30   Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. (Mateus 11.28-30).
                A palavra de Deus restaura a alma!

                A PALAVRA DE DEUS DÁ SABEDORIA AOS SIMPLES v. 7
                19.7   A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices.
                A sabedoria do mundo é loucura para Deus. Ela torna o homem arrogante. O conhecimento ensoberbece. A sabedoria do mundo é terrena, carnal e demoníaca. Ela insulta Deus e exalta o homem como ser independente. Ela diviniza o homem e humaniza Deus. Por isso, essa sabedoria gera escravidão, infelicidade e deságua na morte. Augusto Conte, pai do Positivismo, disse que se déssemos educação aos homens construiríamos a sociedade perfeita. Mas, sem Deus o conhecimento não transforma.
                As filosofias humanistas (racionalismo, empirismo, iluminismo, utilitarismo, pragmatismo, positivismo, evolucionismo) podem levar a humanidade para o fundo de um abismo espiritual. Porém, aqueles que se colocam debaixo da autoridade da Palavra tornam-se sábios, olham para a vida na perspectiva de Deus.
                A sabedoria não é dada aos arrogantes, mas aos simples. A sabedoria é para aqueles que se despojam da vaidade. Onde reina o orgulho, impera a loucura. O analfabeto pode discernir o sentido da vida. O jovem pode ser mais sábio que o velho. O fraco pode ser mais forte que o gigante.

                A PALAVRA DE DEUS ALEGRA O CORAÇÃO v. 8
                19.8   Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos.
                Este mundo está marcado e dominado pela tristeza. Este mundo é um vale de lágrimas. As pessoas estão vivendo com a esperança morta. A tristeza, a ansiedade, o medo e a depressão são as marcas da sociedade contemporânea. São os sonhos que não se realizaram. É o casamento que não aconteceu. É o casamento que acabou. São os filhos que foram aquilo que se esperou que fossem. É a vida financeira que nunca deslanchou. É a dor de um amor não correspondido. É a angústia de não encontrar uma resposta para a vida na filosofia, na religião, no trabalho, no dinheiro, no prazer e no sucesso.
                Neste mar de tristezas, a Palavra de Deus alegra o coração. Ela traz uma fonte que dessedenta a alma. A alegria que ela dá independe as circunstâncias.
                O testemunho final de Paulo estava coroado de profunda alegria, quando escreveu sua última carta a Timóteo, pouco antes de morrer. Apesar dos sofrimentos por que passou, dos horrores da prisão e das freqüentes ameaças de morte, a alegria do Senhor enchia o Seu coração. Na carta aos Felipenses, chamada também da carta da prisão, ele diz: “Alegrai-vos nos Senhor”! Da mesma forma que toda a água do mundo não pode apagar o fogo do Espírito, todos os problemas e tragédias do mundo não podem vencer a alegria que o Espírito traz ao coração humano.

                A PALAVRA DE DEUS ILUMINA OS OLHOS v. 8
                19.8   Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos.
                O diabo é o príncipe das trevas. O pecado gera cegueira. Por isso, sem Jesus o homem anda em trevas, não sabe para onde vai e cai no abismo eterno, onde reina trevas.            A escuridão é símbolo de ignorância, torpeza, insalubridade e morte. É na escuridão que os homens sem Deus vivem na prática imunda de seus pecados.
                Neste cenário de trevas, irrompe a luz da Palavra de Deus. Quando a Palavra chega, irrompe a luz, nossos olhos são abertos, nossa alma liberta e somos transportados do reino das trevas para o Reino da Luz. A luz traz conhecimento, pureza, vida. Deus é luz. Sua Palavra é luz!
                Quantas pessoas são escravas das drogas, da prostituição, da pornografia, do homossexualismo, do consumismo. Deus que traze-lo para sua luz, quer tira-lo das trevas e iluminar teus olhos. A palavra de Deus faz isto conosco!
                ILUSTRAÇÃO A BÍBLIA NA TRIBO - Certa feita, chegou à Ilha de Fidji um ateu estadeando sua crença evolucionista a um grupo de cristãos. Com ar de arrogância, enaltecendo sua pretensa ciência, começou a ridicularizar as Escrituras Sagradas e a menosprezar a fé sincera daqueles nativos. Imediatamente, o chefe daquela tribo dirigiu-se ao altivo ateu, dizendo: “O senhor está vendo aquele velho forno? Ali assávamos carne humana; não fosse a Bíblia e a transformação que Deus realizou em nós pela sua mensagem, hoje, o senhor seria o nosso jantar”. A Bíblia fez uma diferença tão grande naquela tribo, que o turista altivo em vez de ser o jantar, foi convidado para jantar.
                Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho. (Sl 119.105)

                A PALAVRA DE DEUS É MELHOR DO QUE RIQUEZA v.10
                19.10   São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos.
                O ouro é símbolo do que há de mais nobre. O ouro depurado é sem escória, puro, valiosíssimo. Mas, a Palavra é melhor do que muito ouro depurado. Conhecer a Palavra é melhor do que acumular riquezas. A riqueza não restaura a alma, não dá sabedoria, nem ilumina os olhos. A riqueza não produz em nós dependência de Deus nem vivifica a nossa alma.
                A riqueza, embora dê conforto, não oferece paz; embora ofereça poder, não dá descanso para a alma. A riqueza, embora afaste determinadas agruras na terra, não afasta os horrores do inferno. Mas aquele que descobre a mina da verdade das Escrituras, encontra um tesouro inesgotável. Esta é a verdadeira riqueza que o ladrão não rouba e que a ferrugem e a traça não roem. A riqueza do ouro pode lhe dar um pouco mais de conforto entre o berço e a sepultura, mas não lhe garante herança eterna e incorruptível.
                Jesus perguntou: “O que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”. A vida de um homem não consiste na abundância de bens que ele possui. Jesus chamou de louco o homem que pensou que a riqueza pudesse dar garantia à sua alma. Jesus falou do rico que vivia no luxo sem se aperceber do pobre Lázaro chagado à sua porta. Esse rico descobriu que atrás da cortina do tempo, na eternidade, sua herança era tormento e fogo inextinguível.
                ILUSTRAÇÃO MARY JONES - A admirável determinaçao de uma menina galesa em conseguir um exemplar da Bíblia inspirou a fundaçao da primeira Sociedade Bíblica. Mary Jones, que viveu no Pais de Gales (Gra-Bretanha), durante o século XVIII. Em 1792, aos 8 anos de idade, Mary Jones começou a acalentar um sonho: ter a sua própria Bíblia. Mary, que morava em uma pequena vila chamada Alan, ainda nao sabia ler - e, infelizmente, nao havia escolas nas redondezas. Além disso, naquele tempo, as Bíblias - assim como os demais livros - eram muito raras e caras. Mary Jones fez uma promessa a si mesma: um dia, ele teria a sua própria Bíblia.  Ao completar 10 anos, a menina viu surgir uma oportunidade de aprender a ler. Seu pai foi vender tecidos numa vila próxima, chamada Aber, e soube que ali seria aberta uma escola primária. Tempos depois, quando a escola começou a funcionar, Mary foi uma das primeiras crianças a se matricular. Muito motivada, ela logo se tornou uma das primeiras alunas de sua classe. Em pouco tempo, aprendeu a ler.  Enquanto isso, a menina continuava firme em seu propósito de conseguir a sua Bíblia. Agora que já sabia ler, a grande dificuldade era conseguir a quantia necessária para comprá-la. Para isso, fazia pequenos trabalhos, com os quais ganhava alguns trocados. Pegava lenha na mata para pessoas idosas e cuidava de crianças. Depois, com a intençao de ganhar um pouco mais, a menina comprou algumas galinhas e passou a vender ovos.  Passado o primeiro ano de economias, Mary abriu o cofre para conferir quanto havia guardado. Mas chegou a uma triste conclusao: havia conseguido economizar apenas uma pequena parte do que precisava para comprar a sua Bíblia. Durante o segundo ano em que estava juntando dinheiro, Mary aprendeu a costurar. Com isso, conseguiu guardar um valor maior - embora nao o suficiente, ainda para concretizar o seu sonho.  Entao, no correr do terceiro ano, Mary teve de enfrentar uma acontecimento imprevisto - seu pai, ficou doente e deixou de trabalhar. Por isso, ele teve que dar tudo o que havia economizado durante aquele ano para sua família. E, desta vez, Mary nao pode colocar nada no cofre. Mas continuou trabalhando e, no final do quarto ano, conseguiu completar a quantia de que precisava para comprar a Bíblia. Nessa época, Mary tinha 15 anos de idade. Ela já podia, entao, comprar a sua tao sonhada Bíblia. Mas onde iria encontrá-la? O pastor de sua igreja lhe informou que nao era possível comprar Bíblias em Alan, nem nas vilas vizinhas. Ela só conseguiria encontrar um exemplar na cidade de Bala, que ficava a 40 quilômetros dali. Naquela cidade, morava o Rev. Thomas Charles, que costumava ter em sua casa alguns exemplares das Escrituras Sagradas, para vendê-los as pessoas da regiao.   Com esta informaçao, Mary foi para casa e pediu a seus pais que a deixassem ir a cidade de Bala.  A longa viagem de Mary Jones foi feita a pé. Pensando em poupar seus sapatos da dura caminhada, a fim de poder usá-los na cidade, ela resolveu ir descalça. Depois de caminhar o dia todo, por fim, no inicio da noite, Mary chegou à casa do Rev. Thomas Charles. Ali, no entanto, mais uma dificuldade a esperava: o Rev. Thomas havia vendido todas as suas Bíblias. Ele ainda tinha alguns poucos exemplares, mas esses já estavam todos encomendados.   Ao receber essa noticia, Mary começou a chorar. Em seguida, mais calma, ela contou toda sua longa história ao Rev. Thomas Charles. Entao o pastor, comovido, dirigiu-se até um armário, retirou de lá uma das Bíblias vendidas e entregou-a à Mary.  Impressionado com a história daquela menina, o Rev. Thomas resolveu contar o que tinha ouvido aos diretores da Sociedade de Folhetos Religiosos, uma entidade Crista local. Profundamente tocados com a luta de Mary Jones para conseguir seu exemplar da Bíblia, os diretores daquela organizaçao chegaram à conclusao de que experiências como a dela nao deveriam mais se repetir. Decidiram, entao, fazer alguma coisa para tornar a palavra de Deus acessível a todos. E, depois de muito estudo e oraçao, resolveram organizar uma nova sociedade, com a finalidade de traduzir, imprimir e distribuir a Bíblia. Foi assim que, no dia 7 de dezembro de 1802, foi fundada a primeira sociedade Bíblica, que recebeu o nome de Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira.
                Você tem lido sua Bíblia? Gaste tempo com as escrituras. Precisamos desligar um pouco a televisão, o computador, a internet, e examinar as escrituras. Jesus em Mt 22.29 disse: “Errais não conhecendo as escrituras”.
                Um brasileiro de 18 anos de idade já viu 18.000 horas de televisão. Aos 65 anos terá assistido 9 anos de televisão. Se ele tiver ido na Escola dominical os mesmos 65 anos ele terá ido na escola bíblica 4 meses. O brasileiro gasta 20% da sua vida na televisão.
                “A Bíblia que está caindo aos pedaços geralmente pertence a alguém que não está.” (Charles H. Spurgeon)]  Tem um cantor chamado Marcos Witt, que ele canta com a palavra na mão.  É tão forte ver ele adorando a Deus com a Bíblia em suas mãos!
                Exemplo do irmão em Cuiabá que fez um financiamento para fazer panfletos de evangelismo.
                Não ponha no seu escritório, consultório revista contigo, revista de fofoca, ponha folhotes evangelisticos. Faça culto com seus funcionários.  Convide alguém para vir a igreja, dá uma Bíblia de presente para alguém. 
                "Tirem as minhas pernas, mas não tirem a minha Bíblia. Eu posso chegar no céu sem andar, mas não sem Palavra de Deus". (John Piper)
                Conhecemos um bom cristão, pelo tempo que dura a Bíblia, e pelo investimento que ele faz numa nova Bíblia. Estes dias atrás o Pr Drailton me viu em Cuiabá e disse que tinha encontrado uma Bíblia que me pertencia e estava toda grifada. Lembro de quando fazia faculdade de psicologia, na hora do intervalo eu ficava lendo a Bíblia. Um dia passou uma pessoa e perguntou se eu estava lendo as obras de Freud. Eu respondo: Estou lendo a Bíblia!
                ILUSTRAÇÃO - DIÁRIO DE UMA BÍBLIA - 20 de janeiro - Passei uma semana calma. Nas primeiras noites do Ano Novo, meu proprietário me leu diariamente, mas agora parece que me esqueceu.       16 de fevereiro - Hoje foi faxina geral de final de verão. Fui desempoeirada como outros objetos e recolocada em meu lugar. 24 de março - Fui utilizada depois do café pelo meu proprietário. Ele analisou alguns trechos e me levou ao culto.  08 de maio - Hoje foi um dia duro de trabalho. Meu proprietário dirigiu um estudo Bíblico e teve que procurar vários versículos. Raras vezes os encontrava, mesmo estando todos no velho lugar. 01 de junho - Hoje alguém colocou um trevo de quatro folhas entre minhas páginas.                 29 de junho - Fui colocada, juntamente com roupas e outros objetos, dentro de uma mala. Parece que estamos em viagem de férias. 10 de julho - Ainda estou na mala, embora quase todos os outros objetos já tenham sido retirados.  15 de julho - Estou novamente em casa, no meu velho lugar. Foi uma viagem cansativa. Não entendo porque tive que participar dessa viagem. 10 de agosto - Hoje fui utilizada por Maria. Ela escreveu para sua amiga e procurou um versículo para ela, pois seu pai faleceu. 20 de agosto - Novamente fui desempoeirada.
                Conhecer a Palavra é melhor do que ser rico! Devemos ter fome da Palavra e não de ouro. Devemos buscar conhecimento da Palavra e não afadigar a nossa alma em busca de riqueza. Ser pobre de ouro e rico da Palavra é melhor do que ser rico de ouro e pobre da Palavra. O ouro é um tesouro falso, fugaz que permanece para sempre!

                A PALAVRA DE DEUS É MELHOR DO QUE ALIMENTO v.10
                19.10   São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos.
                O mel era considerado o alimento mais completo, mais delicioso, mais terapêutico nos antigo testamento. Ele é a síntese do alimento animal e vegetal. Comer é uma necessidade física básica. Nosso corpo precisa ser alimentado. Só um corpo surrado pela doença perde o apetite. Comer é também um deleite, dá prazer. E Deus é tão criativo que além de criar uma infinidade de gêneros alimentícios, colocou sabores diferentes neles e nos deu capacidade de distingui-los.
                Mas a Palavra é mais saborosa e nutritiva do que o alimento mais excelente. Ela é mais necessária que o pão. Jesus disse: “Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus”.              Se temos fome de pão todos os dias, mais fome deveríamos ter ainda do pão do céu!
                ILUSTRAÇÃO A BÍBLIA EO TELEFONE CELULAR   Já imaginou o que aconteceria se tratássemos a nossa Bíblia do jeito que tratamos o nosso celular?   E se sempre carregássemos a nossa Bíblia no bolso ou na bolsa?   E se déssemos uma olhada nela várias vezes ao dia?   E se voltássemos para apanhá-la quando a esquecemos em casa, no escritório... ?  E se a usássemos para enviar mensagens aos nossos amigos?   E se a tratássemos como se não pudéssemos viver sem ela?   E se a déssemos de presente às crianças?   E se a usássemos quando viajamos?   E se lançássemos mão dela em caso de emergência?    Ao contrário do celular, a Bíblia não fica sem sinal. Ela 'pega' em qualquer lugar.   Não é preciso se preocupar com a falta de crédito porque Jesus já pagou a conta e os  créditos não têm fim.    E o melhor de tudo: não cai a ligação e a carga da bateria é para toda a vida.
                Deus se entristece quando usamos a Bíblia de forma utilitária. Você não leu a Bíblia o mês inteiro e hoje precisa tomar uma decisão importante, então abre a Bíblia como um se fosse um livro de sorte. Conta uma história de um jovem que abriu a Bíblia e caiu: “E Judas se enforcou”. Abriu a Bíblia de novo e caiu: “Vai tu e fazes o mesmo”.
Penso que Deus se entristece quando o procuramos somente para pedir.
                Como é triste quando o pastor, dirigente, pede para abrirmos a Bíblia e não conseguidos encontrar o texto, ou o livro. Tem sempre um engraçadinho que diz: “Pastor, não tem esse livro na minha Bíblia não”. Certa vez em um acampamento eu disse: ”Vamos abrir a Bíblia em Judite”. Muitos ficaram procurando um tempão. Não existe esse livro na Bíblia, mas alguns ali não sabiam  e pagaram um mico.
                Todas as igrejas cristãs creem nas Escrituras e aproximam-se dela como Palavra de Deus. Porém, nem todas têm o mesmo conceito das Escrituras. A Bíblia não apenas contém a Palavra de Deus, a Bíblia é a Palavra de Deus. A Bíblia não é uma dentre as regras de fé e prática, mas nossa única regra de fé e prática.

                A PALAVRA DE DEUS DESVENDA OS PECADOS OCULTOS v. 11,12
                19.11   Além disso, por eles se admoesta o teu servo; em os guardar, há grande recompensa. 19.12   Quem há que possa discernir as próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas.
                Onde a luz chega, as trevas precisam bater em retirada. As trevas não prevalecem contra a luz. É impossível ser invadido pelo poder da Palavra sem abrir as cavernas e os corredores escuros da alma. Onde a Palavra chega, as máscaras caem, a mentira é exposta e as desculpas se diluem.
                A Palavra gera convencimento de pecado. Quando lemos a Palavra, ela nos lê. Quando a esquadrinhamos, ela nos penetra como espada de dois gumes. Quando viajamos pelas suas páginas, ela vai abrindo as portas do nosso coração e nos revelando tudo aquilo que estava escondido, sedimentado no porão da nossa vida.
                Ela como pá vai jogando fora a podridão do nosso coração. Como bisturi vai cortando os tumores infectos da nossa alma. Como luz vai clareando os cantos escuros da nossa vida. Como martelo vai quebrando as pedreiras do nosso coração. A Palavra é viva. Dwight Moody dizia: “A Bíblia afastará você do pecado ou pecado afastará você da Bíblia”.
                Há muitas pessoas que cauterizaram a consciência. Estão na igreja, mas vivendo no pecado. Carregam a Bíblia e até a lêem, mas não a obedecem. Têm aparência de piedade, mas por dentro estão cheios de podridão. Têm palavras de poder, mas atos de fraqueza. Têm rótulo, mas não conteúdo. Têm nome de que vivem, mas estão mortos. Esses precisam ser feridos pela espada da Palavra para não caírem sob a condenação da Palavra.

                A PALAVRA DE DEUS REVELA O NOSSO ORGULHO v. 13
                19.13   Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine; então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão.
                A Palavra nos torna humildes. Ela nos coloca no nosso devido lugar. Só quem é confrontado pela Palavra reconhece a necessidade de ser liberto da soberba. O maior santo é aquele que tem maior convicção de pecado.
                A Palavra como raio x revela nosso orgulho, como prumo mostra a sinuosidade do nosso caráter, como luz aponta nossos erros, como martelo esmiúça nossa dureza de coração, como espada cirurgia os abscessos da nossa alma. Sim, é a Palavra que gera em nós sede de santidade e horror ao pecado. É a Palavra que gera em nós o desejo de sermos santos como Deus é santo.

                CONCLUSÃO    
                Infelizmente também existe aqueles que não valorizam a Deus, os chamados declarados ateus. O pensador Nietsche disse: “Deus morreu”. Estima-se que haja atualmente no mundo cerca de 750 milhões de pessoas que não acreditam em Deus.  Segundo o teólogo e escritor Russel Shedd, os números tendem a crescer ainda mais, sobretudo entre os países mais ricos. “Vai-se viver como se Deus não existisse. Isso não quer dizer que todo o mundo está se tornando ateu, mas há uma modernização. As pessoas têm o que desejam: emprego, família bem cuidada, plano médico etc., quer dizer, supostamente não precisam de nada, nem de Deus”.
                A vida é como uma corrida de revezamento e a Bíblia é o bastão que temos que passar para outra geração. Qual o exemplo que você vai deixar aos seus filhos? Meu clamor é para que esta igreja ame a Bíblia. Crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, homens e mulheres, todos amem suas Bíblias. Que possamos ser uma igreja Bíblica! Que todos os membros leiam a Bíblia diariamente em seus lares e no trabalho.
                A Bíblia é o livro dos livros. Inspirada por Deus, escrita pelos homens, concebida no céu, nascida na terra, odiada pelo inferno, pregada pela igreja, perseguida pelo mundo e crida pelos fiéis.  A Bíblia é o livro dos paradoxos: é o livro mais lido no mundo e ainda desconhecido por grande parcela da humanidade. É o livro mais amado e o mais odiado. É o livro mais obedecido e o mais escarnecido. É o livro mais pregado e o mais combatido. A Bíblia é o coração de Deus aberto, é o braço de Deus estendido, a vontade de Deus declarada. Na Bíblia os céus e a terra se abraçam. O infinito toca o finito, o eterno invade o temporal, o divino e o humano se encontram.
                A Bíblia é a espada do Espírito, poderosa arma de combate contra as hostes inimigas que conspiram contra nós. A Bíblia é o bisturi de Deus que cirurgia os tumores infectos do pecado e lancetam os abscessos do coração. A Bíblia é fogo que consome os entulhos armazenados no porão da mente e queima a pragana que conspurca a alma. A Bíblia é martelo que quebra as resistências e a dureza do nosso coração. A Bíblia é o livro de Deus. É o livro do céu. É o livro dos livros. É o livro que muitas vezes acorrentado trouxe libertação. É o livro que muitas vezes jogado nas fogueiras da intolerância e do preconceito, tem tirado vidas das chamas do inferno. É o livro que muitas vezes sendo alvo de ódio consumado tem ensinado o perdão. A Bíblia é o livro por excelência, é o maior de todos os livros, é o livro de Deus, do céu, a biblioteca do Espírito Santo. Ela é o grande instrumento que Deus usa para chamar as pessoas à salvação. A fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus. O evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo o que crê.